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 Release
04/08/2015
Amanhã (5), em SP, SAE BRASIL debate os últimos avanços em testes e simulações

Encontro reunirá lideranças da indústria e da academia no Centro de Convenções Milenium

Mesmo em tempos de retração econômica, as tecnologias de testes e simulações representam investimentos vantajosos para as empresas porque viabilizam desenvolvimentos com melhor custo-benefício. Por isso, discutir os últimos avanços na área é a proposta do 13º Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações na Indústria da Mobilidade, que reunirá lideranças da indústria e da academia, no dia 5 de agosto, no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo.

Segundo Valdir Cardoso, chairperson do encontro, o uso de testes e simulações é essencial para alavancar os negócios. Ao fazer o investimento, a empresa desenvolve know-how na medida em que passa a conhecer melhor como o produto funciona e interage com o usuário. “Todo desenvolvimento de produto precisa fazer uso de ferramentas de testes e simulações para ser competitivo porque, sem estar devidamente caracterizada a performance do produto em sua aplicação final, poderão ocorrer problemas de qualidade ou até falhas que poderão gerar grandes perdas”, afirma o engenheiro.

Para Cardoso, o Brasil avança no uso dessas tecnologias. O próximo passo em simulações será a utilização da HPC (High Performance Computer), que permitirá simular cada vez mais detalhes do produto. Quanto mais próximo chegar da realidade, melhor será a capacidade de tomada de decisões. “Para a área experimental, vemos que os equipamentos têm se tornado cada vez mais acessíveis e precisos, possibilitando que empresas de pequeno e médio porte ampliem a robustez e a segurança dos seus produtos e, consequentemente, aumentem sua competividade”, diz.

Programação – Organizado pela Seção São Paulo da SAE BRASIL, o encontro contará com quatro painéis. Os três primeiros, “Dinâmica Veicular”, “Durabilidade” e “NVH”, receberão apresentações-âncoras de referências mundiais. Representantes de empresas e universidades também darão contribuições sobre novas tecnologias.

Entre os palestrantes, Thomas Gillespie, professor Ph.D da Universidade de Michigan, falará sobre fundamentos da dinâmica veicular. Neil Bishop, diretor executivo da CAEFatigue, abordará os últimos desenvolvimentos em análise de fadiga com elementos finitos, principalmente fadiga e durabilidade de grandes sistemas automotivos. Arcanjo Lenzi, professor Ph.D da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), apresentará metodologias híbridas de testes e simulações vibroacústicas para o desenvolvimento.

Business – Com perfil mais corporativo para discutir os desafios do desenvolvimento de motores para o mercado brasileiro, o último painel terá Celso Ribeiro, gerente de Engenharia da Ford, Marcos Clemente, gerente de Desenvolvimento Numérico e Experimental da Mahle, e Edson Luciano Duque, gerente de Engenharia da GM.

“Os simpósios da SAE BRASIL fomentam o desenvolvimento da engenharia da mobilidade por meio do debate das grandes tendências da tecnologia de ponta”, afirma o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL. O patrocínio é Altair, CD – Adapco, ESI, Magneti Marelli, Magmasoft, MAPData, Opencadd, Semcon, Siemens e Multicorpos.

PROGRAMAÇÃO

8h – Abertura do evento com Valdir Cardoso, chairperson do 13º Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações.

PAINEL DINÂMICA VEICULAR

8h20 – Palestra “Fundamentos da Dinâmica Veicular”, com Thomas Gillespie, professor Ph.D da Universidade de Michigan.

9h20 – Palestra “Integração Virtual e Experimental no Desenvolvimento de Produtos Automotivos”, com Vinicius Leal, coordenador de CAE da Fiat.

9h40 – Palestra “Representação Realística de Buchas Dependentes da Frequência e da Amplitude para Análises de Durabilidade, Conforto e Dinâmica Veicular”, com Keshav Sundaresh, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Altair.

10h – Palestra “Dinamômetro de Arrasto para Testes em Veículos Comerciais”, com Marcello Veissid, engenheiro de Desenvolvimento de Produto da Mercedes-Benz, e Rafael de Pádua, da Mercedes-Benz.

10h15 – Moderação de Fábio Braga, gerente de Relações Institucionais da SAE BRASIL.

PAINEL DURABILIDADE

10h50 – Palestra “Últimos Desenvolvimentos em Análise de Elementos Finitos, Baseados em Fadiga e Durabilidade de Grandes Sistemas Automotivos”, com Neil Bishop, diretor executivo da CAEFatigue.

11h50 – Palestra “Avaliação da Influência do Processo de Manufatura na Durabilidade de um Cabeçote de Cilindros em Alumínio para Motores Diesel”, com Wilsimar do Carmo Silva, especialista em Projeto de Engenharia da MWM International Motores.

12h10 – Palestra “Correlação de Análise de Elementos Finitos x Vida em Fadiga – Estudo de Caso de Roda de Aço (22.5 x 8.25) para Veículos Comerciais”, com Alexandre Motta e André Pereira, ambos engenheiros de Desenvolvimento de Produto da Maxion Wheels.

12h30 – Palestra “Simulação de Soldagem de Conjuntos, Levando em Conta os Efeitos da Estampagem e Montagem”, com Arthur Camanho, gerente regional para América do Sul da ESI.

12h45 – Moderação de Plínio Cabral Junior, diretor de Engenharia Elétrica da General Motors do Brasil.

PAINEL NVH

14h – Palestra “Metodologias Híbridas de Testes e Simulações Vibroacústicas para Desenvolvimento de Produtos”, com Arcanjo Lenzi, professor Ph.D da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

15h – Palestra “Aplicação do Método Híbrido FE-SEA na Análise Vibro-acústica de Sistemas Automotivos”, com Júlio Apolinário Cordioli, professor da UFSC.

15h20 – Palestra “Otimização Topológica de um Suporte de Eixo Intermediário, Utilizando um Modelo Simplificado de Driveline”, com Lian Kobarg Cercal Rogério Gomes, engenheiro de Powertrain, NVH e CAE da Ford.

15h40 – Palestra “Validação Numérica de Mufflers com Tubos Micro Perfurados”, com Fernando Henrique Nardelli, mestrando da UFSC.

15h55 – Moderação de André Oliveira, gerente de Serviços de Engenharia da Siemens.

PAINEL MOTORES

16h30 – Palestra “Gerenciamento da Perda Térmica Veicular em Projetos Globais Ford”, com Celso Ribeiro, gerente de Engenharia da Ford.

16h50 – Palestra “Impactos do Inovar-Auto na Tecnologia de Motores: Uma Visão Sistêmica”, com Marcos Clemente, gerente de Desenvolvimento Numérico e Experimental da Mahle.

17h10 – Palestra “As Dificuldades em Desenvolver o First-Time-Capable Design em Componentes de Powertrain no Mercado com E100 Hidratado”, com Edson Luciano Duque, gerente de Engenharia da GM.

17h40 – Debate moderado por Regis Ataides, executivo de Contas da CD-Adapco.

18h – Encerramento.


13º Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações na Indústria da Mobilidade
Data: 5 de agosto de 2015, a partir das 8h.
Local: Centro de Convenções Milenium – Rua Dr. Barcelar, 1.043, Vila Mariana, São Paulo.



Mais informações à imprensa:
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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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