Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
07/08/2015
ARTIGO – Motores diesel, um caminho sustentável

Por Gilberto Leal

Os motores do ciclo diesel são atualmente os mais eficientes e os mais utilizados para movimentar bens e pessoas no Brasil e em boa parte do mundo. Esses motores também são usados para movimentar máquinas agrícolas, de construção civil, grupos geradores e outras centenas de usos específicos impossíveis de serem totalmente listados aqui. Podemos dizer que é a máquina térmica que move o mundo atual.

É justamente neste contexto que seu futuro precisa ser discutido e entendido para que a sociedade possa realmente aproveitar seus benefícios, sem ter de sofrer efeitos colaterais de contaminação ambiental. Não se projeta o bem futuro sem entender plenamente a atualidade e sem se certificar de que erros do passado não sejam repetidos, daí o 12º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel, que reunirá a comunidade diesel brasileira e parte da mundial para debater a pavimentação do caminho que os motores diesel deverão seguir em sua trajetória rumo à sustentabilidade ambiental.

O encontro antecipa a discussão dos problemas futuros e busca solucioná-los já na atualidade. Por meio da participação de especialistas renomados, do Brasil e do Exterior, temas como sociedade e complexidade; perspectivas econômicas do setor; tecnologia e sustentabilidade ambiental; legislação e controles; experiências de aplicações já feitas em outros países; e os desafios industriais futuros serão amplamente expostos e discutidos neste fórum. Discutir esses assuntos é hoje mais que necessário.

O Brasil passa agora por uma fase bem complicada e difícil da sua história política e econômica. Há três anos aplicou novos limites de emissões gasosas para motores diesel veiculares e até hoje ainda encontra problemas, que vão desde a falta de fiscalização até a burla ou a falsificação de elementos que deveriam atuar como redutores de emissões de poluentes. Não obstante, já se discute o que serão os limites de emissões de poluentes do futuro e quando estes deverão ser aplicados.

Não se pode traçar caminhos de desenvolvimento sem o conhecimento profundo dos problemas que enfrentaremos num futuro próximo. Para isso, o 12º Fórum Diesel terá como nobre missão iluminar a construção e a pavimentação dos caminhos que a tecnologia diesel terá de percorrer rumo à sustentabilidade ambiental e, porque não, econômica. Participe deste fórum, ajude a escrever mais esta história de sucesso no País.


Gilberto Leal – físico, consultor e membro da comissão organizadora do 12º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel, que será realizado nos dias 18 e 19 de agosto, no Teatro Positivo, em Curitiba.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308