Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
16/10/2015
Nesta segunda (19), em Resende/ RJ, SAE BRASIL debate rotas para a manufatura 4.0

Encontro reunirá especialistas da indústria e da academia no Senac Resende

Discutir as melhores rotas para o avanço da manufatura 4.0 na indústria brasileira como tendência para a melhoria da produtividade. Essa é uma das propostas do Simpósio SAE BRASIL de Manufatura e Operações 2015, que reunirá lideranças da indústria e da academia no Senac, em Resende/ RJ, nesta segunda-feira (dia 19).

Caracterizada por alto grau de robotização, somado à comunicação entre máquinas assim como entre máquinas e produtos, a manufatura 4.0 é promissora para qualquer parque industrial. “Vamos fomentar discussões sobre a chamada quarta revolução. Queremos saber em qual velocidade andará e quando alcançará alto grau de automação no Brasil e no mundo”, adianta Marcelo Vidal, chairperson do simpósio.

Segundo o engenheiro, a manufatura 4.0 favorece a produtividade uma vez que possibilita o melhor aproveitamento da mão de obra. “Tira-se a mão de obra das tarefas repetitivas para dar-lhe uso nobre. Dessa forma, temos o melhor da capacidade humana para a execução de atividades complexas e não repetitivas e o melhor da automação no trabalho repetitivo”, diz Vidal.

Programação – Organizado pela Seção Rio de Janeiro da SAE BRASIL, sob a direção de Mithermayer Menabó Júnior, o simpósio contará com seis palestras, que abordarão conceitos de manufatura 4.0, status do Brasil e do mundo e o papel do governo na promoção de agendas e determinação de responsabilidades para cada player. Haverá, ainda, apresentação de cases.

Na abertura do encontro, Jefferson de Oliveira Gomes, professor doutor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e coordenador do Centro de Competências em Manufatura (CCM-ITA), ministrará a palestra “Manufatura Avançada e o Conceito de Indústria 4.0: O Futuro em 10 Anos”. Na sequência, Marcus Vinicius de Souza, secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), discutirá sobre “O Papel do Governo na Indústria do Futuro”.

Em seguida, José Rizzo Hahn Filho, diretor-presidente da Pollux Automation, abordará o tema “A Automação como Ferramenta-Chave para o Aumento da Produtividade”. Daniel Coppini, gerente estratégico da Siemens, falará sobre “Indústria 4.0 – Uma Visão se Transformando em Realidade”.

Entre os palestrantes também estará Thiago Ramos dos Santos, diretor do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas, que abordará o tema “Automóvel: A Internet das Coisas sobre Rodas”. Já Hans-Jürgen Klose, sócio da Staufen Táktica, ministrará a palestra “Onde o Lean se Encontra com a Indústria 4.0”.

O Simpósio SAE BRASIL de Manufatura e Operações 2015 tem patrocínio das empresas MAN Latin America, Nissan, Pollux Automation e PSA Pegeot Citröen. O apoio é do Senac – RJ. “Os eventos da SAE BRASIL fomentam o desenvolvimento da engenharia da mobilidade por meio do debate das grandes tendências da tecnologia de ponta”, afirma o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

PROGRAMAÇÃO


9h – Abertura com Marcelo Vidal, chairperson do Simpósio SAE BRASIL de Manufatura e Operações 2015, e Eduardo Chaves, diretor de Operações da PSA Peugeot Citroën.

09h30 – Palestra “Manufatura Avançada e o Conceito de Indústria 4.0: O Futuro em 10 Anos”, com Jefferson de Oliveira Gomes, professor doutor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e coordenador do Centro de Competências em Manufatura (CCM-ITA).

10h15 – Palestra “O Papel do Governo na Indústria do Futuro”, com Marcus Vinicius de Souza, secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

13h – Palestra “A Automação como Ferramenta-Chave para o Aumento da Produtividade”, com José Rizzo Hahn Filho, diretor-presidente da Pollux Automation.

13h50 – Palestra “Indústria 4.0 – Uma Visão se Transformando em Realidade”, com Daniel Coppini, gerente estratégico da Siemens.

15h – Palestra “Automóvel: A Internet das Coisas sobre Rodas”, com Thiago Ramos dos Santos, diretor do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas.

15h45 – Palestra “Onde o Lean se Encontra com a Indústria 4.0”, com Hans-Jürgen Klose, sócio da Staufen Táktica.

16h40 – Encerramento com Wesley Custódio, diretor de Operações da Nissan Brasil.


Simpósio SAE BRASIL de Manufatura e Operações 2015
Data: 19 de outubro de 2015, das 9h às 16h50.
Local: Senac Resende – Rua José Sarkis, 80, Jardim Jalisco, Resende/ RJ.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308