Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
20/08/2015
Smarttech inaugura pista para testes de ruído de veículos leves em Holambra (SP)

Localizada no TechCenter da Smarttech, a nova pista atende a testes de ruído para automóveis, picapes e utilitários, caminhões leves e motocicletas

Holambra – A Smarttech, empresa 100% brasileira especializada em tecnologia e serviços de apoio a projetos de engenharia, inaugurou pista para testes de ruídos para veículos leves em seu TechCenter, localizado em Holambra (SP).

O conjunto, que foi avaliado e tecnicamente aprovado pela Cetesb, é composto por duas alças pavimentadas, uma para aceleração, de 90 metros de comprimento, e outra, de 60 metros, para frenagem do veículo, e se soma ao já existente no complexo tecnológico da Smarttech, de 5 mil m², com pistas de asfalto e de areia para avaliação de ruído de passagem de máquinas rodoviárias e agrícolas sobre pneus e esteira.

A nova pista faz parte do programa de expansão da empresa e é a única independente de que se tem notícia no País a oferecer esse tipo de teste em conformidade com a norma ISO 10844/2014, que especifica as características essenciais de uma superfície para ensaios de medição de ruído emitido por veículos de acordo com a norma NBR15145.

O pavimento foi tecnicamente desenvolvido para a minimização da absorção dos ruídos gerados pelo veículo. As medições são feitas por meio de sistemas de aquisição de dados de última geração que permitem a análise de ruído, além de equipamento de análise qualitativa para identificação das fontes de ruído para o diagnóstico e busca de soluções.

De acordo com José Celso Mazarin, diretor de Operações da Smarttech, a localização das pistas do complexo tecnológico de Holambra é privilegiada, e representa importante diferencial. “Estamos em um local onde o nível de ruído ambiente é menor que 35 decibéis, considerado bastante baixo, e, além disso, não há qualquer obstáculo num raio de 50 metros do centro da pista, em conformidade com as normas.

Expansão - Ricardo Nogueira, diretor geral de Operações de Serviços da Smarttech, explica que a inauguração da pista e a recente aquisição de câmara climática, que simula condições ambientais de temperatura e umidade de 70°C negativos a 180°C positivos para avaliação de resistência estrutural a cargas térmicas - o equipamento é o primeiro no Brasil em serviços independentes para projetos de engenharia com essas temperaturas - lançaram a empresa em uma nova fase de expansão.

“Somos o primeiro centro tecnológico independente da América Latina com investimentos em infraestrutura, tecnologia e capacitação para o atendimento a testes no Brasil habitualmente realizados apenas no Exterior, nos centros tecnológicos das próprias empresas desenvolvedoras dos projetos; a demanda local de produtividade existe e estamos capacitados para atendê-la no País”, assinala Nogueira.

O Tech Center – Com foco nas demandas de produtividade e qualidade do produto de fabricantes do setor automotivo, de máquinas agrícolas, óleo e gás, bens de consumo e eletroeletrônicos, o TechCenter da Smarttech ocupa área de 37 mil m², dos quais 1,7 mil m² construídos - 1,1 mil m² ocupados exclusivamente por laboratórios. O complexo abriga ainda setores administrativo, engenharia e treinamento.

Laboratórios – Destaques do TechCenter, os laboratórios simulam em computador ensaios com componentes pequenos e de grande porte, de qualquer segmento, do automotivo, militar até de bens de consumo e telecomunicações.

Os testes são feitos em Shakers Eletrodinâmicos (vibrações mecânicas) e Atuadores Hidráulicos (fadiga, durabilidade), incluem sloshtest (vibração de tanque de combustível) e atendimento a normas ISO 3471 de ROPS (Rollover Protective Structures) e a norma ISO 3449 de FOPS (Falling Object Protective Structures), além de ancoragem de bancos e cintos de segurança.

Opera também no TechCenter uma câmara acústica, que dá suporte à identificação de fonte de ruídos, testes comparativos, e solução de problemas. Os laboratórios possuem ainda equipamentos para medição de ruído, vibração, temperatura, pressão e extensometria (dispositivo que mede deformações estruturais), cujos trabalhos podem ser realizados em laboratório ou em campo.









Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones – (11) 4435-0000 e 94984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Fundada em 1997, fornece serviços e tecnologias para apoio a projetos de engenharia. Com uma visão multidisciplinar, oferece ao mercado recursos de simulação e testes de forma a cobrir as principais necessidades de projeto e validação de produtos. Tem parcerias com empresas líderes no mercado mundial em suas respectivas áreas, representadas na América do Sul. A equipe técnica tem visão não apenas da operação das tecnologias, mas da aplicação em diferentes áreas tais como energia, automotiva, máquinas agrícolas, bens de consumo, máquinas e equipamentos, entre outros. Está organizada em duas empresas, uma voltada à comercialização de software e hardware (Smarttech Tecnologia) e outra à execução de serviços de engenharia (Smarttech Serviços de Engenharia).Dispõe de um Techcenter único no Brasil paraapoiar suas atividades com laboratórios de shakers, atuadores hidráulicos, câmara acústica e pista de teste de ruído. Durabilidade, NVH, Cálculo Estrutural, Multicorpos, Injeção de Plásticos são algumas das disciplinas oferecidas pela Smarttech. O grupo possui base na cidade de Holambra, distante 135 km da capital paulista.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308