Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
07/08/2015
CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA – 13º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain

Encontro reunirá indústria e academia no Parque Tecnológico de Sorocaba, interior de São Paulo, nos dias 10 e 11

Caro (a) colega,

Se você deseja participar do 13º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain, retorne esta mensagem para sara@companhiadeimprensa.com.br com:

Nome completo:
Cargo:
Órgão de imprensa:
CPF:
RG:
Endereço com CEP:
E-mail:
Telefone com DDD:

PROGRAMAÇÃO

MOTORES

10 DE AGOSTO – PALESTRAS

08h40 – Abertura.
09h – Palestra “Highlights das Edições Anteriores”, com Henrique Pereira, consultor da HBP Consulting.
09h40 – Palestra “Tecnologias Avançadas de PFI e Outras para Economia de Combustível”, com Martin Marcelo Leder, chefe de Engenharia Avançada e Sistemas da Robert Bosch.
10h50 – Palestra “Up! TSI: Unindo Eficiência, Performance e Flexibilidade”, com Roger Tadeu Gondim Guilherme, gerente da Volkswagen do Brasil.
11h30 – Palestra “Motor eTorq EVO”, com Erlon Castro Rodrigues, analista de Produto FCA para América Latina da FIAT.
12h10 – Palestra “Development of Gasoline Engines for CO2 and Emissions Targets Beyond 2020”, com Oliver Ruetten, diretor técnico da FEV Brasil Tecnologia de Motores.
14h – Palestra “Participação Veicular no Consumo de Combustível”, com Renato Formoso Maracini, gerente de Produto da PSA Peugeot Citroen.
Debate moderado por Eduardo Tomanik, consultor técnico em P&D da Mahle Metal Leve.

14h40 – PAINEL “PERSPECTIVAS E PROPOSTAS PARA O INOVAR-AUTO 2”
Palestra “O Que Vem Depois de 2017?”, com Paulo Henrique Beserra, coordenador-geral do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).
Palestra “Tecnologias que Contribuem para a Economia de Combustível, Mas Não Estavam no Inovar-Auto”, com Henry Joseph Junior, vice-presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
Palestra “Perspectivas e Propostas para o Inovar-Auto 2”, com Ricardo Simões de Abreu, vice-presidente de Pesquisa & Desenvolvimento da Mahle.
Debate moderado por Francisco Nigro, professor doutor da Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo).

17h – Encerramento.


11 DE AGOSTO – DEBATES

8h45 – Abertura.

9h – PAINEL “NOVAS TECNOLOGIAS PARA MOTORES OTTO”
Palestra “Sensor de Etanol”, com Alexandre Rezende, diretor de Engenharia de Desenvolvimento da Continental.
Palestra “Soluções em Componentes para Desempenho Superior do Motor com Etanol”, com Marcos Clemente, gerente de Desenvolvimento Numérico e Experimental da Mahle.
Palestra “Tendências do Mercado Nacional e Internacional – Uma Visão Jornalística”, com Fred Carvalho, diretor de Assuntos Institucionais da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
Debate moderado por Henrique Pereira, consultor da HP Consulting.

11h – PAINEL “LUBRIFICANTES”
Palestra “Impactos da Diluição por Combustíveis nos Lubrificantes”, com Sergio Luiz Camacho Viscardi, gerente técnico de Combustíveis e Lubrificantes; e Roberta Miranda Teixeira, coordenadora do Centro de Tecnologia, ambos da Ipiranga Produtos de Petróleo.
Palestra “Contribuição e Desafios dos Lubrificantes”, com Felipe Abambres Lopes, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Croda Brasil.
Palestra “Low Speed Pre-Ignition”, com Rafael Licen Santos, líder de Projeto para América do Sul da AVL.
Debate moderado por Margareth Carvalho, gerente de Tecnologia para América Latina da Infineum Brasil.

14h – PAINEL “R&D INDÚSTRIA / UNIVERSIDADE”
Palestra “Centro de Excelência em Motores Etanol (FAPESP/PSA)”, com Waldyr Luiz Ribeiro Gallo, professor associado da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Palestra “Transferência de Tecnologia da Universidade para a Indústria”, com Marcelo Massarani, professor doutor da Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo).
Palestra “AVL – UPPs (Programas de Parcerias com Universidades): Aprimoramento e Desenvolvimento em Conjunto”, com Reinhard Tatchsl, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico para Simulações Avançadas da AVL.
Debate moderado por Clayton Zabeu, professor do Instituto Mauá de Tecnologia.

