Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
28/07/2015
SAE BRASIL debaterá motores diesel para atendimento aos recentes limites de emissões

Encontro reunirá indústria, academia e governo no Teatro Positivo, em Curitiba/ PR, nos dias 18 e 19 de agosto

Discutir o desenvolvimento de motores diesel para o atendimento dos mais recentes limites de emissões (Euro VI e US14) é uma das propostas do 12º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel, que reunirá representantes da indústria, academia e governo, nos dias 18 e 19 de agosto, em Curitiba/ PR, sob o comando do engenheiro Douglas Nakano, vice-presidente de Tecnologia da Volvo Latin America.

O quarto painel, “Tecnologias de Powertrain Diesel do Futuro”, abordará o emprego de tecnologias de combustão e componentes de motor, inclusive de pós-tratamento dos gases de exaustão, para a obtenção de motores diesel com baixas emissões e elevados níveis de potência e eficiência.

Entre os palestrantes estará Hans-Otto Herrmann, diretor de Desenvolvimento de Motores e Sistemas de Pós-tratamento da Daimler, que abordará o tema “Aplicação de Novos Conceitos em Tecnologias de Motores Face ao Euro VI”. Já Cristian Malevic, gerente da Divisão de Engenharia da MWM International, fará a apresentação “O Desenvolvimento de Motores Medium Duty Futuros, Respeitando o Conceito do Intelligent Simplicity”.

Jeferson Lima, supervisor do Laboratório de Testes de Motores e Termodinâmica da MAN, também participará do painel, com a palestra “Tecnologias para Atendimento de Emissões Futuras, Considerando as Realidades em Mercado”. Já Frederick Michael Huscher, engenheiro sênior de Projetos e Inovações da Borg Warner, falará sobre o tema “Overview da Tecnologia e TurboT e Exemplo de Integração”.

Principal plataforma de discussão de motores diesel no Brasil, o fórum organizado pela Seção Paraná e Santa Catarina da SAE BRASIL contará ao todo com cinco painéis, seguidos por debates. “Os simpósios da SAE BRASIL fomentam o desenvolvimento da engenharia da mobilidade por meio do debate das grandes tendências da tecnologia de ponta”, afirma Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

O patrocínio é da Aprove Diesel, AVL, BorgWarner, Bosch, Chevron – Texaco, Cummins, FPT, Innospec, Johnson Matthey, Mercedes-Benz, MWM, Perkins, Petronas, Umicore e Volvo. O fórum também recebe o apoio da Afeevas (Associação dos Fabricantes de Equipamentos para Controle de Emissões Veiculares da América do Sul).

PROGRAMAÇÃO

DIA 18 DE AGOSTO

09h30 – Cerimônia de abertura com Douglas Nakano, chairperson do 12º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel.

PAINEL 1 – SOCIEDADE, ECONOMIA E MERCADO
10h – Palestra “Sociedade e Complexidade”, com Pio Martins, reitor da Universidade Positivo.
10h45 – Palestra “Resumo Econômico Brasileiro e Mundial – Perspectivas para 2016”, com Fabiana D'Atri, coordenadora de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco.
Debate moderado por Daniel Korioth, presidente regional de Sistemas Diesel para a América Latina da Bosch.

PAINEL 2 – TECNOLOGIA DIESEL E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
13h30 – Palestra “Qualidade, Disponibilidade e Competitividade dos Combustíveis para Motores do Ciclo Diesel”, com Rosangela Moreira, superintendente de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
14h – Palestra “Eficiência Energética”, com Paulo Henrique Mendes, analista de Comércio Exterior do MDIC (Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).
Debate moderado por Mario Massagardi, diretor da Bosch.

PAINEL 3 – LEGISLAÇÃO, MEDIÇÃO E CONTROLE
16h – Palestra “Demandas de Legislação Euro VI”, com Jamie McFadden, engenheiro de Certificação da VCA.
16h30 – Palestra “Equipamentos e Metodologia Avançada para a Medição de Emissões”, com Carlos Carosa, gerente de Produto da AVL.
17h – Palestra “Ganhos Ambientais com Controle, Inspeção e Manutenção de Veículos Diesel”, com Gabriel Branco, sócio-diretor da EnvironMentality – Tecnologia com Conceitos Ambientais.
Debate moderado por Carlos Bonote, fundador da TechAut – Automotive Engineering.

DIA 19 DE AGOSTO

PAINEL 4 – TECNOLOGIAS DE POWERTRAIN DIESEL DO FUTURO
08h30 – Palestra “Tecnologias para Atendimento de Emissões Futuras, Considerando as Realidades em Mercado”, com Jeferson Lima, supervisor do laboratório de testes de motores e termodinâmicas da MAN.
9h – Palestra “O Desenvolvimento de Motores Medium Duty Futuros, Respeitando o Conceito do Intelligent Simplicity”, com Cristian Malevic, gerente da divisão de engenharia da MWM International.
09h30 – Palestra “Overview da Tecnologia eTurboT e Exemplo de Integração”, com Frederick Michael Huscher, engenheiro senior de Projetos e Inovações da Borg Warner.
10h – Palestra “Aplicação de Novos Conceitos em Tecnologias de Motores Face ao Euro VI”, com Hans-Otto Herrmann, diretor de Desenvolvimento de Motores e Sistemas de Pós Tratamento da Daimler.
Debate moderado por Douglas Nakano, vice-presidente de Tecnologia da Volvo Latin America.

PAINEL 5 – DESAFIOS DA INDÚSTRIA
13h – Palestra “Os Desafios da Indústria no Brasil”, com Edson Campagnolo, presidente da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná).
13h20 – Palestra “O Mercado de Ônibus”, com Luis Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
13h40 – Palestra “Mercado e Desafios de Veículos de Passeio”, com Ricardo Abreu, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Mahle.
14h – Palestra “Alavancando Soluções para os Desafios por meio de Novas Tecnologias Diesel”, com José Eduardo Luzzi, presidente e CEO da Navistar Mercosul.
Debate moderado por Pedro Kutney, editor do portal Automotive Business.

15h30 – Encerramento com Douglas Nakano, chairperson do 12º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel.


12º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel
Data: 18 e 19 de agosto de 2015
Local: Teatro Positivo – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido, Curitiba/ PR.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308