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CREDENCIAMENTO IMPRENSA

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 Release
23/09/2015
Nesta quinta, 24 - Congresso SAE BRASIL debate tendências e novas soluções para a Logística

Painel Logística será dia 24 de setembro, 14h, no Auditório Jaçanã 1, Pavilhão Azul do Expo Center Norte

São Paulo – Novas alternativas para a melhoria da visibilidade da informação na cadeia de abastecimento, soluções de armazenagem, avanços da tecnologia de radiofrequência (RFID) e depósitos verticalizados serão assuntos no Painel Logística do 24º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade (22 a 24 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo).

Coordenado pelo Comitê Manufatura, Qualidade e Logística do Congresso SAE BRASIL 2015, o painel Logística será realizado no dia 24 se setembro às 14h no Auditório Jaçanã 1. Seu conteúdo inclui ainda a dinâmica da cadeia de abastecimento em diversos cenários de visibilidade da informação e aplicações de etiquetas inteligentes, leitores e portais, códigos de identificação de produto e uso de sistemas automáticos de estocagem e recuperação.

Entre os convidados no painel estão André Alarcon Prado, diretor de Operações da Atlas Logística e o Dr Hans-Jürgen Klose, diretor da STAUFEN Táktica, e Rafael Silva diretor da SSI-Schaefer. Moderador: Edson Carillo, diretor da Connexxion Brasil.



24º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade
Tema - “Produtividade e Tecnologia: A nova revolução na indústria da mobilidade”
De 22 a 24 de setembro - das 8h30 às 20h30
Expo Center Norte, Pavilhão Azul – rua José Bernardo Pinto, 333, vila Guilherme, São Paulo – SP

Painel Logística
Tema – “RFID/ Depósitos Verticalizados”
Dia 24 de setembro, das 14h – Auditório Jaçanã 1

Mostra Tecnológica do 24º Congresso SAE BRASIL expõe avanços da tecnologia para produtividade

Applus Idiada – Apresenta pela 1ª vez em âmbito mundial, fora dos muros da empresa, o veículo utilitário elétrico XeV, protótipo testado e validado no campo de provas da empresa, na Espanha, que mostra as mais recentes tecnologias em veículos elétricos quanto as funcionalidades do powertrain, sistemas de controle ativo do chassi e ajustes da suspensão dianteira para adaptação ao comportamento e performance a cada aplicação, entre outras. A apresentação será estática. (Contato Arnaldo Marques)


Arkema – A fabricante de soluções customizadas para variedade de aplicações automotivas traz lançamentos em poliamidas de cadeia longa com propriedades químicas e mecânicas especiais para uso em linhas de transmissão, eixos e barras de direção, trilhos de porta, entre outros itens, aplicados na produção de peças para veículos leves e pesados e máquinas agrícolas. Entre os lançamentos, a Rilsan HT, a primeira poliftalamida flexível do mercado capaz de substituir o metal e a borracha em aplicações automotivas que demandem alta resistência térmica. O polímero contém 70% de carbono renovável e é seis vezes mais leve que o aço, reduzindo consumo e custos com matéria-prima. Também a Orgalloy®, que apresenta resistência à alta temperatura, baixa densidade e resistência à fadiga mecânica, necessária em aplicações do receptáculo do motor de carros leves e caminhões, em mangueiras de entrada turbo, intercooler, linhas de combustíveis etc. O terceiro lançamento é o Elium LTR, resina líquida termoplástica, para fabricação de compósitos avançados, que quebra de paradigma em compósitos alinhando ausência de estireno, reciclabilidade e excelente desempenho termomecânico. (Rafael Nantes/Thiago Malagrino)


Axalta – A líder global de revestimentos dedicada ao desenvolvimento, fabricação e venda de revestimentos líquidos e em pó, com aplicações para desempenho e de transporte para veículos leves e comerciais além de aplicações industriais, apresenta a tecnologia altos sólidos, com maior concentração de sólidos por litro nas tintas automotivas, que apresentam maior rendimento, com mais produtividade e redução de custos. Patrocinadora da Stock Car com a equipe Axalta Racing, exibe ainda um dos carros da competição. O engenheiro da equipe, Guilherme Ferro, fará duas sessões diárias, às 10h e às 15h, mostrando os detalhes do carro e explicando como são feitos os planejamentos e estratégias de uma equipe de Stock Car e como se avalia o carro, para a melhor performance. (Contato Angela Negreiros).


