Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
16/01/2015
Evento revela as novas tendências do processo de aprovação de peças automotivas

Montadoras e fabricantes de componentes de origem alemã exigem nova versão de procedimento específico que deve ser aplicado por filiais e fornecedores no mundo inteiro

Por conta das novidades da 5ª Edição do Manual VDA 2, o IQA - Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, em parceria com o Sindipeças, realizou o Simpósio Tendências do Processo de Aprovação de Peças, com objetivo de mostrar formas harmoniosas de atender as novas exigências internacionais relacionadas às empresas de origem alemã.

"Até a edição anterior do VDA 2, algumas montadoras alemãs no Brasil aceitavam o PPAP (Processo de Aprovação de Peças de Produção), mas com está nova edição, este novo manual passou a ser obrigatório", comenta Sergio Kina, gerente técnico do IQA. Esta mudança tem sido avaliada em detalhes por fornecedores e clientes, uma vez que ambos processos tratam do mesmo assunto, porém cada um com suas respectivas particularidades.

Assim, o simpósio contou com palestras de empresas de origem alemãs, como Volkswagen MAN, Mercedes-Benz e Schaeffler que comentaram como são realizados os processos de aprovação de peças de produção. "É importante ressaltar que se trata de um novo requisito originado nas matrizes das empresas, na Alemanha, e obrigatório para todas as filiais do mundo inteiro, que devem se adequar ao novo procedimento, assim como os respectivos fornecedores", comenta Mário Guitti, superintendente do IQA.

Guitti comenta que o assunto tem sido amplamente discutido pelo Grupo de Trabalho VDA, do IQA, que conta com representantes da Volkswagen, Mercedes-Benz, MAN, Schaeffler, Bosch, Benteler, ZF, Knorr-Bremse, Engecron, Mahle, Keiper, e Kromberg & Schubert. "Foi a partir desses debates que decidimos realizar o simpósio, pois precisávamos ir muito além da VDA", explica.

2 em 1
Para atender as novas necessidades de montadoras e fornecedores de componentes, e por ser responsável pelo treinamento de especialistas em PPAP e VDA, o IQA adotou uma solução simples. "Os treinamentos de VDA2 são combinados com o de PPAP, e ao final o aluno recebe os dois certificados", afirma Guitti ao lembrar que o treinamento oficial em VDA2 é ministrado no Brasil e Argentina exclusivamente pelo IQA, uma vez que o Instituto é o único representante da VDA nessas regiões.

"Isso significa que os treinamentos ministrados pelo IQA são oficiais e equivalentes aos realizados na Alemanha, pela própria VDA", diz Guitti. Outra vantagem é contar com um certificado VDA-QMC/IQA válido e reconhecido internacionalmente, além de contar com um registro internacional, a Carteirinha VDA-QMC, para os aprovados no exame de qualificação.

Manual
Além de ministrar os treinamentos, o IQA é também o distribuidor oficial dos manuais VDA, que são adaptados e editados para a língua portuguesa pelo instituto. “O texto é adaptado e revisado por especialistas garantindo a adequação do conteúdo quanto aos termos técnicos e organizações no Brasil. Não se trata, assim, de uma simples tradução”, comenta Guitti.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefone: (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308