Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
06/04/2015
Nesta quarta-feira (8), em Curitiba, SAE BRASIL debate novas ferramentas de manufatura

Sexta edição do encontro reunirá indústrias de transformação, instituições de ensino e governo na Universidade Positivo

Discutir as novas ferramentas de manufatura apresentadas ao mercado brasileiro, que possibilitam manter a competitividade em tempos de retração, é o principal objetivo do 6º Simpósio SAE BRASIL de Sistemas de Manufatura. O encontro reunirá representantes de indústrias de transformação e instituições de ensino, além de representantes do governo, na Universidade Positivo, em Curitiba/ PR, dia 8 de abril, a partir das 8h.

Organizado pela Seção Paraná e Santa Catarina da SAE BRASIL, o simpósio apresentará na sua sexta edição o tema Eficiência Industrial, com foco em novas tecnologias de gestão de produção, manufatura avançada, inovação produtiva, automação industrial, logística eficiente, supply chain e gestão de operações.

Segundo o engenheiro Izidro Penatti, chairperson do encontro, potencializar a eficiência dentro das manufaturas é o caminho para atravessar crises econômicas extremamente difíceis. “Todas as indústrias de manufatura estão buscando alternativas para suportar esse momento e construir uma ponte com uma boa estrutura para o que vem de crescimento pela frente”, afirma.

Para Penatti, a manufatura tem uma importante missão diante do atual cenário, que é criar mecanismos para o desenvolvimento contínuo e de qualidade. “O papel não deve ser só executar, mas repensar o conhecimento teórico para gerar novas práticas e resultados melhores na produção”, avalia o engenheiro.

Programação – O simpósio terá palestras, apresentações de cases e mesas de debates com a presença de representantes de indústrias de transformação, instituições de ensino e governo, que falarão para engenheiros e demais profissionais das áreas de produção, manufatura, qualidade, processos e produtos, além de estudantes e interessados nessas áreas.

Entre os palestrantes está Jorge Marquesini, vice-presidente de Cabines e Veículos do Grupo Volvo na América do Sul, que ministrará a palestra “Eficiência Industrial”. José Rizzo Hahn Filho, fundador e diretor-presidente da Pollux Automation, falará sobre o tema “A Automação como Ferramenta Chave para o Aumento da Produtividade”. Já Bernt Entschev, headhunter e fundador da De Bernt Entschev, fará a apresentação “Capital Humano – É Preciso mais Eficiência em Tempos de Crise”. (Confira a programação completa abaixo)

O simpósio terá, ainda, dois minicursos na Universidade Positivo. Marcelo Rodrigues, professor da Gemba Training, abordará os temas “Lean – Como Alcançar a Eficiência Produtiva” (dia 6 de abril, das 18h30 às 22h30) e “OEE – Medindo e Direcionando Projetos de Melhoria” (dia 8 de abril, das 18h30 às 22h30).

Também está programada visita técnica à Volvo do Brasil (avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 2.600, Cidade Industrial de Curitiba – Curitiba/PR) para o dia 7 de abril, das 9h às 11h.

O 6º Simpósio SAE BRASIL de Sistemas de Manufatura tem como patrocinadores a Siemens, a Staubli, a Bosch e a Renault. Além disso, recebe apoio da CCFB (Câmara de Comércio França-Brasil) e da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná).

“Os simpósios da SAE BRASIL fomentam o desenvolvimento da engenharia da mobilidade por meio do debate das grandes tendências da tecnologia de ponta”, afirma o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

Para o engenheiro William Bertagni, vice-presidente da SAE BRASIL, nos simpósios da SAE BRASIL a informação é privilegiada e atualizada por fontes de alto nível técnico e larga experiência. “Esses eventos são oportunidades únicas para o networking profissional”, diz Bertagni.

PROGRAMAÇÃO:

8h30 – Abertura com Massami Murakami, diretor regional da Seção Paraná e Santa Catarina.
8h50 – Palestra “Eficiência Energética – Aspectos Regulatórios e Propostas de Ações”, com Alexandre Rasi Aoki, pesquisador sênior e gerente de Departamento no Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – Institutos Lactec, e Gustavo Klinguelfus, engenheiro eletricista da Companhia Paranaense de Energia – COPEL.
9h20 – Palestra “A Importância do OEE para a Manufatura”, com Emerson Luiz Ferreira, gerente de Engenharia e Produção da DAF Caminhões.
10h20 – Palestra “Metodologia System CIP para Aumento e Sustentabilidade da Eficiência Industrial com Case Prático de Usinagem de Furos Profundos com Uso de MQL (Quantidade Mínima de Lubri-refrigerante)”, com Bruno Bubniak, gerente responsável pelo BPS (Bosch Production System) da Robert Bosch; e Marlon José Cardoso, engenheiro de Processo de Fabricação da Robert Bosch.
10h50 – Palestra “Eficiência Industrial”, com Jorge Marquesini, vice-presidente de Cabines e Veículos do Grupo Volvo na América do Sul.
11h20 – Debate mediado por Izidro Penatti Filho, diretor industrial e de Engenharia de Manufatura para a América Latina da FPT Industrial.
13h30 – Palestra "World Class Manufacturing – Um Caminho para Superar os Desafios da Produtividade”, com Izidro Penatti Filho, diretor industrial e de Engenharia de Manufatura para a América Latina da FPT Industrial.
14h – Palestra “A Automação como Ferramenta Chave para o Aumento da Produtividade”, com José Rizzo Hahn Filho, fundador e diretor-presidente da Pollux Automation.
14h30 – Palestra “Gestão da Performance Através das Ferramentas do Sistema de Produção Renault”, com Fabiano Ronsani Silva, gerente do Sistema de Produção da Renault do Brasil.
15h30 – Palestra “Lean Manufacturing – A Produtividade como Resultado”, com Marcelo Rodrigues, diretor-técnico da Gemba Training.
16h30 – Palestra “Capital Humano – É Preciso Mais Eficiência em Tempos de Crise”, com Bernt Entschev, headhunter e fundador da De Bernt Entschev.
17h – Debate mediado por Emerson Luiz Ferreira, gerente de Engenharia e Produção da DAF Caminhões.
17h40 – Encerramento com Izidro Penatti Fillho, chairperson do 6º Simpósio SAE BRASIL de Sistemas de Manufatura.


6º Simpósio SAE BRASIL de Sistemas de Manufatura
Data: 8 de abril de 2015, a partir das 8h
Local: Universidade Positivo (Pequeno Auditório) – rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Mossunguê, Curitiba/ PR



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308