Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
25/11/2015
Amanhã (26), em Sete Lagoas/ MG, SAE BRASIL discutirá novas tecnologias para a retomada do setor off road

Fórum receberá os principais stakeholders do setor, entre montadoras, fabricantes e clientes, para palestras e debates

Discutir novas tecnologias e práticas para a redução de custos operacionais no setor off road. Essa é a proposta do 7º Fórum SAE BRASIL Off Road, que será realizado em Sete Lagoas, Minas Gerais, nesta quinta-feira (dia 26). Diante do atual cenário econômico, que gerou forte redução de investimentos em grandes obras, operadores de máquinas e equipamentos buscam alternativas que permitam a otimização de recursos operacionais para manter a competitividade.

No período da manhã, o fórum receberá os principais stakeholders do setor, entre montadoras, fabricantes e clientes, para palestras e debates no Centro Universitário de Sete Lagoas. O encontro ainda será acompanhado por test drive com caminhões, máquinas de construção e veículos de defesa, a partir das 14h40, na recém-inaugurada pista de testes da Iveco, em Sete Lagoas. Os engenheiros Evandro Odlevak e Everton Corte dirigem o encontro, que contemplará os segmentos de mineração, construção pesada, indústria sucroalcooleira e agricultura extensiva.

Entre as alternativas que serão abordadas em palestras e debates estão tecnologias que transportam maior carga ou possuem maior tempo de operação, com o mesmo índice de consumo energético. “Outra possibilidade de otimização dos recursos é a aplicação de melhorias na gestão de frotas a partir de planos de manutenção preditiva para redução de falhas e consequente diminuição de custos com manutenção e reposição de componentes”, explica Everton Corte.

Programação – Organizado pela Seção Minas Gerais da SAE BRASIL, sob o comando do engenheiro Ugo Delfino, o encontro será iniciado com palestra de Daniel Luiz Santos, gerente de Investimentos do Santander, que abordará o tema “Panorama Econômico e Investimentos". Em seguida, Henrique Uhl e Marcos Janasi, gerentes de Estratégia do Produto da Eaton, falarão sobre “Soluções Eaton em Powertrain para Redução do Custo Total de Operação em Aplicações Off Road”.

Entre os palestrantes também estará Daniel Martinek, engenheiro de Desenvolvimento do Produto – Sistemas de Powertrain da AVL, que fará a palestra “MAR-1 – Uma Ótima Oportunidade de Desenvolver Tecnologias Off Road no Brasil”. O debate será mediado por Darwin Viegas, diretor de PD&E da Iveco.

Na sequência, Humberto Lopes, diretor de PD&E da CNHi – Construção de Equipamentos, fará a apresentação “Custo Total de Propriedade para Operação de Máquinas”. Já Fabio Orefice, engenheiro de Aplicações da Siemens/LMS, ministrará a palestra “Equilibrando a Operacionalidade e a Eficiência de Combustível na Indústria Off Road”. O debate será mediado por Ugo Delfino.

Após as palestras, haverá o debate “A Importância do Custo Total de Operação para o Desenvolvimento do Setor Off Road – Como o Desenvolvimento Tecnológico e a Melhoria na Gestão de Frotas Podem Tornar o Setor Mais Competitivo?”, que receberá Paulo Oscar Auler Neto, superintendente de Aquisição de Equipamentos da Odebretch, e Marc Flammia, diretor de Engenharia da GE Transportation. A mediação ficará a cargo de Marco Piquini, fundador e diretor da 360 Comunicação

O 7º Fórum SAE BRASIL Off Road é patrocinado pelas empresas Eaton, Leoni, Semcon, Siemens e Tenneco. Também recebe o apoio da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais, da Iveco e da Unifemm. “Os simpósios da SAE BRASIL fomentam o desenvolvimento da engenharia da mobilidade por meio do debate das grandes tendências da tecnologia de ponta”, afirma o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.



PROGRAMAÇÃO

08h50 – Abertura
com Ugo Delfino, diretor da Seção Regional Minas Gerais da SAE BRASIL, e Everton Corte, chairperson do 7º Fórum SAE BRASIL de Off Road.

09h10 – Palestra “Panorama Econômico e Investimentos", com Daniel Luiz Silva Santos, gerente de Investimentos do Santander.

09h40 – Palestra “Soluções Eaton em Powertrain para Redução do Custo Total de Operação em Aplicações Off Road”, com Henrique Uhl e Marcos Janasi, gerentes de Estratégia de Produto da Eaton.

10h10 – Palestra “MAR-1 – Uma Ótima Oportunidade de Desenvolver Tecnologias Off Road no Brasil”, com Daniel Martinek, engenheiro de Desenvolvimento do Produto – Sistemas de Powertrain da AVL.

10h40 – Debate mediado por Darwin Viegas, diretor de PD&E da Iveco.

11h10 – Palestra “Custo Total de Propriedade para Operação de Máquinas”, com Humberto Lopes, diretor de PD&E da CNHi – Construção de Equipamentos.

11h40 – Palestra “Equilibrando a Operacionalidade e a Eficiência de Combustível na Indústria Off Road”, com Fabio Orefice, engenheiro de Aplicações da Siemens/LMS.

12h10 – Debate mediado por Ugo Delfino, diretor da Seção Regional Minas Gerais da SAE BRASIL.

12h30 – Debate “A Importância do Custo Total de Operação para o Desenvolvimento do Setor Off Road – Como o Desenvolvimento Tecnológico e a Melhoria na Gestão de Frotas Podem Tornar o Setor Mais Competitivo?”, com Paulo Oscar Auler Neto, superintendente de Aquisição de Equipamentos da Odebretch, e Marc Flammia, diretor de Engenharia da GE Transportation. Mediação de Marco Piquini, fundador e diretor da 360 Comunicação.

14h40 – Test Drive/ Demo Drive com caminhões, máquinas de construção e veículos de defesa.

17h30 – Encerramento com Evandro Odlevak, co-chairperson do 7º Fórum SAE BRASIL de Off Road, e Ugo Delfino, diretor da Seção Regional Minas Gerais da SAE BRASIL.



7º Fórum SAE BRASIL Off Road
Dia 26 de novembro de 2015
Palestras e debates – das 8h50 às 14h
– no Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM) – rua Pedra Grande, 2.268, Santo Antônio, Sete Lagoas/ MG.
Test Drive/ Demo drive – das 14h40 às 17h30 – na Iveco Latin America (pista de testes) – rodovia MG-238,km 73,5, Jd.Primavera II, Sete Lagoas, MG.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308