Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
26/05/2015
IQA apresenta novas edições em português dos manuais AIAG

CQI 9, CQI 11 e CQI 12 abordam metodologias para avaliação de sistemas de tratamento térmico, deposição e revestimento, respectivamente

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, apresenta as novas edições em português dos manuais CQI 9: Avaliação do Sistema de Tratamento Térmico (3ª edição), CQI 11: Avaliação do Sistema de Deposição (2ª edição) e CQI 12: Avaliação do Sistema de Revestimento (2ª edição). As publicações são desenvolvidas pela AIAG (Grupo de Ação da Indústria Automotiva), traduzidas e editadas com exclusividade em língua portuguesa pelo IQA.

As publicações CQI elencam requisitos de processos para organizações e fornecedores que possuem capacidade para fornecer produtos que atendam as especificações do cliente e os documentos regulatórios aplicáveis, assim como aumentar a satisfação do cliente por meio da aplicação efetiva e da inclusão de processos para a melhoria contínua do sistema.

CQI 9 – O manual CQI 9 apresenta uma abordagem específica para a avaliação do sistema de tratamento térmico, que permite a melhoria contínua, com ênfase na prevenção de defeitos e na redução de variações e perdas na cadeia de suprimento. “Todos os requisitos são genéricos e aplicáveis a todas as organizações para a execução das operações de tratamento térmico, independentemente de tipo, dimensão física ou produto”, explica Rodrigo Lopes, coordenador de Marketing do IQA. Entre as novidades da terceira edição do manual está a revisão nos requisitos de calibração de instrumentos.

CQI 11 – O manual CQI 11 aborda procedimentos para a avaliação de sistemas de deposição, processo de alta complexidade que utiliza banhos polarizados para a cobertura da superfície a ser tratada ou pintada. Entre as novidades da segunda edição estão mudanças significativas nas seções referentes à visão geral da instalação, da responsabilidade pelo chão de fábrica e do manuseio de materiais.

CQI 12 – O manual CQI 12 especifica metodologias para avaliação de sistemas de revestimento conforme os diferentes processos disponíveis do pré-tratamento à cura como revestimento em pó, eletrostático, spray, imersão/agitação e autoforético. É indicado para indústria e oficinas de reparo automotivo. Esta segunda edição apresenta atualizações significativas nas seções referentes à visão geral da instalação, aos equipamentos de deposição de zinco/liga de zinco e aos equipamentos de deposição decorativa.

Os manuais CQI 9, CQI 11 e CQI 12 podem ser adquiridos por meio do site do IQA (www.iqa.org.br). Mais informações sobre essas e outras publicações relacionadas à qualidade no setor automotivo podem ser obtidas por meio do telefone (11) 5091-4545 e e-mail: manuais@iqa.org.br.

AIAG – Organização reconhecida globalmente, a AIAG foi fundada em 1982 por grupo de gestores visionários da Chrysler, da Ford Motor Company e da General Motors, com o objetivo de promover fórum aberto para a cooperação no desenvolvimento e a promoção de soluções que garantam a evolução da indústria automobilística, de modo a reduzir os custos e a complexidade das operações na indústria automotiva. O grupo dá ênfase à melhoria contínua de processos e práticas, envolvendo todos os parceiros da cadeia automotiva. Os procedimentos descritos foram amplamente discutidos por especialistas que vivenciam o dia a dia das atividades.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefone:(11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308