Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
27/11/2014
Indústria de máquinas e equipamentos se movimenta para cumprir legislações

Indústria de máquinas e equipamentos se movimenta para cumprir legislações

São Paulo, novembro de 2014 – Em meio às inúmeras normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego vigentes, em relação a sistemas e prevenção contra acidentes e doenças de trabalho em operações com máquinas e equipamentos agrícolas e rodoviárias, como a NR-12 e a NR-18, as empresas brasileiras correm para adequar seus equipamentos, como tratores, e os parques fabris com a legislação.

Em razão disso, a Smarttech, empresa 100% nacional de engenharia, tem registrado forte crescimento da demanda por testes para verificação da conformidade de máquinas. “Observamos que os fabricantes e fornecedores estão preocupados em oferecer ao mercado equipamentos que garantam a segurança dos operadores”, diz Ricardo Nogueira, diretor geral das Operações de Serviços da empresa.

A Smarttech já possui vários testes agendados até o final do ano, no seu TechCenter, em Holambra (SP). Primeiro centro de desenvolvimento de engenharia independente da América Latina, o TC é equipado com aparelhos, como atuadores hidráulicos, que aplicam cargas de até 80 toneladas nas máquinas.

A NR-12, por exemplo, determina o uso de sistemas de proteção contra capotamento. Para isso, um dos testes realizados pela Smarttech é o ROPS (roll over protective structure ou estrutura protetora contra capotamento), que avalia o quanto a cabine de uma máquina protege o ocupante em caso de capotamento. “O equipamento não só mede força, mas deformações. Isso é importante porque quanto mais ele se deforma, maior é o risco e menor é a chance de o fabricante atender à legislação”, explica o diretor de Operações, José Celso Mazarin.

A fabricante de máquinas leves e pesadas, Dynapac, do grupo sueco Atlas Copco, é um dos clientes da Smarttech que realiza agora o teste ROPS nas máquinas. “Por sermos uma empresa que exporta para a América do Norte e Europa, nossas máquinas já são desenvolvidas levando em consideração todos os critérios de segurança estabelecidos”, explica o gerente de Engenharia, Alexandre Sylos, que teve de ajustar alguns itens, com suporte da Smarttech. “De modo geral, quem atende os requisitos da Europa, atende aos do Brasil com pequenas customizações e ajustes nas questões burocráticas”, diz.

Além disso, os equipamentos da Dynapac foram submetidos ao teste de segurança do FOPS (falling objects protective structure ou estrutura contra queda de objetos), que também visa a proteção dos ocupantes da cabine.

Em resumo, esses testes de conformidade visam tornar os equipamentos nacionais mais seguros e confortáveis e, ainda, alinhar as práticas de desenvolvimento do produto no Brasil com as dos principais centros tecnológicos do mundo, inclusive no aspecto a emissões de ruídos para atender a Resolução 433 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Essa resolução integra o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve/MAR-I), que estabelece limites máximos de emissão de poluentes e ruídos por equipamentos fora de estrada, a partir de janeiro de 2015.

SOBRE A SMARTTECH – fundada em 1997, fornece serviços e tecnologias para apoio de projetos de engenharia. Com uma visão multidisciplinar, oferece ao mercado recursos de simulação e testes de forma a cobrir as principais necessidades de projeto e validação de produtos. Tem parcerias com empresas líderes no mercado mundial em suas respectivas áreas, representadas na América do Sul. A equipe técnica tem visão não apenas da operação das tecnologias, mas da aplicação em diferentes áreas tais como energia, automotiva, máquinas agrícolas, bens de consumo, máquinas e equipamentos, entre outros. Está organizada em duas empresas, uma voltada à comercialização de software e hardware (SMARTTECH Tecnologia) e outra à execução de serviços de engenharia (SMARTTECH Serviços de Engenharia). O grupo possui base na cidade de Holambra, distante 140 km da capital paulista.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Ivana Andrade – ivana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones – (11) 4435-0000 e 94984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Fundada em 1997, fornece serviços e tecnologias para apoio a projetos de engenharia. Com uma visão multidisciplinar, oferece ao mercado recursos de simulação e testes de forma a cobrir as principais necessidades de projeto e validação de produtos. Tem parcerias com empresas líderes no mercado mundial em suas respectivas áreas, representadas na América do Sul. A equipe técnica tem visão não apenas da operação das tecnologias, mas da aplicação em diferentes áreas tais como energia, automotiva, máquinas agrícolas, bens de consumo, máquinas e equipamentos, entre outros. Está organizada em duas empresas, uma voltada à comercialização de software e hardware (Smarttech Tecnologia) e outra à execução de serviços de engenharia (Smarttech Serviços de Engenharia).Dispõe de um Techcenter único no Brasil paraapoiar suas atividades com laboratórios de shakers, atuadores hidráulicos, câmara acústica e pista de teste de ruído. Durabilidade, NVH, Cálculo Estrutural, Multicorpos, Injeção de Plásticos são algumas das disciplinas oferecidas pela Smarttech. O grupo possui base na cidade de Holambra, distante 135 km da capital paulista.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308