Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
13/03/2015
Quatro equipes brasileiras de AeroDesign competem nos EUA, a partir de hoje

Aviões de estudantes mineiros, paulistas e potiguares representam o Brasil durante a SAE AeroDesign East Competition, na Flórida

Estudantes de engenharia do País buscam, esta semana, o pódio da SAE AeroDesign East Competition, em Lakeland, Flórida, nos Estados Unidos. Quatro equipes do País disputam a competição internacional de aviões em escala reduzida e radiocontrolados: a Urubus, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); a Uirá, da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), de Minas Gerais; a Car-Kará, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e a Trem Ki Voa, da Universidade Federal de São João del-Rei, também mineira.

Realizada pela SAE International, a SAE AeroDesign East Competition será disputada entre hoje (13) e domingo (15), nas dependências do Florida Air Museum. Ao todo participam 73 equipes, em três categorias, oriundas do Canadá, Emirados Árabes, Estados Unidos, Índia, México e Polonia, além do Brasil, que ostenta sete primeiros lugares na Classe Regular, quatro primeiros lugares na Classe Advanced e um primeiro lugar na Classe Micro.

As quatro equipes brasileiras ganharam o direito de disputar a SAE East Competition após conquistarem as melhores colocações na 16ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, ano passado, em São José dos Campos, SP. As equipes Urubus e Uirá foram classificadas, respectivamente, em primeiro e segundo lugar da Classe Regular. Já a Trem Ki Voa conquistou a primeira colocação da Classe Micro e a Car-Kará foi campeã da Classe Advanced.

Aviões radio-controlados, projetados e construídos pelas equipes concorrentes sob a supervisão de um professor orientador, serão submetidos a uma bateria de avaliações em duas etapas distintas: 1- Competição de Projeto e 2- Competição de Vôo, em atendimento a requisitos do Regulamento da Competição. A qualidade dos projetos e o desempenho dos mesmos em voo são alvo de avaliação criteriosa por parte de uma centena de juízes e fiscais que integram o Comitê Técnico.

O objetivo do programa é propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas e futuros profissionais do importante segmento da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes.

No Brasil, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais, organizado pela Seção São José dos Campos da SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), com início em 1999, e que este ano deverá ser realizado pela 17ª vez consecutiva em outubro (dias 22 a 25).

A exemplo da competição norte-americana, a versão brasileira tem sido alvo de grande interesse no meio universitário, com um número crescente de estudantes de graduação e pós-graduação, atraídos pelo desafio de projetar e construir aeronaves, em escala reduzida, em conformidade com o Regulamento da Competição, capazes de superar sucessivas baterias de testes, demonstrando capacidade de vôo controlado, para cargas úteis crescentes, até as condições limite do projeto.

Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL, destaca a importância da Competição SAE BRASIL AeroDesign. “As competições estudantis da SAE BRASIL são uma ferramenta fundamental para o fomento da engenharia e porta de entrada para o mercado de trabalho, pois despertam o interesse de empresas do setor e também dos jovens, que não raro saem das provas com estágio garantido”, afirma.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / 94984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308