BorgWarner – Líder no segmento de tecnologia e aplicações para powertrain e drivetrain de carros de passeio, utilitários e pesados, destaca o primeiro turbocompressor para veículos leves fabricado no Brasil. O componente melhora o desempenho do motor, reduz o consumo de combustível e emissões de poluentes, e auxilia no atendimento aos requisitos do Inovar-Auto. Projetado para propulsores de 0,8 até 1,6 litros, o novo turbo flex da BorgWarner estreia no mercado na nova versão do Volkswagen Up!. A marca mostra também as correntes de transmissão que substituem as usuais correias dentadas, com vantagens de maior durabilidade, redução de atrito e ruído e aumento da eficiência energética, pela redução do contato ríspido com o restante do sistema. Além disso, apresenta gama de correntes silenciosas, projetadas para os motores leves atuais, com mais resistência ao desgaste e geometria otimizada, visando a redução do tamanho. Os projetos e os processos de fabricação avançados pelos quais passam esse componente diminuem o atrito em até 25%, resultando em maior economia de combustível, menos ruído e maior durabilidade. Todos os componentes são montados no Brasil. (Assessoria Paula Balduino/Priscila Fabi)


Bosch – A Bosch mostra as principais funcionalidades do Advanced PFI (Advanced port fuel injection) e como tecnologia que favorece a localização da produção para o atendimento ao Inovar-Auto, já que permite maior índice de nacionalização dos componentes quando comparado à injeção direta. O sistema de injeção combina quatro sistemas - dois injetores por cilindro, controle da vazão da bomba de combustível (conhecido como Decos - Demand Controlled Supply), injeção de combustível com válvula de admissão aberta (OVI) e o chamado Scavenging (lavagem do cilindro) - para a melhor performance do motor e redução de consumo em até 12%. (Assessoria Alessandra Nascimento)


Cummins – A empresa apresenta tecnologias inovadoras (Adept, Smart Power e Power Comand entre outras), para redução de CO2, que atendem normas americanas e estarão em breve no Brasil, e o motor ISF 3.8 litros, fabricado na Cummins chinesa e em fase de nacionalização para atendimento do programa Inovar-Auto. (Contato João Carlos/Tatiana Cardoso)

Eaton - A empresa global de gerenciamento de energia apresenta novas soluções em transmissões e outras tecnologias para powertrain, que contribuem para a maior produtividade do setor de transporte de cargas e passageiros, com redução de custos operacionais, aumento da segurança na operação e diminuição das emissões de poluentes. Entre essas tecnologias se destacam: a transmissão Procision de dupla embreagem e 7 velocidades, que alia conforto das caixas automáticas sem interrupção de torque, com baixo consumo de combustível, aumento da segurança e fácil condução do controle do veículo pelo motorista; a transmissão automatizada UltraShift® PLUS MHD, para veículos médio-pesado 6x2 e 8x2, configurada para condições severas de trabalho e estradas; e o SmartAdvantage® powertrain, solução integrada em powertrain Eaton e Cummins que une a experiência das duas empresas na redução de consumo de combustível e melhoria do desempenho em veículos comerciais. (Contato Rose Mary Sacco)

Embraer - Pela primeira vez a fabricante de aeronaves levará um simulador de engenharia a um evento fora das dependências da empresa. Diferente dos simuladores tradicionais para o treinamento de pilotos, o simulador de engenharia apresentado pela Embraer é utilizado na concepção e desenvolvimento do projeto de novas aeronaves, por meio de modelos virtuais. Essa possibilidade de trabalhar com o “avião virtual” tem permitido à Embraer acelerar o desenvolvimento de novos produtos, testando aeronaves antes mesmo que elas saiam do solo. (Contato José Farah)

Emicol – Líder na fabricação e venda de componentes eletroeletrônicos para a indústria de eletrodomésticos, é também parceira estratégica para as principais empresas sistemistas (autopeças) do setor automotivo, destacará tecnologias para a fabricação de componentes plásticos injetados e sobre injetados com diversos tipos de materiais, inclusive as resinas com alto teor de cerâmicos como a fibra de vidro, de difícil processabilidade por serem muito abrasivas. Serão exibidas técnicas modernas de simulação computacional, tais como a análise de fluidez no molde, conhecida como “mold flow”, que permite a construção interna do ferramental possibilitando rapidez e flexibilidade. A linha de produtos automotivos da empresa é formada por componentes para alternadores, motores de partida, corpo de borboleta, sistema de limpadores de para-brisa, bombas de combustível, entre outros. (Assessoria Nereu Leme)

