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 Release
24/02/2015
SAE BRASIL premia melhores trabalhos técnicos do Congresso 2014

Cerimônia que reuniu os autores foi realizada em fevereiro, em São Paulo

São Paulo – A SAE BRASIL premiou em fevereiro os autores dos melhores trabalhos técnicos (papers) do Congresso 2014. Além dos destaques nas categorias Nacional, Internacional e Sustentabilidade, foram homenageados com menções honrosas 15 outros papers, nas áreas de Carrocerias e Estruturas, Combustíveis e Recursos Energéticos, Eletroeletrônica e Eletrônica Embarcada, Ergonomia, Gestão e Desenvolvimento de Produto, Manufatura, Materiais, Meio-ambiente, Metodologia de Projeto e Design, Peças e Componentes, Powertrain, Qualidade, Confiabilidade e Durabilidade, Ruídos e Vibrações, Testes e Simulações e Veículos e Performance.

Como prêmio, o autor principal do melhor paper nacional recebeu viagem e hospedagem para participar do SAE International Congress & Exhibition 2015, em Detroit (EUA), onde será apresentado; e o autor do melhor trabalho internacional, viagem e hospedagem o Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2015, em São Paulo. Os demais ganhadores receberam placas e/ ou certificados.

Nacional - Com foco na área de Testes e Simulações e o título “Influência da Contaminação entre Rolamento de Embreagem e Tubo-Guia no aumento da Histerese no Pedal da Embreagem”, o melhor paper nacional baseou-se em experimentos para o estudo dos efeitos da contaminação sob altas temperaturas e velocidade no atrito e desgaste do PA66 (termoplástico Polyamida 66) reforçado com fibras de vidro, Foram feitos testes em rolamentos de embreagem em atrito com tubos de aço, entre outros que permitem análise de fatores que afetam a percepção de conforto do condutor do veículo. O trabalho foi desenvolvido por Levi Nascimento da Silva (autor principal), Kerolin Tessari, Maurício Corrêa, Mário Privatti, Gilson Santos, Emerson Silva, e Aparecido Rosa, todos da Schaeffler.

Internacional – O trabalho vencedor nessa categoria, intitulado “Design Virtual e Simulação Dinâmica de cabos flexíveis, mangueiras e fios”, destacou as vantagens da simulação computacional na solução de problemas práticos do projeto ideal e do comportamento dinâmico de cabos flexíveis, mangueiras e fios em veículos e equipamentos de produção, como robôs. Integraram o projeto os engenheiros Eder Santana Annibale (autor principal), Klaus Dressler, Oliver Hermanns, Joachim Linn, do Fraunhoffer Institut ITWM e Flextructures (AL).

Sustentabilidade – Melhor paper – Título: “Formação de ozônio – Reatividade dos Fatores de Emissão dos Veículos Comerciais Leves usando Gasolina e Etanol”. Autores: Tadeu Cavalcante Cordeiro de Melo (autor principal), Ednardo Moreira Santos, Pedro Caffaro Vicentini e Luciana Neves Loureiro (Petrobras) e José Clauidino Souza Almeida (PUC-RJ).

Menções honrosas – Carroceria e estrutura – Título: “Estudo de rigidez torcional Fórmula SAE usando Modelos de Elementos Finitos”. Autores: João Augusto da Costa (Instituto Mauá de Tecnologia) e Daniel Vilela (GM do Brasil);
Combustíveis e Recursos Energéticos – Título: “Impacto da viscosidade de Lubrificantes e Aditivos na Economia de Combustível do motor”. Autores: Margareth Judith Souza de Carvalho (Infineum Brasil) e Eduardo Tomanik (Mahle Metal Leve);

Eletroeletrônica e Eletrônica Embarcada – Título: “Desafios no Design de Sistemas de Radares Automotivos e Tecnologia V2V”. Autores: Juliano Fujioka Mologni (Unicamp), Diogo Luciano Figueiredo, e Cesareo de La Rosa Siqueira (ESSS);

Ergonomia – Título: “A importância da Análise Ergonômica para Ônibus e Equipamentos Agrícolas”. Autores: Leonardo dos Santos Carvalho, Alexandre Pacheco Jordão (Iveco) e Flávio Alexandre Barbosa (CNH);

Gestão e Desenvolvimento de Produtos – Título: “Projetos do futuro: Como o mundo mudará a máquina”. Autores: Henrique Martins Rocha, Susana Carreiro de Oliveira, Rodrigo Alexandre de Alencar Nascimento, e Charlene Nogueira de Andrade Souza (Faculdade de Engenharia de Resende);

Manufatura – Título: “O Desenvolvimento dos Processos e dos Produtos em uma Indústria Automobilística com o uso dos Princípios do Pensamento Enxuto”. Autores: Emilio Carlos Baraldi (Volkswagen) e Paulo Carlos Kaminski (Poli-USP);

Materiais – Título: “Componentes Injetados do Interior de Automóveis Empregando Espuma MicroCelular”. Autores: Andrea Lopes Latado, Sandro Evangelista Nunes, Cristiane Carla Gonçalves, e Walmir Peraro (Ford);

Meio ambiente – Título: “Avaliação dos Compostos Carbonilados e da Concentração Odorante na Exaustão de Motor Diesel abastecido com combustíveis formulados”. Autores: Gilson Rodrigo de Miranda, Gilson Nunes Maia e Magnun Maciel Vieira (UFSC);

Metodologia de Projeto e Design – Título: “Soquete para lâmpada farol H4: Importância da manutenção da lâmpada”. Autores: Israel João Cancino Junior e Douglas Fazzolari (GM Brasil);

Peças e Componentes – “Metal deformado e outros parâmetros de superfície em cilindros motor de combustão interna”. Autores: Rafael Brisolla Obara, Roberto Martins de Souza (Poli-USP) e Eduardo Tomanik (Mahle Metal Leve);

Powertrain – Título: “Modelagem, Simulação e Análise dos modos de operação em um trem-de-força do tipo série-paralelo com mecanismo de distribuição de torque”. Autores: Ivan Miguel Trindade, Agenor de Toledo Fleury e Gert-Jan Vogelaar;

Qualidade, Confiabilidade e Durabilidade – Título: “Avaliação do crescimento da Confiabilidade utilizando Dados Experimentais”. Autores: Álvaro Canto Michelotti, Tiago Antonio Martins, Cristiano Foppa e André Luiz Paza (Zen);

Ruídos e Vibrações – Título: “Rowing clunk em MT Transmissões para pick-up”. Autores: Luiz Henrique Bellatini Fº, Demétrio Vettorazzo Neto, Carlos Eduardo Barbosa Jr. (GM Brasil), Josevaldo Fernandez (Eaton), Paulo Falcone (FAAP);

Testes e Simulações – Título: “Medição e análise de fatores de influência do torque de atrito de trem de válvulas de motores”. Autores: Evandro de Almeida Leme, Anderson Gutierres, e Gilson Aparecido Santos (Schaeffler);

Veículos - Título: “Análise computacional e experimental de consumo de combustível de um veículo hibridizado”. Autores: Eduardo dos Santos Costa, Fábio Mazzariol Santiciolli, Franco Giuseppe Dedini, Jony Javorski Eckert, Heron José Dionísio (Unicamp) e Fernanda Cristina Correa (Universidade Tecnologia Federal do Paraná).




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