Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
31/03/2015
IQA destaca certificação de produtos e serviços automotivos na Automec 2015

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, participará da Automec 2015 – 12ª Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, que será realizada de 7 a 11 de abril, no Pavilhão de Exposições do Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1.209, Santana), em São Paulo. Com estande na rua K nº 150, o Instituto apresentará entre outros a certificação de serviços e produtos automotivos.

Em serviços automotivos, o destaque será nova certificação para centros de reparação de transmissões (mecânicas e automáticas), realizada de acordo com a NBR 15760, que estabelece princípios gerais de inspeção, diagnóstico, reparação e substituição de transmissão. “A certificação para centros de reparação de transmissões mecânicas e automáticas é um novo escopo de serviço para que os profissionais de reparação possam realizar serviços de reparo com qualidade certificada e, assim, oferecer maior segurança e garantia aos clientes”, afirma Sergio Fabiano, gerente de Serviços Automotivos do IQA.

Também serão apresentadas as demais certificações para os centros de reparação em diversos escopos como manutenção de motores, freios, suspensão e direção, além de tratar da certificação ambiental com o Selo Verde, para aumentar a capacidade produtiva e, principalmente, reduzir os riscos de autuações e multas pelos órgãos competentes. “Em contexto mais amplo, a avaliação ambiental também fornece bases para a formulação de políticas, planos e projetos que permitem melhor gerenciamento dos riscos ambientais das atividades da empresa”, avalia Fabiano.

Produtos – Já em produtos automotivos, um dos destaques será a certificação de dispositivos de retenção (cadeirinha de criança) que dispõem do sistema Isofix, sistema de fixação por meio de ganchos. A partir de abril de 2016, os produtos deverão ser fabricados e importados com o selo de certificação de conformidade, de acordo com a portaria do Inmetro nº 466. “Para fins de certificação, a portaria reconhece a equivalência entre a norma europeia ECE-R44 e a NBR ISO 14400, que estabelece os requisitos de segurança para projeto, construção e instalação de dispositivos de retenção para crianças em veículos rodoviários com três ou mais rodas, com o objetivo de reduzir os riscos de lesões corporais em casos de colisão do veículo”, explica Joe Tolezano, coordenador técnico do IQA.

A área de produtos também destacará componentes de motocicletas (coroa, pinhão, corrente de transmissão e escapamento), materiais de atrito para freios de automóveis (pastilhas e lonas) e terminais e barras de direção (barras de direção, barras de ligação e terminais axiais), entre diversos itens de certificação compulsória (regulamentada pelo governo através do INMETRO).

Oficina Modelo – O IQA ainda participará da Oficina Modelo da Automec, localizada na rua D 198, com palestras técnicas abertas ao público. Nos dias 7 e 9 de abril, às 14h, Joe Tolezano falará sobre o processo de certificação de produtos automotivos durante a palestra “Certificação Compulsória Inmetro: Componentes Automotivos”, além de abordar a inspeção de embarque, cuja finalidade é garantir que os produtos cumpram as normas de qualidade, especificações técnicas e requisitos contratuais e, assim, evitar transtornos. Já nos dias 8 e 10, também às 14h, Sérgio Fabiano abordará “Certificação: Caminho para a Qualidade”.

Segundo Mario Guitti, superintendente do IQA, a Automec é um dos principais eventos para o Instituto. “Trata-se de grande oportunidade para apresentarmos as possibilidades de melhoria da qualidade automotiva para um público diretamente interessado. Dessa forma, além de focar em certificação de produtos e serviços, vamos abordar ensaios laboratoriais, certificação de sistemas, oferta de manuais técnicos, e também um calendário de treinamentos para a classe automotiva, que atende as necessidades de capacitação em qualidade do setor”, afirma Guitti.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefone:(11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308