Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
13/08/2015
ARTIGO – Tecnologia diesel e sustentabilidade ambiental: uma agenda para o Brasil

Por Mário Massagardi

Nas últimas três décadas, o desenvolvimento dos motores e veículos foi globalmente orientado para garantir o atendimento de limites cada vez mais exigentes das legislações de emissões de poluentes. Na vanguarda, os Estados Unidos e a Europa já se beneficiam com a melhoria da qualidade do ar de suas grandes cidades. Na última década, entretanto, a necessidade de controlar e reduzir as emissões de gases de efeito estufa trouxe dois novos temas para a agenda do desenvolvimento automotivo: a eficiência energética e a necessidade de se viabilizar soluções de uso de combustíveis alternativos e renováveis. Metas de longo prazo foram recentemente anunciadas pelo G7, grupo que coordena e alinha as políticas de desenvolvimento das sete nações mais ricas, deixando claro o caminho a seguir.

Nos mercados emergentes, as políticas de redução das emissões de poluentes e de gases de efeito estufa estão sendo adotadas com algum atraso frente aos mercados de vanguarda. Dentre os emergentes, destaca-se atualmente a China, que acelera a implantação de limites arrojados para em breve se igualar aos países mais avançados.

No Brasil, para os motores do ciclo diesel, estamos alinhados com os emergentes: temos legislação de emissões de poluentes em vigor que está defasada em apenas uma etapa frente ao que se pratica atualmente nos mercados mais exigentes. Para equipamentos fora de estrada, estamos agora, pela primeira vez, emissionando os motores. Com relação a metas de consumo, não temos nada legislado ou concordado entre governo e indústria. Fica claro que, tanto em emissões como em eficiência energética, há um bom potencial para evoluir.

Deste ponto de partida devemos definir a nossa agenda para acompanhar os progressos globais. É uma questão de competitividade conjuntural o País usar a melhor tecnologia conhecida para garantir o uso eficiente dos combustíveis. Entretanto, a melhor tecnologia ainda não está disponível aqui. A indústria vai certamente precisar de três a cinco anos para planejar e realizar os investimentos necessários.

Dessa forma, o painel “Tecnologia Diesel e Sustentabilidade Ambiental”, do 12º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel, que será realizado em Curitiba, proverá informações sobre a evolução realista da disponibilidade dos combustíveis no Brasil e apresentará as tendências mundiais para a redução das emissões tóxicas e os ganhos de eficiência energética. O painel trará para discussões, portanto, os elementos fundamentais para a composição da futura agenda brasileira de emissões e eficiência energética aplicável aos motores de ciclo diesel.


Mário Massagardi é engenheiro e membro da comissão organizadora do 12º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel, que será realizado nos dias 18 e 19 de agosto, no Teatro Positivo, em Curitiba.




Mais informações à imprensa:
Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308