Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
18/05/2015
Nesta quinta-feira, em Itaúna/ MG, SAE BRASIL discute impactos do Proconve na área de off-road

Encontro reunirá representantes da indústria automotiva para debater os efeitos do programa para fabricantes e usuários

Discutir os principais impactos do Proconve/MAR-I (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores para Máquinas Agrícolas e Rodoviárias) é o objetivo do 9º Simpósio SAE BRASIL de Motores, Lubrificantes e Transmissões, que receberá representantes da indústria automotiva – todos especialistas em desenvolvimento de produtos –, no dia 21 de maio, a partir das 14h, na Universidade de Itaúna (rodovia MG 431, Km 45, Itaúna/ MG).

Em atendimento à demanda e organizado pela Seção Minas Gerais da SAE BRASIL, o simpósio discutirá as novas tecnologias disponíveis nas áreas de powertrain, lubrificantes e componentes, que serão amplamente utilizadas e disponibilizadas pelos fabricantes globais, conforme o novo programa Proconve/MAR-I, que estabelece limites máximos de emissão de poluentes e ruídos por equipamentos fora de estrada.

Os produtos Proconve/MAR-I são mais específicos. “Eles apresentam maior evolução tecnológica para melhorar o consumo de combustível e manter ou melhorar as características de performance, além obviamente do compromisso com o controle de emissões e ruídos”, resume Helton Lage, chairperson do simpósio.

Segundo o engenheiro, os fabricantes deverão não só efetuar modificações na gama de motores off-road para atender as exigências do MAR-I – sobretudo na otimização da combustão e sistemas de tratamento de gases de descarga, para reduzir a emissão de particulados e NOx –, como também terão o desafio de manter alguns produtos não emissionados para atender mercados que não possuem a mesma exigência. “É um grande desafio às indústrias a fim de manter a competitividade e o atendimento a todos os mercados”, avalia Lage.

Durante o encontro, também serão discutidos os efeitos das novas tecnologias para os usuários dos equipamentos em termos de custo operacional e disponibilidade de combustíveis e lubrificantes. “Agora o consumidor final terá grande responsabilidade na escolha do diesel e de alguns tipos de lubrificantes e fluidos. Se o usuário não optar por produtos devidamente especificados e liberados para aquela aplicação, a máquina poderá não atender os limites de emissão e ainda poderá sofrer problemas de operação”, alerta.

Programação – Cinco palestras, ministradas por representantes da indústria automotiva, estão na pauta do encontro, dirigido a profissionais das áreas de powertrain e lubrificantes, de montadoras de veículos, máquinas e equipamentos agrícolas e de construção, além de fornecedores de componentes, sistemistas, universidades e centros de pesquisas.

Entre os palestrantes está Rogério Vitória, supervisor de Engenharia de Produto e Aplicações da Delphi – Sistemas Diesel, que falará sobre “Evolução de Sistemas de Injeção Mecânicos na Otimização de Performance, Consumo de Combustível e Emissões em Motores Diesel”. Outro nome é Rafael Rampazzo, diretor de Engenharia e Vendas da Tenneco – Clean Air Division, que falará sobre “Utilização de Fluidos Alternativos em Sistemas de Exaustão para Redução do Limite de Emissões”. A programação ainda inclui palestras com especialistas das empresas FPTi, Petronas Lubrificantes e CNHi.

“Os simpósios da SAE BRASIL fomentam o desenvolvimento da engenharia da mobilidade pelo debate das grandes tendências da tecnologia de ponta”, diz o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

Para William Bertagni, vice-presidente da SAE BRASIL, os simpósios SAE BRASIL apresentam temas fundamentais para o aprimoramento da engenharia da mobilidade. “Reúnem especialistas em áreas específicas de conhecimento e são fóruns ideais para o debate de ideias e para a inovação tecnológica”, afirma.

O 9º Simpósio SAE BRASIL de Motores, Lubrificantes e Transmissões é patrocinado pelas empresas Comau, Magneti Marelli, Petronas, Ramah e Umicore.

9º Simpósio SAE BRASIL de Motores, Lubrificantes e Transmissões
Data: 21 de maio, das 14h às 20h.
Local: Universidade de Itaúna (Auditório) – Rodovia MG 431, Km 45 (Trevo Itaúna/ Pará de Minas), Itaúna/ MG


PROGRAMAÇÃO

14h –
Abertura com Ugo Delfino, diretor regional da Seção Minas Gerais da SAE BRASIL.

14h30 – Palestra “Conama MAR I – Controle de Emissão de Poluentes e Ruídos por Equipamentos Fora de Estrada: Limites, Abrangência, Calendário e Novas Tecnologias de Motores e Sistemas de Exaustão”, com Gustavo Teixeira, engenheiro de Produto, responsável por Sistemas de Pós-tratamento, da FPTi.

15h30 – Palestra “Influência e Benefícios dos Lubrificantes e Fluidos Utilizados em Motores”, com Marcelo Silva, responsável pela área de Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento da Petronas Lubrificantes.

16h30 – Palestra “O Impacto Direto no Consumidor Final – Custo Operacional e Benefícios”, com Humberto Lopes, engenheiro da CNHi.

18h – Palestra “Utilização de Fluidos Alternativos em Sistemas de Exaustão para Redução do Limite de Emissões”, com Rafael Rampazzo, diretor de Engenharia e Vendas da Tenneco.

19h – Palestra “Evolução de Sistemas de Injeção Mecânicos na Otimização de Performance, Consumo de Combustível e Emissões em Motores Diesel”, com Rogério Vitória, supervisor de Engenharia de Produto e Aplicações da Delphi – Sistemas Diesel.

20h – Encerramento com Helton Lage, chairperson do 9º Simpósio SAE BRASIL de Motores, Lubrificantes e Transmissões.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308