Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
24/08/2015
Nesta quarta-feira (26), em Belo Horizonte, SAE BRASIL discutirá estratégias de Inovação Aberta

Encontro reunirá especialistas de indústrias e institutos de pesquisa no Museu de Ciências Naturais

Discutir estratégias de Inovação Aberta para o setor automotivo, por meio de cases de empresas brasileiras, é a proposta do Simpósio SAE BRASIL de Inovação 2015, que será realizado no dia 26 de agosto, a partir das 9h, no Museu de Ciências Naturais, situado na PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), em Belo Horizonte.

Segundo Fábio Nicora, chairperson do encontro, adotar a Inovação Aberta (ou Open Innovation) tem se mostrado cada vez mais uma poderosa alternativa para atender às demandas do mercado, que exige rápidas mudanças. “Por meio do conhecimento compartilhado com fornecedores, clientes, universidades e centros de pesquisa, obtêm-se desenvolvimentos mais rápidos, com redução de investimentos e manutenção da performance”, afirma.

Bastante utilizada no Exterior, como Estados Unidos, Japão e países da Europa, a Inovação Aberta ainda é pouco difundida no Brasil. “No Exterior há plataformas de Open Innovation já bastante estruturadas porque são desenvolvidas há muito tempo. O Brasil ainda está buscando o desenvolvimento de tecnologias, mas tem o ambiente propício, em razão de programas como o Inovar-Auto, para implantar esse conceito de forma efetiva”, compara Nicora.

Programação – O simpósio da Seção Minas Gerais, que é dirigida pelo engenheiro Ugo Delfino, reunirá especialistas de indústrias e institutos de pesquisa em nove palestras com a proposta de discutir o conceito de Open Innovation e apresentar estratégias de empresas brasileiras, com foco em benefícios e riscos associados a esse conceito.

Na abertura, Antônio Otávio Fernandes, co-fundador da Invent Vision, abordará o tema "Da Spin-Off a Startup – Como Nasce e Desenvolve uma Empresa de Alta Tecnologia no Brasil". Luiz Fernando Guerra, diretor de Operações, e Alexandre Picarelli, gerente de Desenvolvimento de Negócios, ambos do FIT (Flextronics Instituto de Tecnologia), discutirão sobre “Plataforma de Inovação Aberta: Como Aumentar a Competitividade dos Clientes, Reduzindo o Time-to-Market”.

Entre os palestrantes também estará Márcia Andrade Carmo, diretora do Laboratório Aberto de Inovação do Senai BH, que falará sobre os laboratórios da instituição em Minas Gerais que favorecem a Open Innovation. Já Alexandre Yamashita, advogado da Muller Mazzonetto, abordará o tema “Propriedades Intelectuais em Ambiente de Trabalho de Inovação Aberta”.

José Eduardo Velloso, engenheiro de Tecnologia e Inovação da Robert Bosch, Antonio Rosati, gerente de Engenharia da Delphi, Marley Lemos, superintendente de Engenharia do Grupo Aethra – Vesta Engenharia, e Wanderley do Prado, gerente de Conta da Opencadd, apresentarão cases de Inovação Aberta.

No encerramento do encontro, Mariana Yazbeck, consultora da Aleph – Conexões em Conhecimento, ministrará a palestra “Afinal, O que é Essa tal de Inovação Aberta?”.

O Simpósio SAE BRASIL de Inovação 2015 é patrocinado por Aethra, Bosch, FPT, Invent Vision, Mecalbras e Opencadd. Também recebe o apoio da Acibra-MG (Associação Cultural Ítalo-Brasileira de Minas Gerais), da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais e da Comau. “Os simpósios da SAE BRASIL fomentam o desenvolvimento da engenharia da mobilidade por meio do debate das grandes tendências da tecnologia de ponta”, afirma o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

9h – Abertura com Ugo Delfino, diretor da Seção Minas Gerais da SAE BRASIL.

9h15 – Palestra "Da Spin-Off a Startup – Como Nasce e Desenvolve uma Empresa de Alta Tecnologia no Brasil", com Antônio Otávio Fernandes, co-fundador da Invent Vision.

10h – Palestra “Plataforma de Inovação Aberta: Como Aumentar a Competitividade dos Clientes, Reduzindo o Time-to-Market”, com Alexandre Picarelli, gerente de Desenvolvimento de Negócios; e Luiz Fernando Guerra, diretor sênior de Operações, ambos do FIT (Flextronics Instituto de Tecnologia).

10h55 – Palestra “Experiências com Plataformas de Open Innovation”, com José Eduardo Velloso, engenheiro de Tecnologia e Inovação da Robert Bosch.

11h40– Palestra “Laboratório Aberto de Inovação do SENAI/MG”, com Márcia Andrade Carmo, diretora do Laboratório Aberto de Inovação do SENAI BH.

12h20 – Palestra “Propriedades Intelectuais em Ambiente de Trabalho de Inovação Aberta”, com Alexandre Yamashita, advogado da Muller Mazzonetto.

14h – Case de Inovação Aberta da Delphi, com Antonio Rosati, gerente de Engenharia da Delphi.
14h45 – Palestra “Aplicação de Aços de Ultra Alta Resistência (UHSS) em Sistemas de Absorção de Energia”, com Marley Lemos, superintendente de Engenharia do Grupo Aethra – Vesta Engenharia.

15h45 – Palestra “Model Based Design para Promover a Inovação Contínua e a Otimização de Recursos”, com Wanderley do Prado, gerente de Conta da Opencadd.

16h30 – Palestra “Afinal, O que é Essa tal de Inovação Aberta?”, Mariana Yazbeck, consultora da Aleph – Conexões em Conhecimento.

17h30 – Encerramento com Fabio Nicora, chairperson do Simpósio SAE BRASIL de Inovação 2015.


Simpósio SAE BRASIL de Inovação 2015
Data: 26 de agosto de 2015, a partir das 9h.
Local: Museu de Ciências Naturais (PUC Minas) – avenida Dom José Gaspar, 290, Coração Eucarístico, Belo Horizonte/ MG.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308