Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
04/11/2014
ARTIGO - Tecnologia, um mundo ilimitado

*Por Ricardo Reimer

Carro inteligente que ajuda o motorista a não dormir ao volante, sensor inteligente para acabar com atropelamentos, carro autônomo testado a 300 km/h que escolhe sozinho a melhor forma de fazer curvas. Esses são alguns entre as centenas de avanços tecnológicos na indústria da mobilidade, exibidos mundo afora nos recentes salões internacionais. Eles testificam que existe uma revolução acontecendo em curso acelerado.

Embaladas pelo incentivo governamental, as fabricantes instaladas nos principais mercados mundiais desafiam como nunca suas engenharias à inovação. Em todas as partes do mundo os governos impelem a indústria a investir em veículos de menor consumo de combustível e de emissões de CO2. Para ficar em apenas um exemplo de que a resposta do setor a esse apelo tem sido um enfático sim, a aposta de uma afamada marca francesa exibida como uma das atrações este ano no Salão de Paris foi justamente um carro que faz 50 km/l de gasolina.

Na mesma correnteza, a conectividade nos automóveis também parece caminhar para a irreversibilidade, e mais rápido do que se supunha. Basta observar a batalha pela conquista do interior dos veículos entre os gigantes da telefonia móvel e também entre as detentoras de softwares e aplicativos, que têm gerado incontáveis parcerias no segmento. Na esteira das mudanças do mundo, das aspirações de consumo e da mobilidade, a gama de possibilidades da tecnologia não conhece limites. Por isso, a construção de uma visão tecnológica do veículo do futuro talvez seja hoje o nosso maior desafio para um projeto que inclua todos os modais de transporte de pessoas e carga e suas conexões, de maneira eficiente, integrada e segura.

A corrida da competitividade não espera, exige ação, e o momento requer análise e debate. Estamos no limiar de uma revolução que fará com que o automóvel mude mais nos próximos 30 anos do que em toda a sua existência. Não por outra razão decidimos reunir na Conferência Internacional SAE BRASIL de Tecnologia e Inovação na Indústria Automotiva, neste dia 5 de novembro, em São Paulo, um elenco de especialistas brasileiros e estrangeiros para debater essas questões.

A pretensão é ir além de questões puramente exatas, nas quais a engenharia tem avançado a passos largos. E, para sairmos desse encontro com uma visão crível do futuro da mobilidade, convidamos profissionais dos grandes dos grandes centros de desenvolvimento e inovação tecnológica, entre eles as competições da Fórmula 1.Acreditamos em um futuro de inclusão cada vez maior na mobilidade, em que cada modal tem sua importância para o desenvolvimento social e econômico das populações e o direito de ir e vir de todos os cidadãos. Sabemos que há muito que fazer para trazer a tecnologia ao cotidiano de todas as pessoas, e esse é também o objetivo e a grande tarefa da engenharia.


*Ricardo Reimer é engenheiro e presidente da SAE BRASIL e da Schaeffler



Serviço - Conferência Internacional SAE BRASIL de Tecnologia e Inovação na

Indústria Automotiva. Dia 5 de novembro no Centro de Convenções Milenium (rua

Dr. Bacelar, 1043 – Vila Mariana – São Paulo – SP)



Mais informações à imprensa:
Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308