Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
13/10/2014
Equipe Ayr Picanço é bicampeã da Competição SAE BRASIL Demoiselle


Competição desafiou estudante de ensino médio a projetarem, construirem e fazer voar, pequena aeronave movida pela torção de um elástico, em SJdosCampos

A equipe da Escola Estadual Professora Ayr Picanço Barbosa de Almeida, de São José dos Campos, SP, venceu neste sábado, 11 de outubro, a segunda edição da Competição SAE BRASIL Demoiselle, realizada no Ginásio Poliesportivo da ADC Embraer, na cidade. O pequeno avião dos seis estudantes, propulsionado à hélice movida pela torção de um elástico, realizou um voo de 130.5 segundos, já consideradas as bonificações e penalidades aplicáveis. O resultado levou a equipe a se sagrar bicampeã da competição. Ano passado, o projeto da equipe realizou um voo de 41.9 segundos.

Ana Beatriz da Silva Aguiar, capitã da equipe, atribuiu o resultado às pesquisas feitas pelo grupo desde janeiro. “Como adquirimos prática ano passado, a gente se aprofundou nos estudos para melhorar o projeto e deu certo”, diz. A equipe reduziu de 13 gramas para 8,5 gramas o peso do avião, com a substituicão da seda usada na estrutura por plástico, lixamento da hélice que perdeu 4 gramas e troca do estabilizador por um melhor. Ana Beatriz cursa o segundo ano do ensino médio e, com a experiência, diz que está pensando em estudar engenharia. “Descobri que é uma área muito intessante, por isso ano que vem estarei de novo na competição, junto com a minha equipe”, afirma a capitã, que tem 16 anos.

O segundo lugar na competição ficou para a equipe Blue Sky, da E.E. Professor Juvenal Machado de Araujo. O pequeno avião da equipe realizou 116.5 segundos de voo e foi seguido, como terceira colocação, pelo projeto da equipe ETEP Birds, da Escola Técnica Professor Everardo Passos (ETEP), com 69.3 segundos de voo e também de São José dos Campos.

A Competição SAE BRASIL Demoiselle reuniu oito equipes, entre nove inscritas, todas compostas por estudantes do ensino de escolas públicas e privadas de São José dos Campos, Jacareí e Botucatu.

Para participar da competição, as equipes foram desafiadas a projetar, construir e fazer voar um pequeno avião, propulsionado à hélice e movida pela torção de um elástico, seguindo regras estabelecidas pela SAE BRASIL, disponível no site www.saebrasil.org.br.

O objetivo da competição é disseminar o interesse e conhecimento da engenharia, especialmente a aeronáutica, em particular a partir do fascínio e atração que a aviação exerce sobre o homem.

Projetos - Construídas em madeira, papel ou outro material, as pequenas aeronaves devem pesar no mínimo 7 gramas, terem no máximo 40 cm de envergadura (distância entre uma ponta de asa a outra) projetada, hélices de 23 cm de diâmetro máximo e estrutura capaz de suportar a força que o elástico faz sobre ela ao ser torcido por várias centenas de voltas até o lançamento, feito a mão. O desafio é fazer a aeronave, não controlada, voar maior tempo possível numa área delimitada. A equipe que obtiver o maior tempo de voo do pequeno avião será a vencedora.

Além de troféu, os integrantes da equipe vencedora, a Ayr Picanço, poderão acompanhar, na área vip, a 16ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, agendada para 30 de outubro a 2 de novembro de 2014, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, SP. As segunda e terceira equipes colocadas receberam troféus.

O termo “Demoiselle” é uma homenagem da SAE BRASIL ao segundo avião projetado e construído por Alberto Santos Dumont, menos conhecido que o 14 Bis, mas sua concepção estrutural, considerada excepcional, influenciou, no começo do século 20, toda a indústria da aviação, especialmente a europeia.

Demais competições – A SAE BRASIL realiza mais três competições estudantis, estas voltadas para estudantes de graduação em engenharia: a Baja SAE, em que estudantes projetam e constroem veículos off-road; SAE AeroDesign, que estimula o projeto e construção de aeronaves em escala reduzida; e Fórmula SAE, voltada ao desenvolvimento e construção de carros tipo Fórmula a combustão ou elétricos. As três competições seguem os padrões da SAE INTERNATIONAL e as equipes vencedoras conquistam a cada ano mais espaço para o Brasil no Exterior.

“As competições estudantis da SAE BRASIL são provas de engenharia criadas para desafiar os jovens a praticar conhecimento técnico com ousadia e criatividade, além de fazer com que tomem contato com a gestão de projeto em todos os seus aspectos, inclusive o financeiro. É verdadeiramente uma experiência extracurricular que faz diferença na formação do engenheiro”, analisa Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michele Alves – michele.alves@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 11 94984-9581


 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308