Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
13/10/2014
Começou Baja SAE BRASIL – Etapa Nordeste em Camaçari (BA)

Etapa regional, que acontece de 7 a 9 de novembro, conta com equipes de 10 Estados do Norte e Nordeste do País

Estudantes de engenharia de 16 instituições de ensino estão em contagem regressiva para colocar à prova 18 carros off-road. Denominados Baja SAE, os veículos foram projetados e construídos dentro das instituições de ensino exclusivamente para a Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nordeste, que será realizada entre os dias 7 e 9 de novembro, no Estádio Municipal de Camaçari, na Bahia.

O evento constitui etapa preparatória para a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, aglutinadora de talentos da engenharia automotiva brasileira, que em março último teve no pódio duas equipes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Mangue Baja 1 e Mangue Baja 2 –, campeã e vice, respectivamente.

A Etapa Nordeste vem com 18 equipes inscritas (o mesmo em 2013), de 10 Estados, sendo oito do Nordeste – Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe – e duas do Norte – Amazonas e Para, num total aproximado de 320 estudantes.

Pernambuco e Paraíba possuem quatro equipes inscritas cada. Os Estados da Bahia e do Rio Grande do Norte contam com duas cada. Já Alagoas, Amazonas, Ceará, Pará, Piauí e Sergipe possuem uma cada. Todas as equipes terão de submeter os carros a provas estáticas e dinâmicas, supervisionadas por juízes, engenheiros da indústria da mobilidade.

As provas começam no dia 7 com apresentações orais dos projetos. No dia 8, serão realizadas as avaliações de segurança, conforto e motor, além de provas dinâmicas que envolvem aceleração, tração e desempenho de dirigibilidade. No dia 9, os carros enfrentam o enduro de resistência, com três horas de duração, a prova mais esperada, realizada em terreno acidentado e com muito barro e outros obstáculos. Com exceção das apresentações orais, as demais provas são abertas ao público.

A equipe Mangue Baja 1, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), também foi a vencedora da competição regional no ano passado, disputada por 14 equipes entre 18 inscritas.

Nacional – A Etapa Nordeste constitui oportunidade para a troca de conhecimentos entre as equipes e o aperfeiçoamento dos veículos off-road, que irão disputar a competição nacional, realizada anualmente no primeiro semestre, em Piracicaba, interior de São Paulo, com cerca de 70 equipes de todas as regiões do Brasil.

Regionais – Além da Etapa Nordeste, existem mais duas competições regionais, também preparatórias: a Etapa Sudeste, que foi realizada em agosto, em Minas Gerais; e a Etapa Sul, agendada para 14 a 16 de novembro, no Distrito Industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul.

Carros – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

“As competições estudantis da SAE BRASIL proporcionam aos futuros engenheiros a oportunidade de por em prática as teorias aprendidas nas salas de aula e, assim, desenvolver capacidades e a paixão necessárias a uma boa formação profissional”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 7 (sexta-feira), das 8h às 16h – Apresentações orais dos projetos.
Dia 8 (sábado), das 7h às 18h – Avaliações de segurança, conforto e motor, além de provas dinâmicas que envolvem aceleração, tração e desempenho de dirigibilidade (todas as atividades são simultâneas).
Dia 9 (domingo), das 9h às 12h – Enduro de resistência.
Dia 9 (domingo), 13h30 às 14h30 – Premiação.


Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nordeste
Data: 7 a 9 de novembro de 2014
Local: Estádio Municipal de Camaçari (avenida Dom Avelar, s/nº, Camaçari, Bahia)


INSTITUIÇÕES E EQUIPES:

Bahia – 2 equipes de 2 instituições
Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Equipe Carpoeira Baja
Universidade Federal do Vale do São Francisco – Equipe Baajatinga

Alagoas – 1 equipe de 1 instituição
Faculdade Pitágoras de Maceió – Equipe Bode Guerreiro Baja

Ceará – 1 equipe de 1 instituição
Universidade Federal do Ceará (UFC) – Equipe Siará Baja

Pará – 1 equipe de 1 instituição
Universidade Federal do Pará (UFPA) – Equipe Baja Tucuruí

Paraíba – 4 equipes de 3 instituições
Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Equipe Bajampa
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Equipe Parahybaja
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – equipes UFPBaja Imparagonável e UFPBaja Inelutável

Pernambuco – 4 equipes de 3 instituições
Escola Politécnica de Pernambuco (POLI-UPE) – Equipe Corisco
Instituto Federal de Pernambuco – Equipe Bajagreste
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – equipes Mangue Baja 1 e Mangue Baja 2

Piauí – 1 equipe de 1 instituição
Instituto Federal do Piauí (IFPI) – Equipe IFPI Baja SAE

Rio Grande do Norte – 2 equipes de 2 instituições
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Equipe Car-kará
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – Equipe Cactus Baja SAE

Sergipe – 1 equipe de 1 instituição
Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Equipe SerBaja Nardelli

Amazonas – 1 equipe de 1 instituição
Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – Equipe Baja UEA



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Michele Alves – michele.alves@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000/ (11) / 94984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308