Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
19/02/2015
Smarttech participa de projeto de caracterização de borrachas da Hutchinson Brasil Automotive

Objetivo é conhecer melhor as propriedades desse tipo de material complexo, como medição de deformações para desenvolvimento de novos produtos

São Paulo - A Smarttech está à frente do projeto de caracterização de borrachas (elastômeros) da Hutchinson Brasil Automotive divisão Anti-vibratórios, reconhecida pela expertise na indústria aeroespacial e automotiva. Fabricante de autopeças de borracha, a Hutchinson quer conhecer melhor as propriedades dos elastômeros, considerados complexos, para desenvolver novos produtos.

Para a medição das propriedades da borracha a Smarttech realizou em seu laboratório, em Holambra, simulações virtuais por meio do software Abaqus e Isight, que permite análise segura para amostras de valor e características reais do produto e confrontar com o modelo virtual.

“O software permite correlacionar teste físico com a simulação de um modelo. A vantagem é que as simulações são 95% confiáveis”, explica Mariana Batista, engenheira da Smarttech, ao acrescentar que a previsibilidade de fracasso ou sucesso do material é importante na verificação de sistemas de alta confiança, como o de turbinas a jato ou freios automotores, e também no caso específico de coxins de motor e buchas de suspensão de automóveis.

Tadeu Monteiro Massaro, engenheiro e coordenador de Design da Hutchinson, elogia o Abaqus e o Isight. “A partir de um modelo do Abaqus, por exemplo, se eu tenho uma dureza conhecida posso confrontar os valores dos testes físicos e do modelo e com o Isight obter os coeficientes do modelo matemático mais representativo para a borracha. Para este primeiro momento estamos usando um composto e seus resultados, onde a simulação tem se mostrado muito satisfatória”, afirma.

Massaro diz que a empresa está em processo constante de inovação para atender à demanda da indústria automobilística. “Atualmente diminui-se o peso dos veículos para redução das emissões de poluentes, reduz-se também a quantidade de combustível consumido. Com o “downsizing” o espaço para troca térmica no cofre do motor exige a redução do tamanho da peça em si, além do que a borracha não pode trabalhar com temperaturas elevadas. Por isso, os testes são necessários e nos auxiliam em atingir estas metas”, conclui.

Através do Abaqus a Smarttech fez os cálculos sobre o modelo. “Essa tecnologia permite, por exemplo, que um corpo de prova de borracha seja deformado e verifica-se a força necessária, obtendo-se uma curva de força x deslocamento. A Smarttech tem dado total suporte nesse sentido”, destaca Massaro.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones – (11) 4435-0000 e 94984-9581

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
Vista aéra do Tech Center da Smarttech, em Holambra (SP)
Câmara acústica da Smarttech
Laboratório de atuadores da Smarttech
Laboratório de shakers aerodinâmicos da Smarttech
Ricardo Nogueira, diretor geral das Operações de Serviços da Smarttech
 Perfil da empresa

Fundada em 1997, fornece serviços e tecnologias para apoio a projetos de engenharia. Com uma visão multidisciplinar, oferece ao mercado recursos de simulação e testes de forma a cobrir as principais necessidades de projeto e validação de produtos. Tem parcerias com empresas líderes no mercado mundial em suas respectivas áreas, representadas na América do Sul. A equipe técnica tem visão não apenas da operação das tecnologias, mas da aplicação em diferentes áreas tais como energia, automotiva, máquinas agrícolas, bens de consumo, máquinas e equipamentos, entre outros. Está organizada em duas empresas, uma voltada à comercialização de software e hardware (Smarttech Tecnologia) e outra à execução de serviços de engenharia (Smarttech Serviços de Engenharia).Dispõe de um Techcenter único no Brasil paraapoiar suas atividades com laboratórios de shakers, atuadores hidráulicos, câmara acústica e pista de teste de ruído. Durabilidade, NVH, Cálculo Estrutural, Multicorpos, Injeção de Plásticos são algumas das disciplinas oferecidas pela Smarttech. O grupo possui base na cidade de Holambra, distante 135 km da capital paulista.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308