Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
26/11/2014
Amanhã (27), em Resende/RJ, SAE BRASIL debate avanços da metrologia na mobilidade

Indústria, academia, instituto de pesquisa e governo participarão do simpósio

A aplicação da metrologia nos meios industriais tem suportado o desenvolvimento tecnológico das empresas e contribuído para a competitividade. Considerada ciência da medição, a metrologia está presente nos processos de tomada de decisão, no entanto a adoção de novas tecnologias, como a medição óptica, exige a capacitação constante dos profissionais. É neste ambiente que o Simpósio SAE BRASIL de Metrologia 2014 será realizado, no próximo dia 27 de novembro, no Centro de Treinamento MAN Latin America, em Resende/ RJ.

Organizado pela Seção Rio de Janeiro da SAE BRASIL, em parceria com a MAN Latin America, o simpósio apresentará na sua segunda edição o tema “Diversidade da Metrologia na Mobilidade”, com foco em inovações tecnológicas, melhores práticas e principais tendências para o mercado da mobilidade.

Segundo Rodrigo Lemos, chairperson do encontro, o futuro da metrologia está diretamente associado à permanente evolução e à grande demanda, que proporcionará cada vez mais novas áreas de atuação e menores incertezas. “A globalização, a sustentabilidade e a evolução contínua fazem parte do futuro dessa ciência”, avalia Lemos.

Felipe Nogueira, diretor regional da Seção Rio de Janeiro da SAE BRASIL, e Leandro Siqueira, diretor de Qualidade Assegurada da MAN Latin America, farão a abertura do simpósio, que reunirá os setores de suprimentos, indústria automotiva, academia, instituto de pesquisa e governo.

Palestras – Entre os convidados estão Eduardo Trajano Gadret, pesquisador-tecnologista do Inmetro; André Roberto de Sousa, professor doutor em medição por coordenadas do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina); Fabiano Mocellin, gerente de Usinagem da Tupy; Gustavo Daniel Donatelli, diretor executivo do Centro de Metrologia e Instrumentação da Fundação Certi; Antônio Pedro Gallinucci, gerente de Engenharia e Desenvolvimento da Engrecon; Valdir Ferreira Silva, Ricardo Pereira Muniz e Sérgio Dias Faria, da Volkswagen do Brasil. (programa completo abaixo)

Mesa redonda – A programação inclui a mesa redonda “Diretrizes Estratégicas para Educação e Disseminação da Cultura Metrológica no Brasil”, com participação de André Isnard, professor do IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro) – campus Volta Redonda; André Roberto de Sousa, professor do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) – campus Florianópolis; Alexandre Mendes, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Metrologia; Mila Avelino, pesquisadora em Metrologia e Qualidade do INMETRO; e Ricardo Gonzalez, gerente de Marketing e Treinamento Mitutoyo.

O Simpósio SAE BRASIL de Metrologia 2014 é patrocinado pelas empresas Aethra, Eaton, Gage Meter, Hexagon, Robtec, Zeiss, Tec-ease e MAN Latin America.
“Os simpósios da SAE BRASIL representam oportunidades para atualização e discussão de temas técnicos conectados com as demandas de uma sociedade ávida por mais segurança, conforto e qualidade de vida”, aponta Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

Frank Sowade, vice-presidente da SAE BRASIL, acrescenta que nestes encontros promovidos pela associação os engenheiros encontram informação privilegiada e atualizada, fornecida por fontes de alto nível técnico e larga experiência. “Esses encontros são oportunidades únicas para o tão necessário networking profissional”, diz Sowade.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

9h – Abertura com Felipe Nogueira, diretor regional da Seção Rio de Janeiro da SAE BRASIL, e Leandro Siqueira, diretor de Qualidade Assegurada da MAN Latin America.
9h30 – Palestra “A Metrologia como Ciência para a Superação de Barreiras Técnicas ao Desenvolvimento Sustentável”, com Eduardo Trajano Gadret, pesquisador-tecnologista da Inmetro.
10h30 – Palestra “Caracterização de Superfícies de Cilindros de Blocos de Motor”, com Fabiano Mocellin, gerente de Usinagem da Tupy.
11h10 – Palestra “Avaliação e Melhoria dos Processos de Medição de Forma por Scannig em MMC”, com Gustavo Daniel Donatelli, diretor executivo do Centro de Metrologia e Instrumentação da Fundação Certi.
11h50 – Palestra “Medição de Engrenagem”, com Antônio Pedro Gallinucci, gerente de Engenharia e Desenvolvimento da Engrecon.
14h – Mesa redonda “Diretrizes Estratégicas para Educação e Disseminação da Cultura Metrológica no Brasil”, com André Isnard, professor do IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro) – Campus Volta Redonda; André Roberto de Sousa, professor do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) – Campus Florianópolis; Alexandre Mendes, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Metrologia; Mila Avelino, pesquisadora em Metrologia e Qualidade do INMETRO; e Ricardo Gonzalez, gerente de Marketing e Treinamento da Mitutoyo.
15h – Case "Evolução da Aplicação de Medição Óptica na Volkswagen Taubaté", com Valdir Ferreira Silva, Ricardo Pereira Muniz e Sérgio Dias Faria, da Volkswagen do Brasil.
16h – Palestra “Monitoramento Preditivo da Estabilidade Geométrica de Máquinas de Medir Tridimensionais”, com André Roberto de Sousa, professor do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) – Campus Florianópolis.
16h40 – Encerramento com Rodrigo Lemos, chairperson do simpósio.


Simpósio SAE BRASIL de Metrologia 2014
Data: 27 de novembro de 2014, das 9h às 17h
Local: Centro de Treinamento MAN Latin America – rua Engenheiro Alan da Costa Batista, 100, Pedra Selada, Resende (RJ).



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308