Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
30/03/2015
Leite Fermentado Yakult completa 80 anos

Produto é o carro-chefe da multinacional japonesa Yakult, fundada em 1935 e precursora do conceito de probióticos no mundo

Primeiro alimento com microrganismos probióticos do mundo – os Lactobacillus casei Shirota, exclusivos da empresa, o Leite Fermentado Yakult chega aos 80 anos. O alimento, que foi desenvolvido em 1935 pelo médico e pesquisador Minoru Shirota para ajudar a manter a saúde intestinal da população do Japão, hoje está presente em 33 países em regiões da Ásia, nas Américas e na Europa, se mantém líder no segmento e é consumido diariamente por mais de 30 milhões de pessoas.

A Yakult Honsha, matriz sediada em Tóquio, no Japão, assim como suas filiais, mantém até hoje os preceitos do fundador e a determinação de seguir contribuindo para a saúde e a felicidade de consumidores ao redor do mundo. “Temos continuado a realizar atividades de negócios como herdeiros do espírito apaixonado de nosso fundador Minoru Shirota para entregar uma boa saúde para o maior número possível de pessoas”, afirmam os executivos Sumiya Hori e Takashige Negishi, chairman (CEO) e presidente (COO), respectivamente, no Company Profile 2015.

A filosofia do médico e pesquisador Minoru Shirota sempre incluiu conceitos de medicina preventiva, com a certeza de que ‘um intestino saudável leva a uma vida longa’. “Com a descoberta dos Lactobacillus casei Shirota, o fundador da Yakult percebeu que era possível manter as crianças com saúde por meio de um intestino saudável, diminuindo os riscos de aparecimento de doenças. Outra premissa do médico, que a Yakult segue até hoje, é a que o Leite Fermentado esteja disponível a um preço que qualquer pessoa possa pagar”, reforça o presidente da Yakult do Brasil, Eishin Shimada.

Com o sucesso alcançado pelo alimento probiótico no Japão, graças à melhora das funções intestinais de crianças e adultos, o fundador resolveu expandir os negócios e começou a inaugurar filiais em outros países. A unidade brasileira da Yakult foi a primeira a ser implantada fora da Ásia, em 1968 – a segunda no mundo, atrás de Taiwan. A unidade brasileira é a sétima mais importante da Yakult em volume de negócios e produz diariamente média de 2,1 milhões de frascos de Leite Fermentado Yakult. O Leite Fermentado Yakult foi o primeiro da categoria no Brasil a ser reconhecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) como ‘alimento com alegações de propriedades funcionais’, em 2001.

As pesquisas para avaliar a ação dos probióticos da Yakult no organismo humano começaram em 1955, com a criação do Yakult Central Institute for Microbiology Research – atualmente Research Institute (Instituto de Pesquisas Yakult) –, e foram intensificadas a partir da década de 1980, quando a empresa passou a desenvolver estudos relacionados à imunidade e ao intestino. “Essas pesquisas conseguiram demonstrar que o intestino é responsável por 70% da imunidade do organismo, o que significa que um intestino saudável permite prevenir doenças”, acrescenta o executivo Eishin Shimada.

Ação comprovada

O diferencial do Leite Fermentado Yakult em relação aos demais produtos do gênero no mercado é a alta resistência dos Lactobacillus casei Shirota na passagem pelas barreiras naturais do organismo – os sucos digestivos. Por isso, os Lactobacillus casei Shirota conseguem chegar vivos em maior quantidade ao intestino, promovendo uma atividade intestinal mais saudável e estimulando o aumento da imunidade.

Quando uma pessoa toma leite fermentado com Lactobacillus casei Shirota, os microrganismos benéficos conseguem chegar vivos e em grande quantidade ao intestino e produzem vários metabólitos, entre os quais o ácido lático, responsável por melhorar o ambiente intestinal, facilitar a digestão dos alimentos e ajudar na absorção dos nutrientes, além de contribuir para a diminuição das bactérias nocivas à saúde. Desta forma, os probióticos Lactobacillus casei Shirota ajudam, também, a prevenir infecções.

O termo ‘probiótico’, de origem grega, significa ‘para a vida’ e tem sido empregado das mais diversas maneiras ao longo dos últimos anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS), juntamente com a Food and Agriculture Organization (FAO), definiu em 2011 que probióticos são ‘microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde do hospedeiro’.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Adenilde Bringel – adbringel@companhiadeimprensa.com.br
Telefone 11 – 4432-4000
Maria do Socorro Diogo –– msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Telefones – 11 4435-0000 – 94984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A Yakult é a precursora no segmento de alimentos com probióticos no mundo, com o Leite Fermentado comLactobacillus casei Shirota, lançado em 1935 no Japão e em 1968 no Brasil. A empresa possui um Complexo Fabril na cidade de Lorena, no Vale do Paraíba, onde mantém a produção de todo o portfólio disponível no Brasil.

Em Lorena, a Yakult produz o Leite Fermentado Yakult, o Yakult 40 e o Yakult 40 light, a sobremesa láctea fermentada Sofyl – os quatro com o exclusivo Lactobacillus casei Shirota –, o Suco de Maçã, o alimento com extrato de soja Tonyu, a bebida láctea combinada com suco de frutas Yodel e os alimentos adicionados com nutrientes essenciais direcionados ao público feminino e masculino Hiline F e Taffman-EX, respectivamente.

A empresa foi fundada no Japão em 1935 pelo médico e pesquisador Minoru Shirota que, após anos de pesquisas, conseguiu isolar uma cepa do intestino humano classificada posteriormente como Lactobacillus casei Shirota. A cepa deu origem a um leite fermentado contendo microrganismos probióticos capazes de regularizar a microbiota intestinal e que é, até hoje, o carro-chefe da empresa.

A matriz japonesa da Yakult completa 82 anos em 2017. Desde o início de suas atividades, em 1935, quando o médico Minoru Shirota criou o Leite Fermentado com o exclusivo Lactobacillus casei Shirota, a empresa sempre teve grande preocupação em desenvolver alimentos que pudessem beneficiar a saúde das pessoas. Por isso, mantém o Instituto Central Yakult, em Tóquio, no Japão, que realiza inúmeros estudos relacionados ao intestino humano.

A Yakult está presente em 37 países e regiões, além do Japão (incluindo escritórios de representação), e possui 35 mil comerciantes autônomas no Japão (conhecidas como Yakult Ladies) e 45 mil em 12 outros países. No mundo, mais de 37 milhões de pessoas consomem Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota diariamente. A fábrica brasileira, localizada em Lorena, produz média de 2 milhões de frascos de Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota por dia e é uma das mais modernas da companhia no mundo.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308