Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
09/09/2015
Equipe Blue Sky vence a Competição SAE BRASIL Demoiselle

Em São José dos Campos/ SP, a competição desafiou estudantes do ensino médio a projetarem, construírem e fazerem voar pequenas aeronaves movidas pela torção de elástico

A equipe Blue Sky, da Escola Estadual Professor Juvenal Machado de Araújo, de São José dos Campos (SP), venceu neste sábado, 5 de setembro, a Competição SAE BRASIL Demoiselle 2015, realizada no Ginásio Poliesportivo da ADC Embraer, na cidade. O aeromodelo de uma só hélice, movida pela torção de um elástico, realizou voo de 102 segundos, já consideradas as bonificações e penalidades aplicáveis.

Com o resultado, além de troféu, a equipe poderá acompanhar, na área vip, a 17ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, que será realizada entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos.

O segundo lugar da competição ficou para a ETEP Birds, da Escola Técnica Everardo Passos, de São José dos Campos. O pequeno avião da equipe realizou voo de 97 segundos. Em terceiro lugar ficou a equipe Ayr Picanço, da Escola Estadual Ayr Picanço, também da cidade, cujo projeto fez 19 segundos de voo, também já consideradas as bonificações e penalidades aplicáveis. Ambas receberam troféus.

Para disputar a competição, as equipes foram desafiadas a projetar e construir aeromodelos com uma só hélice, movida pela torção de um elástico, para voarem pelo maior tempo possível no interior do ginásio. O objetivo da competição é despertar o fascínio pela aviação e o interesse pela engenharia, especialmente a aeronáutica.

Projetos – Conforme regulamento disponível no site www.saebrasil.org.br, os aeromodelos de pequeno porte, não controlados, deveriam pesar no mínimo 7g e ter no máximo 40cm de envergadura projetada da asa (distância da ponta de uma asa à outra) e 28cm de envergadura projetada do estabilizador horizontal (superfície horizontal traseira), além de estrutura capaz de suportar a força que o elástico faz ao ser torcido por várias centenas de voltas até o lançamento, realizado à mão.

Para a construção, foi permitido o uso de materiais de baixo custo: madeira, papel, filme plástico, cola, fibra de carbono e fibra de vidro, além de linha, arame, tubo plástico e elásticos para prender os principais componentes do aeromodelo. Diante do desafio, os estudantes precisaram trabalhar em equipe para pesquisar as melhores soluções e técnicas existentes, além de realizar vários testes, inclusive de voo. Durante esta edição da competição, cada equipe teve intervalo 90 minutos para realizar, no mínimo, três voos oficiais na área delimitada.

Demoiselle – O termo Demoiselle é uma homenagem da SAE BRASIL ao segundo avião projetado e construído por Alberto Santos Dumont, menos conhecido que o 14 Bis, mas cuja concepção estrutural é considerada excepcional, vindo a influenciar, no começo do século 20, toda a então indústria da aviação, especialmente a europeia.

Demais competições – A SAE BRASIL realiza mais três competições estudantis, estas voltadas para estudantes de graduação em engenharia: a Baja SAE, que estimula o projeto e a construção de veículos off-road; a SAE AeroDesign, em que estudantes projetam e desenvolvem aeronaves em escala reduzida; e a Fórmula SAE, que estimula o projeto e a construção de carros tipo fórmula a combustão ou elétricos. As três competições seguem os padrões da SAE INTERNATIONAL e as equipes vencedoras têm conquistado brilhante espaço para o Brasil no Exterior.

“As competições estudantis da SAE BRASIL desafiam os jovens a colocar em prática o que aprenderam na sala de aula e muito mais, pelo exercício da gestão de projeto em todos os seus aspectos”, analisa Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308