16h – Encerramento.


TRANSMISSÕES

10 DE AGOSTO – CURSOS

08h – Abertura

08h10 – Curso “Sistemas Inovadores para Pacote de Sincronização – Veículos leves”, com Allyson Vendrasco, engenheiro de Produto da Schaeffler Brasil.
09h10 – Curso “Sistemas de Troca de Marchas – Veículos Comerciais”, com Luiz Arthur Soares, supervisor de Engenharia do Produto da ZF do Brasil.
10h40 – Curso “Processos e Equipamentos de Solda para Componentes de Transmissões”, com Hakan Kendirci, Industry Management Automotive da TRUMPF.
11h40 – Curso “Como Desenvolver Aplicações com Polímeros PEEK”, com Frank Ferfecki, engenheiro sênior de Serviços Técnicos da Vitrex.
14h – Café Interativo com ZF do Brasil e Eaton.
15h – Curso “Análise de Falhas em Engrenagens”, com Thiago Fontoura de Andrade, engenheiro especialista da Eaton.

17h – Encerramento.

11 DE AGOSTO – PALESTRAS

08h30 – Abertura.

9h – PAINEL “CONCEITOS EM SISTEMAS DE TRANSMISSÕES: AT, CVT, TVD, DCT E ETC”
Palestra “Transmissão Manual Automatizada ZF para Veículos de Passeio – Renault e UP”, com Tiago Baldo Rizo, engenheiro sênior de Desenvolvimento de Produto da ZF do Brasil.
Palestra “DCT – Dual Clutch Transmission para Veículos Comerciais”, com Ricardo Collaço, engenheiro de Sistema de Automação da Eaton.
Palestra “Transmissão de Seis Velocidades com Dupla Embreagem Getrag e Seus Sistemas Mecatrônicos de Controle”, com Marcus Lima, engenheiro de Powertrain da Getrag.
Debate moderado por Leonardo Giglio, gerente de Desenvolvimento de Negócios da AVL.

11h30 – PAINEL “COMPONENTES DE TRANSMISSÕES: ACTUATION, DOG CLUTCH E NVH”
Palestra “A Evolução do Sistema de Amortecimento de Vibração Rotativa por Pêndulos, Não Aplicado Apenas ao DMF”, com Alex Mendes de Oliveira, gerente de Projetos – Sistemas de Embreagem da Schaeffler.
Palestra “NANOCEM – Tecnologia para Controle de Tamanho de Grão Austenítico em Aços”, com Claudia Regina Serantoni, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Gerdau Aços Especiais.
Palestra “Projeto de Polímeros com Baixo Atrito para Maximizar a Eficiência do Trem de Potência”, com Frank Ferfecki, engenheiro sênior de Serviços Técnicos da Vitrex.
Palestra “Estratégias para Automação de Transmissões – Clutch-by-Wire”, com Renato Luis França, gerente de Engenharia de Sistemas de Embreagem da Schaeffler.
Debate moderado por Edgard Assis, supervisor de Transmissão Automática da Ford.

15h10 – PAINEL “FÓRUM ABERTO DE TECNOLOGIA: INOVAÇÃO, TENDÊNCIAS, MANUFATURA E SEGURANÇA”
Palestra “Mercado Asiático – Tecnologias, Desenvolvimentos e Planejamentos Futuros para Sistemas de Transmissões Automotivas”, com Marcelo Machado, vice-presidente automotivo da Schaeffler Brasil.
Palestra “Mercado Brasileiro – Tecnologias, Estratégias e Tendências de Manufatura para Sistemas de Transmissões Automotivas”, com Gustavo Barbosa, gerente de Engenharia de Manufatura de Transmissões da GM.
Palestra “Mercado Brasileiro de Veículos Comerciais – Aplicações Típicas e Implicações na Configuração do Powertrain”, com Amaury Rossi, diretor de Desenvolvimento de Mercado – Grupo de Veículos América do Sul da Eaton.
Debate moderado por Fred Carvalho, diretor de Assuntos Institucionais da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

17h10 – Encerramento.


13º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain
Data: 10 e 11 de agosto de 2015.
Local: Parque Tecnológico de Sorocaba – avenida Itavuvu, 11.777, Distrito Industrial Zona Norte, Sorocaba/ SP.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000/ (11) 94984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308