Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
30/06/2014
ARTIGO - Construindo a Mobilidade Inteligente - Os veículos do futuro

Por Astor Milton Schmitt *

A mobilidade é um tema amplo e multidisciplinar, que a cada dia requer mais e mais esforços dos segmentos envolvidos a fim de encontrar soluções para os gargalos dos deslocamentos, especialmente nas grandes concentrações urbanas. Trazer eficiência para o transporte de pessoas e cargas em um cenário como o atual, em que se eleva o crescimento de populações concentradas em eixos urbanos e o surgimento de novas grandes cidades, tornou-se um desafio global.
Não por outro motivo escolhemos o tema “Construindo a mobilidade inteligente – os veículos do futuro” para o 23º Congresso SAE BRASIL, o maior evento do gênero no hemisfério Sul, que tenho a honra de presidir. No objetivo de intensificar a cada ano a contribuição do congresso para a elevação do nível da engenharia, um dos alvos principais da SAE BRASIL, trabalhamos este ano com novidades na direção estratégica de atrair um pouco mais os segmentos automotivos, modais e regiões não tradicionais da cadeia automotiva, que hoje é capilar no território nacional.
A fase atual para os grupos de trabalhadores voluntários do Congresso SAE BRASIL 2014 ainda é de estruturação desse evento gigantesco, mas já posso contar a vocês algumas novidades aprovadas. Entre elas destacaria o painel de abertura com um palestrante reconhecido globalmente, cuja apresentação deverá enriquecer o tema do congresso e esquentar os debates em todos os painéis.
Na clara intenção de conscientizar, aumentar a troca de experiências inovadoras e trazer para mais perto as soluções tecnológicas desenvolvidas fora do Brasil, e que podem nos servir de benchmark, estamos reestruturando a grade dos painéis temáticos e reformulando a apresentação de comitês. O Internacional, por exemplo, estará mais fortalecido e plural no congresso deste ano com expoentes estrangeiros em dois grandes painéis dedicados – um à tecnologia propriamente dita e o outro à gestão do negócio.
Outra boa nova, que podemos creditar ao desejo manifesto dos participantes do congresso anterior na pesquisa de opinião realizada, é o período de funcionamento da Mostra de Tecnologia, que se estenderá por mais tempo, segundo o horário de término dos painéis.
Com essas e outras eventuais mudanças em curso a expectativa é crescer e superar a marca de 12,5 mil visitantes e participantes nos três dias do evento, além de conquistar novos expositores e assim melhorar nossa massa crítica.
Gostaria de destacar aqui minha simpatia pelo apreço e importância que o Congresso SAE BRASIL atribui ao concurso de papers, que sem dúvida constitui um dos tripés desse evento, e também aos prêmios Jovem Engenheiro e estudantis, incentivos imprescindíveis para o melhor desenvolvimento da nossa Engenharia. Como engenheiro que sou, acredito que, além de auxiliar o meio acadêmico e os mais jovens na percepção da realidade atual e trazer novas respostas aos desafios tecnológicos, ações como essas sejam alavancas poderosas para a geração do ambiente propício à inovação de que tanto precisamos para seguirmos competitivos.
Acredito também que tudo o que é bom pode e deve ser melhorado. E foi nesse espírito que aceitei o desafio de presidir este congresso.

* Astor Milton Schmitt é presidente do Congresso SAE BRASIL 2014




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi - susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308