Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
30/01/2015
ARTIGO – Convênio ABNT/Sebrae é porta interessante para empresa certificada pelo IQA

*Por Sérgio Fabiano

De multinacional a microempresa. O atendimento às normas técnicas pode beneficiar todos, uma vez que possibilita ampliar a margem competitiva, rumo a novos mercados, cada vez mais exigentes. Redução das possibilidades de erro e, por consequência, de custos, aumento da capacidade para atender novos contratos, inspiração de confiança e fidelização dos clientes são algumas vantagens competitivas da normalização para empresas de todos os portes.

Nesse sentido, é importante destacar o convênio de cooperação técnica e financeira firmado entre a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Essa iniciativa é interessante porque desde 2007 estimula os pequenos negócios a desenvolverem serviços e produtos respaldados pelas normas técnicas, um padrão de qualidade que o mercado exige.

Essa parceria busca promover a competitividade das micro e pequenas empresas (MPEs) via conscientização para o uso das normas técnicas, que passaram a ser oferecidas a preços subsidiados. Ficam disponíveis para compra – por 1/3 do seu preço de mercado – todas as normas ABNT e AMN (Associação Mercosul de Normalização), o que corresponde, respectivamente, a cerca de 8,5 mil e mais de 600 normas.O Sebrae banca 1/3 do valor da norma e a ABNT deixa de recolher a mesma quantia.

Além da redução de custos para a aquisição das normas, o convênio possibilita o acesso às atualizações. Por um custo menor, o empresário adquire a norma e se mantém atualizado. Essa atualização gera mais segurança, por exemplo, aos clientes dos serviços de reparação porque os empreendedores têm o suporte técnico necessário para melhorar continuamente a reparabilidade dos veículos com o atendimento integral das prescrições das normas ABNT.

Diante da complexidade da tecnologia aplicada aos veículos, as normas específicas são cada vez mais essenciais no dia a dia das oficinas de reparação automotiva uma vez que contribuem para que haja uma orientação detalhada e completa dos serviços a serem realizados e, assim, estabelecem padrões de qualidade. Inclusive, a obtenção de normas técnicas é um dos itens solicitados nas auditorias do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva para a certificação.

Para pesquisar e comprar normas com desconto, por meio do convênio, basta que a empresa tenha um faturamento anual inferior a R$ 3.600.000,00 e faça o cadastro no site da ABNT (www.abntcatalogo.com.br/sebrae).

Ainda é fruto dessa interessante parceria o acesso gratuito a algumas coleções setoriais, focadas no produto e no processo. Entre as coleções disponíveis estão autopeças e reparo de veículos (oficinas). Aqui se abre mais uma porta para que pequenos empreendimentos também participem do processo de normalização e usufruam de seus inúmeros benefícios.

Para a cadeia automotiva, essa também é uma oportunidade para propagar e incentivar o uso dos procedimentos de qualidade pelas MPEs que, ao aplicar especificações já testadas, podem atender requisitos técnicos, padrões cada vez mais elevados para seus serviços e produtos.


*Sérgio Fabiano é gerente de Certificação de Serviços do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefone:(11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308