Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
02/07/2015
IQA celebra 20 anos de qualidade

Instituto receberá personalidades da indústria e do governo em solenidade que será realizada hoje (2), no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo

Em 2015 o Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO, comemora 20 anos de história. Para celebrar a data, o Instituto realizará solenidade com a presença de personalidades da indústria e do governo neste dia 2, a partir das 19h, no Centro de Convenções Milenium (rua Dr. Bacelar, 1.043, vila Mariana), em São Paulo.

Entre os confirmados para a comemoração estão Luiz Moan, presidente da Anfavea; Paulo Butori, presidente do Sindipeças; e a ex-ministra e economista Dorothea Werneck, que contribuiu para a criação e a consolidação do IQA, além de representantes de outras entidades do setor automotivo, como Sindirepa, INMETRO, AEA, Cetesb, ABNT, IPT e SAE BRASIL.

Conquistas – Segundo o presidente do IQA, Ingo Pelikan, são muitos os motivos para celebrar. Pelikan destaca recentes conquistas como o Laboratório Químico, inaugurado em setembro último, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Interior do Estado. “Com equipamentos de última geração, o empreendimento já tem capacidade técnica para testar o Arla 32, fluídos de freios e aditivos de radiador, em conformidade com as normas, além de realizar análises para diversos tipos de amostras com a perspectiva de atingir outras indústrias”, explica o executivo.

Outra conquista ressaltada por Pelikan é a regionalização do IQA, que hoje, além da Capital paulista, está também presente nas cidades de Campinas, Piracicaba e Sorocaba, assim como nos Estados da Bahia (Lauro de Freitas), Goiás (Catalão), Minas Gerais (Belo Horizonte), Paraná (Curitiba), Pernambuco (Recife) e Rio Grande do Sul (Caxias do Sul). “Graças à atuação de representantes regionais, profissionais ligados às indústrias e universidades, que identificam oportunidades sob a coordenação do Instituto, conseguimos ampliar nossas atividades nas áreas de certificação, ensaios laboratoriais, publicações e treinamentos”, diz Pelikan.

Representante no Brasil das mais importantes entidades automotivas no mundo, como AIAG (EUA), ANFIA (Itália), Idiada (Espanha), ISVOR (Brasil), Odette (União Europeia), TÜV SUD (Alemanha), UTAC (França), VCA (Inglaterra) e VDA-QMC (Alemanha), o IQA avançou nas certificações da qualidade e na oferta de treinamentos e publicações oficiais. “Ao longo das duas décadas, o IQA desenvolveu diversas atividades voltadas ao fomento da cultura da qualidade no Brasil e estimulou a competitividade na cadeia automotiva, de montadoras e concessionárias até varejistas de autopeças, oficinas de reparação e instituições independentes ligadas ao setor”, comenta Mário Guitti, superintendente do IQA.

História – O IQA foi inaugurado em maio de 1995 com a missão inicial de certificar produtos automotivos com base nas normas nacionais. Resultado de trabalho em conjunto entre a indústria e o governo, o Instituto começou a atuar junto ao governo na certificação obrigatória de itens de segurança e posteriormente ampliou seu leque de atividades para a certificação de produtos, serviços automotivos e sistemas de gestão, além de treinamentos, publicações técnicas e ensaios laboratoriais.

Dirigido por uma diretoria executiva, o IQA mantém conselhos diretor e fiscal com o total de 32 dirigentes à frente da entidade, representantes de organizações como Anfavea, Sindipeças, Sindirepa, ABCQ, Abiplast, Abividro, AEA, Cetesb, Denatran, Fenabrave, FINEP, IPT e MCTI.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefone: (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308