Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
07/07/2015
IQA celebra 20 anos de história

Solenidade realizada em São Paulo contou com a participação da ex-ministra Dorothea Werneck, além de personalidades da indústria e do aftermarket

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva celebrou 20 anos de fundação, em solenidade realizada em São Paulo, neste dia 2 de julho. Além da economista Dorothea Werneck, ex-ministra de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a festa de aniversário contou com a presença de toda a liderança da indústria, aftermarket e associações de classe. Entre os nomes marcaram presença Luiz Moan, presidente da Anfavea, Paulo Butori, presidente do Sindipeças, e Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL. Ingo Pelikan, presidente da diretoria executiva, Antônio Carlos Bento, presidente do conselho diretor, e demais dirigentes do IQA foram os anfitriões do encontro, realizado no Centro de Convenções Milineum.

Na abertura da cerimônia, Ingo Pelikan destacou a atuação do Instituto ao longo dos últimos 20 anos. Disse que o IQA tem desempenhado de forma positiva o papel que lhe foi designado. Há duas décadas, o Instituto se dedica à elevação dos padrões de excelência na indústria automotiva, por meio da qualificação e da certificação de produtos, processos, sistemas, serviços e pessoas. “Portanto, o IQA chega aos seus 20 anos de atuação, reconhecido pelo setor e pela sociedade como órgão sustentável de qualidade na cadeia automotiva”, avaliou Pelikan.

Dorothea Werneck chamou a atenção da indústria e do governo para reação ao atual cenário econômico. “Precisamos voltar a ter orgulho dessa terra, mas um orgulho que venha com entusiasmo, o mesmo que nos moveu na época em que convivemos nas Câmaras Setoriais. Foi um momento de crise monumental, momento fenomenal de mudança desse País, com a abertura da economia. Hoje não está clara a transição que estamos passando. Talvez precisemos começar a nos preparar e entrar mais de cabeça na possibilidade de voltarmos a ter outros grandes saltos dentro do segmento”, avaliou.

Luiz Moan, presidente da Anfavea, lembrou as conquistas do setor à época da criação do IQA. “Em um momento de crise muito parecido com esse que estamos passando, Dorothea Werneck se agigantou ao trazer a cadeia automotiva de volta. Nós, cadeia automotiva e governo, fizemos um movimento inédito: Reduzimos os preços em 22%. Com isso cimentamos e alavancamos o desenvolvimento de todo o setor”, recordou o presidente da Anfavea, um dos fundadores do IQA.

Paulo Butori lembrou que a criação do IQA foi uma solicitação do governo, muito bem compreendida pela indústria automotiva na época. “É uma honra para nós estarmos ao lado da ex-ministra Dorothea Werneck, grande entusiasta da Câmara Setorial Automotiva, que fez saltar a produção de veículos no Brasil, a partir de 1992, e mostrou que é possível unir forças aparentemente antagônicas. A indústria, então, atingiu um ponto de maturação de relevância e qualidade internacional para o nosso negócio”, recordou o presidente do Sindipeças, também fundador do IQA.

Leonardo Rocha, chefe da Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade do Inmetro, forte parceiro do Instituto, destacou a atuação do IQA como braço operacional do Inmetro junto à indústria. Segundo Rocha, o Inmetro se orgulha de poder contar com a contribuição do IQA para a manutenção da credibilidade de todo esse sistema. “Especificamente, cabe ressaltar a maneira ponderada e ética com que o IQA sempre conduziu as suas atividades. Organismos como IQA contribuem para que a imagem do Inmetro seja bem sedimentada junto à sociedade”, disse.

Antônio Carlos Bento ressaltou a contribuição de Dorothea Werneck para o setor. Comentou que Dorothea Werneck deixou um legado, que é lembrado todos os dias pelo IQA com gratidão: “Ela nos ajudou a impulsionar esse segmento. Que a gente possa continuar essa trajetória, ajudar as nossas empresas a progredir e melhorar a sua qualidade, trazendo uma contribuição efetiva para o País, mas uma contribuição que possa encher todo mundo de orgulho porque, cá entre nós, estamos precisando disso”, ressaltou.

20 anos – O IQA foi inaugurado em maio de 1995 com a missão inicial de certificar produtos automotivos com base nas normas nacionais. Resultado de trabalho em conjunto entre a indústria e o governo, o Instituto começou a atuar junto ao governo na certificação obrigatória de itens de segurança e posteriormente ampliou seu leque de atividades para a certificação de produtos, serviços automotivos e sistemas de gestão, além de treinamentos, publicações técnicas e ensaios laboratoriais.

Além da diretoria executiva, o IQA mantém conselhos diretor e fiscal com o total de 32 dirigentes à frente da entidade, representantes de organizações como Anfavea, Sindipeças, Sindirepa, ABCQ, Abiplast, Abividro, AEA, Cetesb, Denatran, Fenabrave, FINEP, IPT e MCTI.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Isabelle Lima – isabelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 / 94984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308