A 17ª Competição SAE BRASIL AeroDesign teve encerrado o período de inscrições com um total de 95 equipes, sendo 89 do Brasil, cinco da Venezuela e uma do México. A competição será realizada entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos, SP.
Para participar da competição, as equipes, que somam aproximadamente cerca de 1,3 mil participantes – entre estudantes, professores orientadores e pilotos –, oriundos de 71 instituições de ensino superior do Brasil e Exterior, devem projetar e construir aviões radiocontrolados segundo o regulamento da SAE BRASIL.
“Os programas estudantis da SAE BRASIL são uma experiência extracurricular que faz diferença na formação do engenheiro, pois introduzem a aplicação prática e sistêmica da tecnologia, desafiam a criatividade e a inovação, além de estimular o trabalho em equipe”, afirma o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.
Participantes – As 89 equipes brasileiras representam 16 Estados, mais o Distrito Federal. O Estado com maior número de inscrições é São Paulo, com 22 equipes, seguido de Minas Gerais, com 18, e Rio de Janeiro, sete. Rio Grande do Sul e Santa Catarina serão representados por seis equipes cada.
Paraná e Rio Grande do Norte contam com cinco equipes cada; Pernambuco, Piauí e Bahia aparecem com três equipes; Distrito Federal, Mato Grosso, Maranhão e Paraíba com duas; Amazonas, Espírito Santo e Sergipe possuem uma equipe cada.
Devido à crescente procura pela competição a cada ano, a SAE BRASIL limitou, novamente, em 95 o número de inscrições, conforme a capacidade disponível em recursos humanos e infraestrutura para conduzir a competição com eficácia operacional e segurança. Com isso, a edição de 2015 registrou fila de espera de mais de 40 equipes.
Aeronaves – A competição abrange três categorias: Classe Regular, Classe Advanced e Classe Micro. Entre as novidades do regulamento deste ano está a distância máxima de decolagem, de 70m, independentemente da categoria. Este limite será utilizado pela primeira vez na competição, representando o maior limite de toda história da SAE BRASIL AeroDesign.
Na Classe Regular, as aeronaves poderão transportar qualquer tipo de material como carga útil, exceto chumbo, e deverão respeitar uma limitação de área projetada (vista superior), cuja somatória não poderá exceder 0,9m². Serão permitidas apenas aeronaves monomotores – o motor deverá ser selecionado entre os quatro indicados no regulamento.
Na Classe Advanced, os aviões também poderão transportar qualquer tipo de material como carga útil, exceto chumbo. A única restrição de projeto é o peso vazio da aeronave, que não poderá exceder 3kg. A escolha do tipo de motor (combustão ou elétrico) e do número de motores é totalmente livre. Nesta edição, como estímulo ao uso de motores elétricos, a bateria poderá ser considerada como carga útil.
Na Classe Micro, as aeronaves deverão transportar bolas de tênis em compartimento fechado, não podendo estar presas entre si. Todos os aviões deverão carregar a mesma carga em todos os voos: 43 bolinhas. A pontuação de voo será dada de acordo com o peso vazio da aeronave e o número de voos realizados com sucesso. Para esta categoria não existem restrições de geometria ou do número de motores, todos elétricos, porém a equipe deverá ser capaz de transportar a aeronave desmontada em caixa de 0,175m³.
Provas – As avaliações serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br.
Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma da Advanced e uma da Classe Micro, que obtiverem as melhores as pontuações, ganharão o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2016, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: sete primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Advanced e um na Classe Micro. A SAE Aerodesign East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é afiliada.
Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação de Engenharia, Física e Tecnologia relacionada à mobilidade.
A competição conta com o patrocínio de renomadas empresas do segmento aeroespacial: Grupo Airbus, Boeing, Embraer, GE, Honeywell, Parker, Rolls-Royce, Saab e United Technologies. Além disso, desfruta do apoio de instituições governamentais: DCTA, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Prefeitura de São José dos Campos.
17ª Competição SAE BRASIL AeroDesign
Dia 29 – das 8h30 às 17h – solenidade de abertura, showroom dos projetos e apresentações orais das equipes no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) – Prédio de Eletrônica e Computação.
Dias 30, 31 e 1º – das 7h30 às 18h – Competição de vôo no Aeroporto do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) – aberta ao público. Entrada pela avenida Faria Lima, ao lado do MAB, em São José dos Campos/ SP. |