Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
23/01/2015
BOM SINAL e Smarttech testam VLTs em Natal e João Pessoa

BOM SINAL, a primeira fabricante de VLTs em operação no Brasil, utiliza a expertise de engenharia da Smarttech para produzir composições e com isso já olha para o Exterior

Holambra - A cidade de João Pessoa, capital paraibana, já recebeu dois veículos leves sobre trilhos (VLTs), parte de um lote de oito composições compradas pela CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos). A fabricação é da BOM SINAL Indústria e Comércio, empresa 100% nacional, que em menos de 15 anos de atuação no setor conquistou o Nordeste, com mais de 100 carros em operação. Cidades como Fortaleza (CE), Recife (PE), Maceió (AL), Sobral (CE), Juazeiro do Norte (CE) e Crato (CE) já utilizam trens produzidos pela BOM SINAL, cuja fábrica está localizada em Barbalha (CE).

Além de João Pessoa, já estão em operação três VLTs na cidade de Natal (RN). Nas duas capitais, os testes foram realizados em parceria com a Smarttech, empresa sediada em Holambra (SP) e também 100% nacional. A Smarttech participa no desenvolvimento e validação do projeto estrutural, durabilidade e conforto e de otimização da caixa do trem, por meio de tecnologias de simulação avançadas e equipe técnica de engenheiros e consultores. A parceria começou em 2008, quando a BOM SINAL se preparava para o fornecimento de seis VLTs com sistema de tração diesel-hidráulico para a linha Oeste de Fortaleza, entre as estações João Felipe e Caucaia, num percurso de 19,7 km.

Fabricante do primeiro VLT em operação no Brasil, que circula desde dezembro de 2009 entre as cidades de Juazeiro do Norte e Crato, na região do Cariri, Ceará, a BOM SINAL produz composições de dois, três e quatro carros e está pronta para atender as operadoras no Brasil e no Exterior. “Temos know-how e capacidade, pois atuamos dentro dos padrões internacionais de qualidade”, explica Haroldo de Moraes, diretor de Engenharia e Desenvolvimento de Produto. Outro projeto da BOM SINAL é avançar na área de VLTs regionais, que operam em trechos de médio percurso.

A parceria entre as duas marcas vem ao encontro da atuação da Smarttech, que por meio do seu TechCenter inaugurado em Holambra em setembro deste ano, oferece total suporte às empresas no desenvolvimento e realização de testes e simulação para validação de produtos de qualquer segmento. “É uma alternativa econômica para as empresas complementarem seus recursos com expertise em relação à aplicação dos testes e montagem da infraestrutura dos laboratórios, para validação junto aos órgãos oficiais correlatos”, afirma Ricardo Nogueira, diretor geral das Operações de Serviços da Smarttech.

SOBRE A BOM SINAL - Uma empresa brasileira, BOM SINAL Indústria e Comércio Ltda, presente no mercado há quase 15 anos. Desenvolve produtos de alta tecnologia, tendo como foco a inovação e o permanente desafio. A segurança, a infraestrutura e a viabilidade econômica são características que fazem da BOM SINAL uma empresa capaz de projetar, moldar e adequar o crescente desenvolvimento do País. Presente no Estado do Ceará com mais de 200 colaboradores nas áreas diretiva, técnica e operacional, a BOM SINAL está pronta para atender o mercado com qualidade e confiabilidade no que faz.

SOBRE A SMARTTECH – Fundada em 1997, fornece serviços e tecnologias para apoio a projetos de engenharia. Com uma visão multidisciplinar, oferece ao mercado recursos de simulação e testes de forma a cobrir as principais necessidades de projeto e validação de produtos. Tem parcerias com empresas líderes no mercado mundial em suas respectivas áreas, representadas na América do Sul. A equipe técnica tem visão não apenas da operação das tecnologias, mas da aplicação em diferentes áreas tais como energia, automotiva, máquinas agrícolas, bens de consumo, máquinas e equipamentos, entre outros. Está organizada em duas empresas, uma voltada à comercialização de software e hardware (Smarttech Tecnologia) e outra à execução de serviços de engenharia (Smarttech Serviços de Engenharia). Dispõe de um Techcenter único no Brasil para apoiar suas atividades com laboratórios de shakers, atuadores hidráulicos, câmara acústica e pista de teste de ruído. Durabilidade, NVH, Cálculo Estrutural, Multicorpos, Injeção de Plásticos são algumas das disciplinas oferecidas pela Smarttech. O grupo possui base na cidade de Holambra, distante 135 km da capital paulista.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones – (11) 4435-0000 e 94984-9581

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
Perfil do VLT que circulará em Natal (RN)
Vista interna do VLT
 Perfil da empresa

Fundada em 1997, fornece serviços e tecnologias para apoio a projetos de engenharia. Com uma visão multidisciplinar, oferece ao mercado recursos de simulação e testes de forma a cobrir as principais necessidades de projeto e validação de produtos. Tem parcerias com empresas líderes no mercado mundial em suas respectivas áreas, representadas na América do Sul. A equipe técnica tem visão não apenas da operação das tecnologias, mas da aplicação em diferentes áreas tais como energia, automotiva, máquinas agrícolas, bens de consumo, máquinas e equipamentos, entre outros. Está organizada em duas empresas, uma voltada à comercialização de software e hardware (Smarttech Tecnologia) e outra à execução de serviços de engenharia (Smarttech Serviços de Engenharia).Dispõe de um Techcenter único no Brasil paraapoiar suas atividades com laboratórios de shakers, atuadores hidráulicos, câmara acústica e pista de teste de ruído. Durabilidade, NVH, Cálculo Estrutural, Multicorpos, Injeção de Plásticos são algumas das disciplinas oferecidas pela Smarttech. O grupo possui base na cidade de Holambra, distante 135 km da capital paulista.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308