GM – A montadora apresentará o OnStar, sistema de telemática avançado que oferece ao motorista serviços de Emergência, Segurança, Navegação e Conectividade, e exibirá a nova S10 High Country, apresentada como conceito na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo, e que inaugura um novo patamar de sofisticação entre as picapes de produção nacional. Destacará ainda o Programa PACE, resultado de parceria com empresas fornecedoras de softwares e hardware que utilizam suas operações globais para apoiar instituições acadêmicas escolhidas estrategicamente em todo o mundo para aprimorar o desenvolvimento profissional de futuros engenheiros já na própria universidade, com atividades diversificadas. (Assessoria Felipe Nóbrega/Beatriz Matarazzo)


Höganäs – Desenvolvedora e produtora de pós-metálicos para inúmeras aplicações, inclusive ferro puro, pós de aço de baixa liga, e misturas prontas para compactação, com infinitas aplicações em componentes para a indústria automotiva, a empresa mostrará portfolio para o atendimento a demandas de precisão, produtividade, desempenho e custo. Com centro de P&D na Suécia, a empresa trabalha na engenharia de aplicação e prototipagem, com testes de etapas de processo e novas soluções em metalurgia do pó. Um exemplo foi o desenvolvimento de engrenagens sinterizadas para caixas de mudanças, com redução de stress, peso, ruído e custos. (Contato Luiz Imparato)


Kuraray - Apresenta o Genestar (poliamida 9T), resina nova no Brasil, termo resistente, criada com tecnologia exclusiva Kuraray. Utilizada em componentes eletroeletrônicos e iluminação LED, sua aplicação na indústria automotiva vem crescendo por causa das vantagens em relação a outros polímeros, como baixa absorção de água, estabilidade dimensional superior, alta resistência química e à abrasão, excelentes propriedades mecânicas a altas temperaturas e barreira aos combustíveis. Algumas aplicações automotivas do Genestar estão o tanque intercooler, alojamento do termostato, guia da cremalheira de direção, engrenagens, tubo protetor do chicote, conector engate rápido, porca de vedação, tubo de combustível e outros. (Contato Bianca Carvalho)


MAN – Mostra os caminhões 19 420 Vtronic com transmissão automatizada de 16 velocidades, motor de 8,9 litros com turbo de geometria variável, melhor performance, eficiência operacional (TCO) e segundo eixo direcional com suspensão pneumática e controle eletrônico; e 13 Ton 6x2 Vtronic, veículo urbano de carga com exclusivo sistema de transmissão automatizada de 6 velocidades, motor de 3,8 litros com turbo alimentação de duplo estágio, plataforma de carga baixa com capacidade para 13 toneladas, suspensão traseira e eixo adicional com sistema eletrônico/ pneumático para levantamento e auxílio de tração. (Assessoria Marcos Brito)


Mercedes-Benz – Destaca chassi e furgão Sprinter 415 CDI para atividades de transporte de carga e distribuição de produtos, que graças às suas dimensões compactas, agilizam operações de carregamento e descarregamento, mesmo em locais estreitos e de difícil acesso. A oferta de furgões Sprinter abrange opções de capacidade volumétrica de carga de 7,5 m³ a 15,5 m³. Outra atração da montadora é a nova versão esportiva do SUV Mercedes-Benz GLA 45 AMG 4MATIC, que marca a chegada ao Brasil da nova geração da marca, com o potente motor de quadro cilindros de série e tração integral variável que distribui a força do motor para cada eixo conforme a necessidade do momento. (Assessoria Suzana Vieira)

National Instruments – Lançamento no Brasil da versão 2015 do software LabVIEW, que pode ser utilizado em diversos segmentos da indústria para alto desempenho no desenvolvimento e produtos com mais qualidade. A versão, a mais recente do LabVIEW, oferece mais velocidade, atalhos de desenvolvimento e ferramentas de depuração para capacitar desenvolvedores a interagir com eficácia com os sistemas. A tecnologia gera a padronização de códigos e processos de engenharia em diversos sistemas para que o usuário interaja em qualquer hardware, economizando tempo e dinheiro conforme a tecnologia avança, os requisitos evoluem e a pressão do tempo de lançamento no mercado aumenta. (Contato: Lucas Petrilli ou Karina Cypriano).

Neumayer Tekfor - Parceira global da indústria automobilística, a Tekfor mostra soluções para aplicações automotivas em sistemas de direção, de transmissão, de motores de combustão interna e elementos de fixação. Entre outros produtos, juntas para eixos de propulsão, anéis sincronizadores forjados em aço, eixos primários, carcaças de transmissão fabricadas em alumínio, coletor de exaustão, bielas para aplicações em veículos leves e comerciais, eixos comando de válvulas montados e porcas especiais e de segurança para aplicações em veículos leves e comerciais. (Contato Maria Aparecida Alves)

Opencadd – Distribuidora das principais plataformas globais para projetos de Engenharia, Ciência e Estatística, e provedora de soluções embarcadas em Model-Based Development para o mercado nacional, a empresa apresenta exemplos de aplicação dessa metodologia com protótipos de código embarcado e os respectivos modelos virtuais, com otimização da carga de trabalho da engenharia e vantagens de produtividade e qualidade. (Contato Tarcylla Souza).


