Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
01/09/2015
Amanhã (dia 2), em Porto Alegre, SAE BRASIL debate inovações em máquinas agrícolas

Encontro reunirá indústria, academia e entidades setoriais na FIERGS

Em razão da crescente produtividade, puxada pelo uso intensivo de tecnologias, o agronegócio brasileiro segue como setor competitivo nos mercados internacionais de commodities. Discutir tendências tecnológicas que alavanquem mais a produtividade na agricultura é uma das propostas do 7º Simpósio SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas, que reunirá indústria, academia e entidades setoriais no dia 2 de setembro, a partir das 8h25, na FIERGS (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre.

Segundo Leandro Pires, chairperson do encontro, o País atingiu alto nível de competitividade mundial porque apresentou grande eficiência. “Nos últimos 25 anos, nós dobramos a nossa capacidade produtiva enquanto incrementamos as áreas plantadas em quantidade não superior a 20%. Esse dado demonstra que estamos conseguindo produzir mais sobre a mesma terra, o que não seria possível sem a atualização tecnológica do campo”, avalia o engenheiro.

Programação – Organizado pela Seção Porto Alegre da SAE BRASIL, sob o comando do engenheiro Elton Antonello, o encontro é a principal plataforma brasileira de discussão sobre tendências e novas tecnologias em máquinas agrícolas. Este ano haverá quatro palestras e três painéis de debate.

No período da manhã, o encontro apresentará perspectivas do agronegócio e a visão dos principais fabricantes de máquinas agrícolas em relação ao mercado. Na abertura, Antônio da Luz, economista-chefe da Farsul (Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul), ministrará a palestra “Fundamentos dos Mercados de Máquinas Agrícolas e Perspectivas para Médio e Longo Prazos”. Em seguida, Carlos Cogo, sócio-diretor da Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica, fará a apresentação “O Agronegócio Mundial e Brasileiro: Perfil Atual e Tendências de Longo Prazo”. A mediação será do economista Hercílio Matos.

O primeiro painel, intitulado “Perspectivas de Mercado: A Visão do Fabricante”, ainda reunirá especialistas, como Eduardo de Sousa Filho, gerente de Produto – Tratores da AGCO América do Sul, Marcelo Borges Lopes, gerente de Contas Estratégicas para América Latina da John Deere, Rafael Manfroi Miotto, diretor de Portfólio de Produtos para América Latina da CNH Industrial, e Silvio Rigoni, gerente de Vendas de Tratores da Agrale. A mediação do painel ficará a cargo de Kellen Severo, apresentadora e editora de Economia e Agronegócios do Canal Rural.

À tarde, o simpósio abordará os avanços em tecnologias para o aumento de produtividade, por meio da integração de máquinas agrícolas, assim como os desafios relacionados ao controle de emissões de motores agrícolas no Brasil. O painel “Produtividade e Tecnologia” terá abertura com a apresentação de Ricardo Inamasu, pesquisador e coordenador da Rede Agricultura de Precisão da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que falará sobre “A Influência da Automação Agrícola e da Agricultura de Precisão para o Aumento de Produtividade”.

Na sequência, o painel contará com debate entre José Paulo Molin, professor e pesquisador da ESALQ/ USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo), Marcos Arbex, diretor de Vendas e Marketing da Auteq (John Deere Company), Ricardo Inamasu, pesquisador e coordenador da Rede Agricultura de Precisão da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), André Salvador, diretor digital Farming Brasil da Bayer CropScience, e Telmo Jorge Carneiro Amado, professor titular da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). A mediação do painel será feita por Arno U. Dallmeyer, sócio-fundador da Dallcom Comunicação e Mercado.

O último painel, “Introdução do Proconve MAR-I para Máquinas Agrícolas – Tecnologias, Processos e Desafios”, será aberto com palestra de Luis Chain Faraj, diretor de Marketing e Vendas da Cummins, sobre “Impacto na Introdução do MAR-I no Mercado de Máquinas Agrícolas”. Em seguida, haverá debate com Alessandro Silva, responsável pela Segurança do Produto e Homologação para América Latina da CNH Industrial, Alexandre Pott, gerente de Gerenciamento de Programas de Novos Produtos – Tratores da John Deere, Luis Chain Faraj, diretor de Marketing e Vendas da Cummins, e Ricardo Huhtala, diretor de Manufatura da AGCO Power. A mediação ficará a cargo de Reinaldo Sarquez, responsável pela Homologação e Regulamentação de Powertrain e Veículos da MWM e presidente da Câmara Setorial de Motores e Grupos Geradores da ABIMAQ (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos).

