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 Release
21/10/2014
Colloquium Internacional SAE BRASIL debate novos critérios de conforto vibroacústico

Experts mundiais em NVH participarão do encontro, que será realizado em Florianópolis/SC, nos dias 4 e 5 de novembro

Hoje o volume do ruído emitido pelo carro não é mais determinante de conforto. Entender como o usuário percebe os ruídos é atualmente um dos desafios dos estudos na área. Este é um dos assuntos do Colloquium Internacional SAE BRASIL de Ruídos e Vibrações 2014, que reunirá experts dos Estados Unidos, Alemanha, Suécia e Bélgica, além do Brasil, dias 4 e 5 de novembro, no Oceania Convention Center (rua do Marisco, 550, Praia dos Ingleses), em Florianópolis/ SC.

Promovido pela Seção Parará/Santa Catarina da SAE BRASIL, o encontro terá quatro palestras, apresentação de 25 trabalhos técnicos (papers) e mostra de engenharia, com representantes das principais empresas dos segmentos automotivo e aeroespacial, como Brüel & Kjaer, LMS, D’altomare e Signalworks.

Segundo Érico Fulco, um dos coordenadores do evento, a preferência do consumidor por determinados carros com o mesmo nível de ruído foi um dos motivadores para a aplicação de pesquisas psicoacústicas, que avaliam o conforto acústico no interior do veículo. “Hoje não só medimos os ruídos como fazemos pesquisas com pessoas que avaliam o conforto no interior dos veículos. Antigamente quanto menor fosse o ruído, melhor. Hoje, o conforto no interior do veículo se tornou tão ou mais importante que o nível de ruído”, afirma.

A partir da pesquisa psicoacústica, a área de NVH (ruídos, vibrações e asperezas) busca desenvolver ruídos de acordo com o perfil de cada veículo. “Conseguimos gerar sensações de potência, esportividade e conforto”, exemplifica Fulco.

Palestras – Com o tema central "Tecnologia para a Redução de Ruído", o encontro receberá entre os palestrantes acadêmicos e profissionais de empresas da área, que falarão para estudantes, engenheiros e técnicos de montadoras e autopeças do Brasil, com a expectativa de gerar avanços nos métodos e procedimentos de solução para problemas vibro-acústicos. “A área de NVH é carente em especialistas. Temos poucos acadêmicos com experiência na área, então esperamos oferecer uma contribuição para recursos humanos”, afirma Samir Gerges, chairperson do encontro.

No dia 4, Joachim Scheuren, professor adjunto do Departamento de Acústica Aplicada da Chalmers University of Technology, ministrará a palestra “Análise do Caminho de Transferência – Experiências, Expectativas e Perspectivas”. “Esta apresentação abordará o estado de arte da tecnologia para identificar os caminhos de propagação vibro-acústica e fornecer orientação para a redução de ruído e vibração e sua propagação”, explica Gerges.

No mesmo dia, Herman Van der Auweraer, diretor de Pesquisa Global da LMS, e Karl Janssens, gerente da Divisão de Pesquisa de Ensaio da LMS, falarão sobre o tema “Inovações na Análise de Caminhos de Transferência para Ruído Transmitido Via Caminho Aéreo com Foco no Teste de Ruído de Passagem".

No dia 5, Mats Åbom, professor de Acústica da KTH, abordará o assunto “Ruído de Turbo Carregador – Geração e Controle”. “Mats vai abordar o mecanismo de geração de ruído de turbo geradores, identificando as fontes e oferecendo modelagem e controle para cada caso”, adianta Gerges.

No mesmo dia, Chad Musser, gerente de Projetos – Vibro-Acústica da ESI Group, falará sobre “Os Impactos em NVH da Redução do Peso de Veículos", com abordagem a respeito da redução de peso em relação ao comportamento vibro-acústico, usando modelagem para análise estatística de energia.

Papers – Ao longo da programação, serão apresentados 25 trabalhos técnicos, nacionais e internacionais, sobre aeroacústica; efeito humano de ruído e vibração; técnicas para a identificação da fonte; motor, “powertrain” e sistema de transmissão; ruídos, vibrações e asperezas no exterior e no interior do veículo; subsistemas veiculares; vibração geral e acústica; métodos numéricos; qualidade do som; e técnicas de medição de ruídos, vibrações e asperezas.

“Os simpósios da SAE BRASIL representam oportunidades para atualização e discussão de temas técnicos conectados com as demandas de uma sociedade ávida por mais segurança, conforto e qualidade de vida”, aponta Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

Frank Sowade, vice-presidente da SAE BRASIL, acrescenta que nestes encontros promovidos pela associação os engenheiros encontram informação privilegiada e atualizada, fornecida por fontes de alto nível técnico e larga experiência. “Esses encontros são oportunidades únicas para o tão necessário networking profissional”, diz Sowade.

Confira a programação:

4 DE NOVEMBRO

9h – Apresentação de papers.
11h25 – Palestra “Análise do Caminho de Transferência – Experiências, Expectativas e Perspectivas”, com Joachim Scheuren, professor adjunto do Departamento de Acústica Aplicada, da Universidade de Tecnologia Chalmers (Alemanha).
14h10 – Palestra “Inovações na Análise de Caminhos de Transferência para Ruído Transmitido Via Caminho Aéreo com o Foco no Teste de Ruído de Passagem", com Herman Van der Auweraer, diretor de Pesquisa Global da LMS, e Karl Janssens, gerente da Divisão de Pesquisa de Ensaio da LMS (Bélgica).
16h30 – Apresentação de papers.

5 DE NOVEMBRO
8h –
Apresentação de papers.
9h – Palestra “Ruído de Turbo Carregador – Geração e Controle”, com Mats Åbom, professor de Acústica da KTH (Suécia).
10h20 – Palestra “Os Impactos em NVH da Redução do Peso de Veículos", com Chad Musser, gerente de Projetos – Vibro-Acústica da ESI Group (Estados Unidos).
11h20 – Apresentação de papers.
12h20 – Encerramento.


Colloquium Internacional SAE BRASIL de Ruídos e Vibrações 2014
Dias 4 e 5 de novembro de 2014.
Oceania Convention Center – Rua do Marisco, 550, Praia dos Ingleses, Florianópolis (SC).



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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