Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
03/11/2014
Universitários de Campinas, Natal e São João Del-Rei vencem a SAE BRASIL AeroDesign 2014

Competição de engenharia encerrada neste domingo (2), em São José dos Campos/SP, reuniu 85 equipes do Brasil, Polônia, Venezuela e Peru

A equipe Urubus, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sagrou-se campeã pela Classe Regular na 16ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, concluída neste domingo, 2 de novembro, em São José dos Campos, SP. O avião, projetado e construído pela equipe, obteve 424,9 pontos na classificação geral. Na Classe Advanced, a vencedora foi a equipe Car-Kará, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ao obter 287,6 pontos. Na Classe Micro, a vencedora foi a equipe Trem Ki Voa, da Universidade Federal de São João Del-Rei, com 357,40 pontos.

A competição apontou como segunda colocada, pela Classe Regular, a equipe Uirá, da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), com 423,7 pontos. Na Classe Advanced, a segunda colocada foi a equipe AeroRio Advanced, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com 278,2 pontos. A equipe mineira Tucano Micro, da Universidade Federal de Uberlândia, foi a segunda colocada na Classe Micro, com 332,01 pontos.

Com o resultado, as equipes classificadas em primeiro e segundo lugares da Classe Regular – Urubus e Uirá– e as equipes classificadas em primeiro lugar nas Classes Micro e Advanced – Trem Ki Voa e Car-Kará– ganharam o direito de representar o Brasil na SAE Aero Design East. A competição internacional, que reúne equipes da América do Norte e Europa, será realizada pela SAE INTERNATIONAL, de 13 a 15 de marco de 2014, em Lakeland, Flórida, EUA, onde as equipes brasileiras fazem história: sete primeiros lugares na Classe Regular, quatro primeiros lugares na Classe Advanced e um primeiro lugar na Classe Micro.

O Comitê Técnico da SAE AeroDesign 2014 inda conferiu Menção Honrosa às equipes que se destacaram em 14 quesitos:

Aeronave com Menor Tempo de Retirada de Carga – Classe Regular: equipe Acauã, da Universidade Federal de Viçosa (campus Florestal), com 1.9 segundo. Classe Advanced: Car-Kará Advanced, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com 2,8 segundos. Classe Micro: equipe Trem Ki Voa Micro, da Universidade Federal de São João del-Rei, com 3.2 segundos.

Aeronave de Menor Peso Vazio – Classe Micro: equipe EESC-USP Mike, da EESC-USP, com 0.6 Kg.

Configuração mais Desafiadora (cauda em “V”) – Classe Regular: equipe EtepFlying Regular, da ETEP Faculdades.

First European Team at SAE BRASIL AeroDesign2014 – Micro Class: equipe Spirit of RWD5bis, da Poznan University of Technology, Polônia.

Maior 'Acuracidade' (previsão de carga a ser transportada) – Classe Regular: equipe Triângulo Aéreo, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Maior 'Acuracidade' de Peso Vazio – Classe Micro: equipe Céu Azul Micro, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Maior Eficiência Estrutural (carga transportada dividida pelo peso vazio da aeronave) – Classe Regular: equipe Aerofeg, da Universidade Estadual Paulista (Unesp/campus Guaratinguetá).

Maior Peso Carregado – Classe Regular: equipe Uirá, da UNIFEI, com 12,3 kg. Classe Advanced: equipe AeroRioAdvanced, da PUC Rio, com 12,1 kg.

Melhor Apresentação Oral – Classe Regular: equipe KeepFlying, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Classe Advanced: equipe Leviatã, do ITA. Classe Micro: equipe Tucano Micro, da Universidade Federal de Uberlândia.

Melhor Equipe Internacional – Classe Regular: equipe Aerodesign Venezuela, da Universidad Nacional Experimental Politécnica de La Fuerza Armada.

Melhor Projeto – Classe Regular: equipe EESC-USP Alpha, da EESC-USP. Classe Advanced: equipe Leviatã, do ITA. Classe Micro: equipe EESC-USP Mike, da EESC-USP.

Melhor Projeto de Aquisição de Dados – Classe Advanced: equipe AeroRioAdvanced, da PUC Rio.

Menor Tempo de Montagem – Classe Micro: equipe Microraptor, da Universidade Federal de Juiz de Fora, com 42 segundos.

Torcida Mais Animada – equipe Albatroz AeroDesign, da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Na Classe Regular, o regulamento este ano delimitou uma restrição dimensional de área em planta máxima de 7750cm2 e foi equivalente à regra de 1999, a primeira edição da Competição SAE BRASIL AeroDesign. O objetivo foi avaliar a evolução dos projetos ao longo das 16 edições da competição, principalmente o grau de capacidade de transportarem carga em relação às primeiras aeronaves daquela época, quando carregavam não mais que 6kg. Para a Comissão Técnica, o salto foi enorme. Em 2014 os aviões conseguiram transportar mais de 12 kg de carga.

Com a restrição dimensional atual as áreas de asa foram consideravelmente menores se comparado com as do regulamento de 2013, o que levou as equipes a buscarem aeronaves mais leves visando a maximização da carga transportada para uma pista de 61m. A restrição também resultou em asas mais esbeltas (grandes alongamentos) e desafiou as equipes a aprimorarem o projeto estrutural e aerodinâmico de suas aeronaves.

Na Classe Advanced chamaram atenção os projetos focados em sistemas de aquisição de dados em voo, assim como no desenvolvimento de aeronaves de peso vazio abaixo de 3kg. As equipes desenvolveram seus próprios sistemas devido à exigência dos parâmetros de voo, que deveriam ser colhidos em cada bateria.

Enquanto isso,os aviões da Classe Micro, que em 2013 carregavam cerca de 30 bolinhas de tênis,transportaram 40 unidades etrouxeramnovas soluções, como utilização também da asa como compartimento de carga.

A 16ª Competição SAE BRASIL AeroDesign teve início quinta-feira, dia 30, com a presença de 85 equipes, entre 95 inscritas, que representaram 16 Estados brasileiros e o Distrito Federal, além de uma equipe da Polônia, quatro da Venezuela e uma do Peru. As 85 equipes representaram 71 instituições de ensino, num total de 740 participantes.

A SAE BRASIL AeroDesign teve início com a etapa denominada Competição de Projeto, na qual as equipes tiveram seus projetos avaliados por juízes engenheiros da indústria aeronáutica, todos voluntários. De sexta-feira a domingo teve lugar a etapa Competição de Voo, em que os aviões passaram por até setebaterias e demonstraram ser capazes de decolar e transportar cargas úteis sempre crescentes, até as condições limite de cada projeto.

O Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais, organizado pela Seção São José dos Campos. O objetivo é propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas e futuros profissionais do importante segmento da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes.

“As competições estudantis da SAE BRASIL são provas de engenharia criadas para desafiar os jovens a colocar em prática o conhecimento técnico adquirido em salas de aula. No programa, os estudantes também tomam contato com a gestão do projeto em todos os seus aspectos. É verdadeiramente uma experiência extracurricular que faz diferença na formação do engenheiro”, analisa Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

A 16ª Competição SAE BRASIL AeroDesign teve o patrocínio da Airbus, Boeing, Embraer, SAAB, GE, Honeywell, Parker, Hamilton Sundstrand, Rolls-Royce e Pratt& Whitney. Além disso, recebeu o apoio do DCTA, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Prefeitura de São José dos Campos, ADC Embraer e a rede Accor.

FOTOS: SERGIO FUJIKI



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Michele Alves – michele.alves@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / 94984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308