Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
11/05/2015
Começa nesta quarta-feira (13) o Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios

Encontro reunirá especialistas da indústria e da academia no Hotel Intercity Premium Caxias, entre 13 e 15 de maio

Discutir tendências e novas tecnologias de frenagem, com foco em pesquisas que contemplam diferentes temas de interesse na área, é o objetivo do 12º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia, que reunirá especialistas da indústria e da academia entre os dias 13 e 15 de maio, no Hotel Intercity Premium Caxias (avenida Therezinha Pauletti Sanvitto, 333, Desvio Rizzo), em Caxias do Sul/ RS.

O evento contará com dois painéis de debates, um deles sobre freios regenerativos para veículos comerciais e de passeio. “Hoje a energia dissipada nos sistemas de freios convencionais dos veículos é totalmente desperdiçada. Dessa forma, os freios regenerativos representam grande oportunidade para o desenvolvimento de uma mobilidade mais sustentável”, afirma Dácio Paul, chairperson do encontro.

Segundo o engenheiro, essa tecnologia – capaz de converter a energia liberada durante as frenagens em eletricidade – auxilia na redução do consumo e no aumento da autonomia. “Queremos discutir o que está sendo desenvolvido nessa direção para veículos comerciais e de passeio. Há um trabalho constante na indústria para tornar os produtos cada vez mais confortáveis e menos agressivos ao meio ambiente”, diz.

Organizado pela Seção Caxias do Sul da SAE BRASIL, o encontro bienal também discutirá certificação de componentes de freios em painel sobre mercado de reposição. “Existem produtos disponíveis no mercado que não oferecem a mesma segurança que um produto original. É importante que esse gap não exista no que se refere ao desempenho uniforme ao longo da vida do produto. Para isso, pontos importantes são a inspeção veicular, que precisa avançar mais rapidamente, e a certificação de componentes de segurança, que será discutida no evento”, alerta Paul.

PAPERS – Além de painéis, a programação inclui a apresentação de 19 trabalhos técnicos, nacionais e internacionais, que contemplam diversas áreas de interesse, a exemplo de ABS, eletrônica em sistema de freios, materiais e matérias-primas, meio ambiente, modelagens e simulações, processos de manufatura, regulamentação e legislação, ruídos e vibrações, segurança veicular e testes e validações.

EXPOSIÇÃO TECNOLÓGICA – Vinte e nove expositores, entre empresas de manufatura e serviços de engenharia, também mostrarão lançamentos na Mostra de Engenharia. São eles: Altair Brasil, Bins, Braslux, Brex, Erlmann Drilling and Grining, ESSS, Faculdades FTEC, Formale, Fras-le/ Master, FSG, GBR, Greening/ Waldraff Technologies, Haldex, HBM, John Bruce (UK)/ MEI, Knorr-Bremse, Link Engineering Company, MAN Latin America, Menegotti Fundição e Usinagem, Powermig, SI Group Crios Resinas, Shandong Shengquan (SQ), SKF, Superior Graphite, Timken, TRY Testes e Simulações/ VirtualCAE/ CarSim, TTB, Zeon e Wolverine/ Tekno.

“Os simpósios da SAE BRASIL fomentam o desenvolvimento da engenharia da mobilidade pelo debate das grandes tendências da tecnologia de ponta”, diz o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

Para William Bertagni, vice-presidente da SAE BRASIL, os simpósios SAE BRASIL apresentam temas fundamentais para o aprimoramento da engenharia da mobilidade. “Reúnem especialistas em áreas específicas de conhecimento e são fóruns ideais para o debate de ideias e para a inovação tecnológica”, afirma.

O 12º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia é patrocinado pelas empresas CBMM, Fras-le, Haldex, MAN, Master, John Bruce (UK)/ MEI, Menegotti, Powermig e Shandong Shengquan (SQ).

12º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia
Data: 13 a 15 de maio de 2015
Local: Hotel Intercity Premium Caxias (av. Therezinha Pauletti Sanvitto, 333, Desvio Rizzo, Caxias do Sul/ RS)


PROGRAMAÇÃO:

QUARTA-FEIRA, 13 DE MAIO

17h – Abertura da Mostra de Engenharia.

19h – Solenidade de abertura.

19h30 – Painel “Certificação de Componentes e Legislação de Sistemas de Freios”, com Alfredo Lobo, diretor de Avaliação da Conformidade do Inmetro; José Albertin, chefe de Secretaria da ABNT/ CB05 – Comitê Brasileiro Automotivo; Paulo Varante; gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Frasle; e Silvia Faria Iombriller, supervisora de Desenvolvimento de Freios para Caminhões da Ford Motor Company. Mediação de Mateus de Castro Sampaio, supervisor de Engenharia de Chassis da MAN Latin America.

QUINTA-FEIRA, 14 DE MAIO

8h30 – 18h40 – Apresentação de papers.

SEXTA-FEIRA, 15 DE MAIO

8h – Apresentações de papers.

10h45 – Painel “Novas Tecnologias de Frenagem e Freios Regenerativos”, com João Herrmann, gerente de Marketing do Produto da MAN Latin America; Nelson Tadashi Kayano, diretor de Engenharia da Netz Engenharia Automotiva; Fabio Maggion, supervisor de Engenharia e Planejamento da Mitsubishi Motors do Brasil; e Eduardo Gonçalves Souza, gerente de Engenharia da Haldex. Mediação de Fred Carvalho, diretor de Assuntos Institucionais da Anfavea.

12h20 – Sessão de encerramento.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 e (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308