Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
09/02/2015
SAE BRASIL premia melhores trabalhos técnicos do Congresso 2014 nesta quarta-feira em São Paulo

Cerimônia será dia 11 de fevereiro, às 19h, no Escritório Central da SAE BRASIL (av. Paulista 2.073, edifício Horsa II, 10º andar)

São Paulo – Os engenheiros Levi Nascimento da Silva, da Schaeffler, e Eder Santana Annibale, do Fraunhoffer Institut, são os autores principais dos melhores trabalhos técnicos (papers) do Congresso SAE BRASIL 2014, selecionados nas categorias nacional e internacional, respectivamente. Também serão destacadas menções honrosas.

O autor principal do melhor paper nacional receberá viagem e hospedagem para participar do SAE International Congress & Exhibition 2015, em Detroit (EUA); e o autor do melhor trabalho internacional viagem e hospedagem para o Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2015, em São Paulo.

Paper Nacional – Com foco na área de Testes e Simulações e o título “Influência da Contaminação entre Rolamento de Embreagem e Tubo-Guia no aumento da Histerese no Pedal da Embreagem”, o melhor paper nacional baseou-se em experimentos para o estudo dos efeitos da contaminação sob altas temperatura e velocidade no atrito e desgaste do PA66 (termoplástico Polyamida 66) reforçado com fibras de vidro. Testes foram realizados em rolamentos de embreagem com carcaça de PA66 em atrito com tubos de aço. Também foram analisadas vantagens e desvantagens do uso de graxa nos tubos deslizantes em ambientes sujos e limpos, com o objetivo de avaliar a variação da força no pedal para acionamento da embreagem, fator que afeta a percepção de conforto do condutor do veículo.
O trabalho foi desenvolvido por Levi Nascimento da Silva (autor principal), Kerolin Tessari, Maurício Corrêa, Mário Privatti, Gilson Santos, Emerson Silva, e Aparecido Rosa, todos da Schaeffler.

Paper Internacional – O paper, intitulado “Design Virtual e Simulação Dinâmica de cabos flexíveis, mangueiras e fios”, destacou como a simulação em computador pode ajudar significativamente para a solução problemas práticos do projeto ideal e do comportamento dinâmico de cabos flexíveis, mangueiras e fios em veículos e em equipamentos de produção, como robôs.

O trabalho foi desenvolvido pelos autores Eder Santana Annibale (autor principal), Klaus Dressler, Oliver Hermanns, Joachim Linn, e Clement Zemerli, do Fraunhoffer Institut ITWM e Flexstructures, da Alemanha.

O Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade receberam 243 papers em 2014, 196 deles aprovados e 144 apresentados durante o evento que foi realizado de 30 de setembro a 2 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

O Congresso SAE BRASIL é um dos raros eventos no País a incentivar o desenvolvimento de trabalhos técnicos por engenheiros, profissionais de centros de pesquisa da indústria e acadêmicos, individualmente ou em parceria. Voltados para a eficiência pela descoberta de novos métodos e processos de desenvolvimento em áreas diversas da engenharia, os ‘papers’ são projetos inovadores e aplicáveis à realidade atual.

De acordo com Gilberto Souza, engenheiro, professor na Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) e chairperson do Comitê Técnico do Congresso SAE BRASIL, o alto nível de pesquisa e inovação é a principal característica dos papers.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308