Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
17/03/2015
ARTIGO – Inovações e a cultura da qualidade

Por Ingo Pelikan

Apesar de 2015 ainda mostrar sinais de incertezas, o desenvolvimento de produtos e processos segue em ritmo acelerado na indústria automobilística, cenário em parte motivado pela concorrência acirrada entre as marcas que buscam satisfazer as expectativas do consumidor, hoje muito mais informado e, por consequência, exigente.
E para garantir a competitividade, os carros precisam apresentar crescentes inovações, somadas a um quesito, cuja exigência tem crescido fortemente no mercado: a qualidade.

E neste assunto, desafios não faltam. A começar pelo desenvolvimento do produto com inovação, qualidade e velocidade compatíveis. É importante tomar certos cuidados, porque a velocidade do desenvolvimento está cada vez maior embora existam algumas limitações no processo que não podem ser infringidas. Caso contrário, a qualidade é comprometida.

Outro desafio está no processo de fabricação. Hoje a indústria automobilística procura inovação em máquinas e equipamentos, nos meios de fabricação, para que a qualidade do produto saia automaticamente do processo, sem exigir tantos controles ou checagens. O produto precisa nascer de forma madura, no tempo certo, e ser fabricado no local adequado porque o próprio processo gera a qualidade.

Igualmente difícil é ter mão de obra qualificada e capacitada em todos os processos, de modo que haja toda uma cultura para a qualidade, da formação básica a técnica e acadêmica. São cada vez mais valorizados no mercado colaboradores com visão de inovação e percepção para a qualidade, assim como conhecimento das ferramentas que são importantes no desenvolvimento e na fabricação.

Fundamental é, ainda, garantir a qualidade na área de serviços da cadeia automotiva, que abrange as oficinas de reparação, cujo momento é favorável visto que o brasileiro, muitas vezes, ao invés de trocar o carro, passou a fazer revisões mais constantes para manter o veículo usado. Neste segmento, o IQA vem desenvolvendo sistemas de certificação dedicados, para que os consumidores e reparadores fiquem mais protegidos na contratação e prestação dos serviços.

Com isso, um constante aprofundamento do conhecimento técnico se tornou indispensável em todas as etapas do setor automotivo para que haja qualidade no desenvolvimento, na produção e na reparação, que também precisa acompanhar a constante evolução da tecnologia automotiva em uma variedade de marcas e modelos de veículos e, assim, estar preparada para atender às demandas e alcançar a satisfação do cliente.

Acompanhar o desenvolvimento automobilístico é um desafio para toda a cadeia, desde montadora, autopeças, distribuição e oficinas. Talvez hoje o sucesso da qualidade esteja no trabalho cada vez mais próximo de todos os segmentos para que compartilhem conhecimento, troquem experiências e desenvolvam um conceito em comum para a cultura da qualidade. Neste aspecto entendo que o IQA pode e é o elo para isso.

* Ingo Pelikan é presidente do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefone:(11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308