SABÓ – Apresenta lançamentos os seguintes lançamentos: motores três cilindros nacionais e transmissões híbridas americanas (impulsionadas por motor a combustão interna conjugado com um motor elétrico de alto desempenho) com as suas respectivas vedações dinâmicas (retentores) e estáticas (juntas). Os produtos são mostrados em displays e aparatos mecânicos que simulam as condições de aplicação. A empresa destaca ainda nova geração de sistemas de vedação para aplicação start-stop que utiliza roda fônica de última geração; junta em alumínio e borracha que suporta movimento relativo no corpo da transmissão baseado em processos nanotecnológicos; retentor em Flúor (FPM) para vedar fluido hidráulico com alto desempenho em baixa temperatura; retentores de borracha e de PTFE com redução de 30% a 50% de carga; e pistão hidráulico conhecido como “bonded piston seal” aplicados em transmissões automáticas e de dupla embreagem, além de tratamentos superficiais de baixo atrito e equipamentos especiais de medição de torque. (Assessoria Paula Skoretzky).


SAE BRASIL – Associação expõe três veículos projetados e construídos por estudantes de engenharia, exclusivamente para disputar suas competições: veículo off-road da equipe FEI Baja, do Centro Universitário da FEI; o Fórmula Elétrico, da equipe Unicamp E-Racing, da Universidade Estadual de Campinas; e a aeronave da equipe Urubus, da Unicamp.


Schaeffler – Baseada no conceito Mobility for Tomorrow, a empresa apresenta soluções para o futuro da mobilidade com sistemas de motor, transmissão e chassi, focados em eficiência energética e inovação. Entre elas destacam-se: Desativação de Cilindros (com pivô hidráulico e sistemas de trem de válvulas variáveis para a otimização da eficiência energética de motores de combustão interna, que resulta na redução de até 10% no consumo e na emissão de CO2); Rolamento 3ª geração (rolamento de roda com integração de flanges para o disco de freio), roda e alojamento, que prolonga vida útil da peça e é de fácil aplicação no sistema ABS; e Shift Tower (aplicada a qualquer tipo de transmissão, garante mais conforto e precisão aos movimentos de engate e seleção, pois todos os seus componentes estão diretamente ligados ao eixo principal), entre outras. (Assessoria Renata Campos)


SKF – Com foco em soluções a empresa vai mostrar o SKF Engineering Consultancy Services, baseado em ensaios computacionais para verificação e avaliação de desempenho de componentes testados em protótipos, além de modelagem de sistemas, e rolamentos, entre outros itens, para encontrar falhas de projeto. (Contato Daniella Pasarelli)


SPAL – Destaca a única ventoinha com vedação completa, que trabalha em qualquer ambiente, com aplicações em ar-condicionado e sistemas de arrefecimento veicular (motores Otto e Diesel), trocadores de calor de máquinas agrícolas e de construção, entre outras. O produto, que é produzido na Itália, será demonstrado com um motor elétrico em funcionamento dentro de um aquário. (Contato Rene Medeiros)


Stratasys – Fornecedora de serviços de fabricação in-house com vasto maquinário de impressão em 3D e manufatura avançada para acelerar inovação e desenvolvimento de produtos, mostra o sistema DMLS de impressão 3D de metal e micro soldagem, que facilita o processo de manufatura rápida e prototipagem com liberdade de desenho, especialmente para itens de geometrias muito difíceis não alcançadas por processos tradicionais. Serão exibidos protótipos funcionais disponíveis para teste e peças em tamanho original que a tecnologia é capaz de produzir. (Contato Vanessa Dezordi) num mundo dinâmico de mudanças.

Volkswagen – A montadora apresenta o Golf GTE, carro-conceito híbrido plug-in emissão zero capaz de rodar grandes distâncias, que pode percorrer até 50 quilômetros em modo totalmente elétrico, com autonomia estimada é de até 939 quilômetros. Golf GTE chega a 222 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,6s. A outra atração é o novo up!TSI, com novo motor 1.0 TSI Total Flex, o mais avançado da Volkswagen no Brasil e o primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e tecnologia flexível produzido no País. Mercado brasileiro é primeiro no mundo a oferecer o up! com o novo motor 1.0 TSI Total Flex. (Assessoria Fabiano Severo)








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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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