Patrocinam o simpósio as empresas BorgWarner, Bosch, CBMM, Dana, Eaton, ESSS, Hella, Jacto, John Deere, Maxiforja, Siemens, Smarttech, Tuzzi e Virtual CAE. O apoio é da ABAL (Associação Brasileira do Alumínio), Abemec (Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos), Abimaq (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos), ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), Agroin Comunicação, AHK Mercosul, AutoData, Grupo Cultivar, Revista A Granja, Revista AgriWorld, Revista Agro DBO, Revista Máquinas & Inovações Agrícolas, Revista Rural, Simers e Sindipeças/ Abipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores/ Associação Brasileira da Indústria de Autopeças). “Os simpósios da SAE BRASIL fomentam o desenvolvimento da engenharia da mobilidade por meio do debate das grandes tendências da tecnologia de ponta”, afirma Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

PROGRAMAÇÃO

08h25 – Solenidade de abertura.

08h45 – Palestra “Fundamentos dos Mercados de Máquinas Agrícolas e Perspectivas para Médio e Longo Prazos”, com Antônio da Luz, economista-chefe da Farsul (Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul).

09h30 – Palestra “O Agronegócio Mundial e Brasileiro: Perfil Atual e Tendências de Longo Prazo”, com Carlos Cogo, sócio-diretor da Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica.

10h20 – Debate mediado pelo economista Hercílio Matos.

PAINEL “PERSPECTIVAS DE MERCADO: A VISÃO DO FABRICANTE”,
11h20 – Debate com Eduardo de Sousa Filho, gerente de Produto – Tratores da AGCO América do Sul; Marcelo Borges Lopes, gerente de Contas Estratégicas para América Latina da John Deere; Rafael Manfroi Miotto, diretor de Portfólio de Produtos para América Latina da CNH Industrial; e Silvio Rigoni, gerente de Vendas de Tratores da Agrale. Mediação de Kellen Severo, apresentadora e editora de Economia e Agronegócios do Canal Rural.

PAINEL “PRODUTIVIDADE E TECNOLOGIA”
13h45 – Palestra “A Influência da Automação Agrícola e da Agricultura de Precisão para o Aumento de Produtividade”, com Ricardo Inamasu, pesquisador e coordenador da Rede Agricultura de Precisão da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

14h20 – Debate com José Paulo Molin, professor e pesquisador da ESALQ/ USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo); Marcos Arbex, diretor de Vendas e Marketing da Auteq, da John Deere Company; Ricardo Inamasu, pesquisador e coordenador da Rede Agricultura de Precisão da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária); André Salvador, diretor digital Farming Brasil da Bayer CropScience, e Telmo Jorge Carneiro Amado, professor titular da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Mediação de Arno U. Dallmeyer, sócio-fundador da Dallcom Comunicação e Mercado.

PAINEL “INTRODUÇÃO DO PROCONVE MAR-1 PARA MÁQUINAS AGRÍCOLAS – TECNOLOGIAS, PROCESSOS E DESAFIOS”
16h – Palestra “Impacto na Introdução do MAR-I no Mercado de Máquinas Agrícolas”, com Luis Chain Faraj, diretor de Marketing e Vendas da Cummins.

16h35 – Debate com Alessandro Silva, responsável pela Segurança do Produto e Homologação para América Latina da CNH Industrial; Alexandre Pott, gerente de Gerenciamento de Programas de Novos Produtos – Tratores da John Deere; Luis Chain Faraj, diretor de Marketing e Vendas da Cummins; e Ricardo Huhtala, diretor de Manufatura da AGCO Power. Mediação de Reinaldo Sarquez, responsável pela Homologação e Regulamentação de Powertrain e Veículos da MWM e presidente da Câmara Setorial de Motores e Grupos Geradores da ABIMAQ (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos).

17h40 – Sessão de encerramento.



7º Simpósio SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas
Data: 2 de setembro, a partir das 8h25.
Local: FIERGS (Teatro do SESI) – avenida Assis Brasil, 8.787, Sarandi, Porto Alegre.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308