Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
08/06/2015
Amanhã (9), em São Paulo, SAE BRASIL debate novos materiais para o mercado brasileiro

Sexta edição do encontro reunirá líderes do setor automotivo no IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, em São Paulo, dia 9 de junho

Discutir os avanços tecnológicos do setor automotivo que requerem a aplicação de novos materiais e a utilização da nanotecnologia para a produção de veículos mais leves. Essa é a proposta do 6º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia, que será realizado dia 9 de junho, a partir das 8h, no IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas (avenida Prof. Almeida Prado, 532, Cidade Universitária), em São Paulo.

Organizado pela Seção São Paulo da SAE BRASIL, o encontro reunirá líderes do setor para debater novas oportunidades para o mercado local, que contemplam toda a gama de materiais disponíveis entre ferrosos, não-ferrosos e poliméricos. “O setor automotivo vive uma busca incessante por inovações, então abrir os horizontes com a adoção de novos materiais se tornou regra”, avalia Marco Colosio, chairperson do evento.

Segundo o engenheiro, também há tendência na indústria de repensar as formas de aplicação. “Os aços de alta resistência estão chegando ao Brasil e serão utilizados com maior frequência. Esse é o caminho mais rápido e fácil para produzir veículos mais leves e seguros. O alumínio conquista cada vez mais espaço, mas a aplicação requer que o projeto seja repensado como um todo. Ainda há interesse na introdução de mais materiais compósitos”, conta Colosio.

O encontro também discutirá a utilização da nanotecnologia como área multidisciplinar, que visa agregar inovação para o desenvolvimento de produtos mais eficientes. “A nanotecnologia ainda está escondida no Brasil por ser considerada uma técnica cara em termos de processos. Há muitas oportunidades, então queremos tornar esse conhecimento mais público para que o mercado comece a olhar para a nanotecnologia como opção prática, além de importante objeto de pesquisa”, afirma.

Programação – O simpósio está organizado em quatro painéis, seguidos de sessões de debate. Nos três primeiros – “Nanotecnologia no Setor da Mobilidade”, “Materiais Metálicos: A Inovação de Materiais Avançados na Cadeia Automotiva” e “Materiais Poliméricos/ Compósitos: A Inovação nas Rotas de Aplicações de Materiais Alternativos” –, a proposta é mostrar oportunidades no setor automotivo. O último painel, “Inovação e P&D: Oportunidade & Sucesso”, apresentará cases sobre trabalhos de pesquisa realizados com aproximação entre a indústria e a academia.

O 6º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia tem como patrocinadores as empresas A2 MAC1, ArcelorMittal, Benteler, CBMM, Commal, Fronius, Gestamp, MagmaSoft, Magneti Marelli, Tata Steel, TOX, Trinseo, Trumpf, TW Metals, Usiminas e Wisco. O evento também possui o apoio do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva).

“Os simpósios da SAE BRASIL fomentam o desenvolvimento da engenharia da mobilidade por meio do debate das grandes tendências da tecnologia de ponta”, afirma o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

6º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia
Data: 9 de junho de 2015, a partir das 8h.
Local: IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) – av. Prof. Almeida Prado, 532, Cidade Universitária, São Paulo.


PROGRAMAÇÃO

8h15 – Abertura com Marco Colosio, chairperson do 6º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia.

8h25 – PAINEL: NANOTECNOLOGIA NO SETOR DA MOBILIDADE

Palestra “Panorama Geral de Nano na Indústria Automotiva – API.nano”, com Leandro Antunes Berti, diretor executivo do API.nano.

Palestra “Nanotecnologia Aplicada ao Revestimento de Fixadores – Uma Perspectiva Avançada Para Conceitos de Resistência a Corrosão”, com Flavio Mandelli Araujo, da CISER – Cia. Industrial H. Carlos Schneider.

Palestra "Caracterização de Materiais Nanoprojetados para o Setor Automotivo", com Henrique Kajiama, gerente comercial da Malvern Instruments.

Palestra “Fluidos Inteligentes Nanoestruturados – Desenvolvimento da Nova Geração de Amortecedores Semi-Ativos com Maior Controle, Conforto e Segurança”, com Leila Cottet, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da ADNano – Advanced Nanosystems.

9h40 – Debate mediado por Alexandre Barros, diretor do Instituto SENAI de Inovação.


11h – PAINEL: MATERIAIS METÁLICOS: A INOVAÇÃO DE MATERIAIS AVANÇADOS NA CADEIA AUTOMOTIVA

Palestra “Soluções de Fixação AHSS com Materiais Leves”, com Vanderlei Bastos, consultor técnico de Aplicação da TOX.

Palestra “Recentes Desenvolvimentos em Aço Twip para Aplicação Automotiva”, com Sung Il Kim e Min Gyu Je, engenheiros de Desenvolvimento da Posco.

Palestra “XPF – Nova Geração de AHSS para Aplicações em Chassis/ Suspensão”, com Connor McMenamin, gerente de Contas da Tata Steel.

Palestra “Construção Leve com Aplicação de Aços Avançados” com Hardy Mohrbacher, consultor da CBMM.

12h20 – Debate mediado por Jesse Paegle, gerente de Pesquisa & Desenvolvimento para o Mercosul da Gestamp.


13h50 – PAINEL: “MATERIAIS POLIMÉRICOS/ COMPÓSITOS: A INOVAÇÃO NAS ROTAS DE APLICAÇÕES DE MATERIAIS ALTERNATIVOS”

Palestra “Avanços em Compósitos com Aplicações em Aeronaves”, com José Marlet, engenheiro de Desenvolvimento do Produto da Embraer.

Palestra “Compósito Automotivo: Uma Alternativa Viável”, com Marco Raposo, gerente de Materiais Não Metálicos da Mercedes-Benz, e Wendel Alves, professor da UFABC (Universidade Federal do ABC).

Palestra “O Uso de Compósitos Avançados na Aplicação Automotiva”, com Rodrigo Berardine, gerente de Vendas e Marketing da Toho Tenax America.

Palestra “Termoplástico Reforçado com Fibra para Aplicações Automotivas”, com Fabio Rola, diretor comercial da Magmasoft.

15h10 – Debate mediado por Mauro Paraíso, gerente de Materiais Metálicos da Mercedes-Benz.


15h30 – PAINEL: “INOVAÇÃO E P&D: OPORTUNIDADE & SUCESSO”

Palestra “Conceito P&D para o Inovar-Auto”, com Carlos Sakuramoto, gerente de Tecnologia e Inovação da General Motors.

Palestra “Consórcio de Montadoras para P&D Colaborativo”, com Amilton Sinatora, professor de Engenharia Mecânica da USP (Universidade de São Paulo).

Palestra “Competência Local de Centros de P&D Brasileiros no Cenário Global, um Caso de Sucesso”, com Fernando Galembeck, diretor do LNNano – Laboratório Nacional de Nanotecnologia.

Palestra “Tecnologia Local e Fomento Público a Disposição da Indústria Automotiva”, com Fernando Landgraf, presidente do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas.


16h50 – Encerramento com Plinio Cabral Junior, diretor da Seção São Paulo da SAE BRASIL.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308