Pela segunda vez consecutiva, a equipe UDESC Velociraptor, da Universidade do Estado de Santa Catarina, sagrou-se campeã da Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sul, encerrada no domingo (16), no Parque Industrial da Dana, em Gravataí, Rio Grande do Sul. A equipe alcançou a melhor posição na classificação geral das provas estáticas e dinâmicas. Em segundo lugar ficou a equipe UFSC Baja Lince, da Universidade Federal de Santa Catarina; seguida pela equipe UFPR Baja SAE, da Universidade Federal do Paraná.
A Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sul, que teve início sexta-feira (14), com 24 equipes inscritas, registrou o comparecimento de 19, num total de 240 participantes, do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Além das três primeiras colocações, a competição de carros off-road, projetados e construídos por universitários de engenharia, destacou as melhores equipes nas provas estáticas e dinâmicas, aplicadas por juízes, todos engenheiros da indústria automotiva:
Apresentação – equipe UFSC Baja Lince, da Universidade Federal de Santa Catarina.
Conforto – equipe UFPR Baja SAE, da Universidade Federal do Paraná; e equipe Mas Baja Tchê, da Universidade de Passo Fundo.
Velocidade – equipe UDESC Velociraptor.
Retomada – equipe UDESC Velociraptor.
Tração – equipe Baja SATC Carvoeiro, da Faculdade SATC.
Manobrabilidade – equipe UDESC Velociraptor.
Suspension & Traction – equipe UDESC Velociraptor.
Enduro – equipe UDESC Velociraptor.
Maior evolução – equipe Baja Univates, do Centro Universitário Univates.
NACIONAL – A Etapa Sul constitui uma oportunidade para as equipes trocarem conhecimentos e aperfeiçoarem os veículos fora de estrada que irão disputar a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada anualmente no início do ano, em Piracicaba, São Paulo, com cerca de 70 equipes de todas as regiões do Brasil.
Além da Etapa Sul, a SAE BRASIL realiza mais duas competições regionais durante o ano: a Etapa Sudeste, que foi realizada em agosto último, em Sarzedo, Minas Gerais, e a Etapa Nordeste, realizada dias 7, 8 e 9 de novembro, em Camaçari, na Bahia.
CARROS – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.
“As competições estudantis da SAE BRASIL proporcionam aos futuros engenheiros a oportunidade de por em prática as teorias aprendidas nas salas de aula e, assim, desenvolver capacidades e a paixão necessárias a uma boa formação profissional”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL. |