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 Release
16/10/2015
Começa amanhã (17), em São José dos Campos, a Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste

Competição reunirá 30 carros off-road, que foram projetados e construídos por cerca de 500 estudantes de engenharia do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal

Universitários do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal, estão em contagem regressiva para colocar à prova 30 carros off-road. Denominados Baja SAE, os veículos são projetados e construídos dentro das instituições de ensino para a Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste 2015, que será realizada no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos/ SP, neste fim de semana (dias 17 e 18). Trata-se de etapa preparatória para a Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, competição nacional que representa importante palco para novos talentos da engenharia automotiva brasileira.

A Etapa Sudeste inscreveu 30 equipes – sendo 10 de Minas Gerais, 10 de São Paulo, sete do Rio de Janeiro, duas do Espírito Santo e uma do Distrito Federal –, que somam cerca de 500 estudantes. As equipes terão de submeter os carros a provas estáticas e dinâmicas, supervisionadas por juízes, todos engenheiros da indústria da mobilidade.

A competição começará no dia 17 com as avaliações de segurança, conforto e motor, além de prova dinâmica que exercitará a suspensão e a capacidade de tração dos veículos. Todas ocorrerão simultaneamente à prova de apresentação teórica dos projetos. No dia 18, pela manhã, os carros enfrentarão mais uma prova dinâmica, que avaliará a capacidade de aceleração e dirigibilidade dos veículos. Em seguida, haverá o enduro de resistência, com três horas de duração. Esta última é a prova mais esperada da competição, realizada em terreno acidentado e com muitos obstáculos. Toda a programação é aberta ao público.

A equipe Baja UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais, foi a vencedora da competição regional no ano passado.

Nacional – Competição de alto nível técnico, a Etapa Sudeste é o principal laboratório de testes para a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS. Constitui oportunidade para a troca de conhecimentos entre as equipes e o aperfeiçoamento dos veículos off-road, que irão disputar a competição nacional, realizada anualmente no primeiro semestre, em Piracicaba, interior de São Paulo, com cerca de 70 equipes de todas as regiões do Brasil.

Além da Etapa Sudeste, a SAE BRASIL realiza durante o ano mais duas competições regionais, que são preparatórias para a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS: a Etapa Nordeste, de 6 a 8 de novembro, no Estádio Municipal de Camaçari, na Bahia; e a Etapa Sul, de 20 a 22 de novembro, no Distrito Industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul.

Carros – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura e com até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

“Desenvolver nos futuros engenheiros as principais capacidades requeridas pelo mercado, como liderança, trabalho em equipe e gestão de projetos, é o grande objetivo dos programas estudantis da SAE BRASIL”, ressalta o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.



PROGRAMAÇÃO

Dia 17 (sábado), das 8h às 18h – Avaliações (segurança, conforto e motor), prova dinâmica (suspensão e tração) e apresentação teórica dos projetos – Todas as atividades são simultâneas.
Dia 18 (domingo), das 8h às 10h – Prova dinâmica (aceleração e dirigibilidade). Das 11h às 14h – Enduro de resistência. Das 14h30 às 15h30 – Premiação.

Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste
Data: 17 e 18 de outubro de 2015
Local: DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) – Entrada pela portaria principal (Praça Marechal Eduardo Gomes, 50, São José dos Campos/ SP) – É necessário apresentar documento oficial com foto.

INSTITUIÇÕES E EQUIPES:


Minas Gerais – 10 equipes de 10 instituições

Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) – Equipe Mini Baja Unileste (carro 27)
Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) – Equipe Corsários (carro 25)
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) – Equipe PUC Minas Baja Racing Team (carro 29)
Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – Campus Itajubá – Equipe Saci (carro 20)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Equipe Baja UFMG (carro 1)
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – Equipe Baja UFOP (carro 23)
Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) – Equipe Komiketo Baja UFSJ (carro 3)
Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Equipe UFVBaja Pererecas (carro 139)
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – Equipe Zebu Baja UFTM (carro 7)
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – Equipe Espinhaço (carro 21)



São Paulo – 10 equipes de 10 instituições

Centro Universitário da FEI – Equipe FEI Baja (carro 2)
Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) – Equipe EESC USP (carro 10)
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) – Equipe Poli Audax (carro 9)
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – Equipe ITA Omega Baja (carro 12)
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Equipe UNICAMP Baja SAE (carro 5)
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP Guaratinguetá – Equipe Piratas do Vale Bardahl (carro 4)
Universidade Federal do ABC (UFABC) – Equipe Baja UFABC (carro 17)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Equipe Genau Baja UFSCar (carro 16)
Universidade Metodistas de Piracicaba (Unimep) – Equipe Baja Unimep (carro 24)
Universidade Presbiteriana Mackenzie – Equipe Mack Gear (carro 26)



Rio de Janeiro – 7 equipes de 7 instituições

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) – Campus Maracanã – Equipe Mud Runner (carro 11)
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) – Campus Itaguaí – Equipe Trail Baja (carro 30)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – Equipe Reptiles Baja PUC-Rio (carro 18)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Equipe Quarter Mile UERJ (carro 28)
Universidade Federal Fluminense (UFF) – Equipe Tuffão Baja SAE (carro 8)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Campus Macaé – Equipe Ali Babaja (carro 22)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Campus Ilha do Fundão – Equipe Minerva Baja (carro 14)



Espírito Santo – 2 equipes de 2 instituições

Faculdades Integradas Espírito-Santenses (FAESA) – Equipe FAESA Baja (carro 19)
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Equipe Vitória Baja (carro 6)



Distrito Federal – 1 equipe de 1 instituição

Universidade de Brasília (UnB) – Equipe Piratas do Cerrado (carro 15)



Mais informações à imprensa:
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Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Luana Félix de Sousa – luana@companhiadeimprensa.com.br
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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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