Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
09/03/2015
Executivos visitam a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS

São Paulo- A 21ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, encerrada neste domingo, 8 de março, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba-SP, recebeu visitas ilustres. No sábado (7), um grupo de executivos de importantes empresas da área da mobilidade foi conhecer mais de perto este e os outros programas estudantis realizados pela SAE BRASIL, que visam complementar a formação do futuro engenheiro para o mercado de trabalho na área da mobilidade.

Fizeram parte da visita Emílio Kazunoli Matsuo, vice-presidente e engenheiro chefe da Embraer; Plínio Cabral Junior, diretor de Operações de Engenharia e Desenvolvimento de Sistemas da General Motors; Gerson Fini e Carla Maltempi, vice-presidente e analista de Marketing da Divisão de Sistemas a Gasolina da Bosch América Latina, respectivamente; Paula Pessoa, gerente de RH Corporativo da Bosch; Antonia Arruda, analista de Marketing Corporativo da Bosch; Richard Schwarzwald e Gleiton Damoulis, diretor de Qualidade Assegurada e gerente executivo de Qualidade Anchieta Veículos da Volkswagen do Brasil, respectivamente; Renato Pereira, gerente de Planejamento e Engenharia da Suzuki – SVB Automotores, entre outros executivos.

O grupo foi recebido pelo presidente da SAE BRASIL, Frank Sowade e membros dos Conselhos Executivo e Superior da entidade. Na oportunidade, os executivos visitantes falaram sobre suas experiências no dia a dia com os jovens engenheiros oriundos dos programas estudantis da SAE BRASIL: Projetos Baja, AeroDesign, Fórmula e Demoiselle, este voltado para estudantes de cursos secundários, para desenvolver seu interesse pela Engenharia.

Emílio Kazunoli Matsuo contou que a Embraer possui atualmente 162 profissionais, ex-participantes da Competição SAE BRASIL AeroDesign. Disse que os feedbacks recebidos do grupo sobre a passagem pela competição têm sido bem importantes para a carreira, tais como, “o AeroDesign foi onde aprendi a fazer relatórios com rastreabilidade”. “O AeroDesign é um evento rico de onde surgem talentos, eu mesmo já quis aprender a fazer asa voadora com eles”, disse o vice-presidente da Embraer.

Jovens engenheiros, ex-participantes das competições, também participaram do encontro e deram depoimentos sobre o ingresso no mercado de trabalho. João Guilherme Herrmann, gerente de Marketing do Produto da MAN, falou sobre sua experiência como em uma das primeiras equipes de Baja da SAE BRASIL, em 1995, quando estudava na Escola de Engenharia de São Carlos da USP. “Adorava carro e tive muita sorte de entrar no Projeto Baja SAE BRASIL, sem ele acho que o caminho teria sido outro na minha vida”, afirmou.

Youssef Haddad, gerente do Departamento de Competição da Mitsubishi, também deu depoimento, quando falou de seu primeiro contato com empresas. “Eu fazia parte da equipe de baja da São Carlos e fomos bater na porta das empresas em busca de ajuda financeira para o projeto não morrer. Tivemos a sorte de sermos atendidos por um diretor da Mitsubishi, que não só nos deu apoio, como emprego até hoje”, contou o ex-bajeiro.

Ao final da visita, os executivos foram conferir as avaliações dos projetos, aplicados pelos juízes da 21ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, que são profissionais da área da mobilidade. Conheceram também, in loco, como são feitas as provas dinâmicas do Programa Baja SAE BRASIL.


Fotos – Daniel Deák




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones 11 4435-0000 e 94984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308