Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
05/11/2014
Amanhã (6), em BH, SAE BRASIL debate tendências para projeção de estratégias para 2015

Indústrias, entidades representativas e instituições financeiras participam do 11º Simpósio SAE BRASIL de Tendências

Analisar o cenário da indústria brasileira para projetar as estratégias de 2015 no campo da mobilidade é a proposta do 11º Simpósio SAE BRASIL de Tendências, que reunirá indústrias, entidades representativas e instituições financeiras no dia 6 de novembro, na Casa Fiat de Cultura (praça da Liberdade, 10, Funcionários), em Belo Horizonte, MG.

Organizado pela Seção Minas Gerais da SAE BRASIL, dirigida por Ugo Delfino, o encontro vai responder questões como o Brasil é uma força industrial? Possui alto grau de industrialização? É justificável a preocupação com a nossa desindustrialização? O Brasil tem competências que sustentam a indústria local?

Segundo Felipe Madeira, chairperson do simpósio, o crescimento sustentável, a inovação tecnológica e a competitividade se tornaram conceitos vitais para o setor. “É imprescindível inovar, discutir a competitividade de maneira ampla e pensar no crescimento sustentável como base de tudo”, afirma o engenheiro.

Programação – Por meio de palestras, representantes das principais entidades e empresas do setor apresentarão tendências-chave para o planejamento de 2015. “O momento é de dúvida com relação ao cenário político-econômico instável”, afirma Madeira. “Em vez de lamentar, vamos apresentar cases de sucesso para analisar quanto a conjuntura atrapalha e quanto falta ‘pensar fora da caixa’ e propor ações inovadoras para superar o problema”, completa.

Entre os palestrantes, Marcelo Veneroso, vice-presidente regional da ABIMAQ (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos), ministrará a palestra “Propostas de Política de Competitividade”. Ronaldo Tadeu Pena, diretor-presidente da BH Tec, e Nivio Ziviani, professor da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), abordarão o tema “Aceleração da Inovação em Parques Tecnológicos”. Flávio Del Soldato, diretor-geral da Aethra/ Flamma, fará a apresentação “Perspectivas do Setor Automotivo”. Fábio Sacioto, presidente da Câmara Automotiva da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), falará sobre “Indústria Automotiva Mineira: Desafios e Oportunidades”.

Francisco Romero, gerente de Otimização do Valor do Produto da Fiat, abordará o tema “Cenário da Indústria Automotiva: Competitividade – Desafios Constantes”. Ivan Witt, diretor de Compras do Grupo Caoa, fará a apresentação “Condomínios Industriais para Médio e Baixo Volume”. Priscila Pacheco Trigo, economista do Bradesco, ministrará a palestra “Cenário Macroeconômico e Projeções para 2015”. Jorge Rosa, da Rockwell, abordará o tema “Integração de Sistemas como Ferramenta para o Aumento da Produtividade”.

O simpósio é dirigido a executivos, gestores, diretores e gerentes, além de tomadores de decisão e formadores de opinião.

“Os simpósios da SAE BRASIL representam oportunidades para atualização e discussão de temas técnicos conectados com as demandas de uma sociedade ávida por mais segurança, conforto e qualidade de vida”, aponta Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

Frank Sowade, vice-presidente da SAE BRASIL, acrescenta que nestes encontros promovidos pela associação os engenheiros encontram informação privilegiada e atualizada, fornecida por fontes de alto nível técnico e larga experiência. “Esses encontros são oportunidades únicas para o tão necessário networking profissional”, diz Sowade.

O 11º Simpósio SAE BRASIL de Tendências é patrocinado pelas empresas Aethra, Comau, Magneti Marelli e Denso, além de receber o apoio da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais, da Casa Fiat de Cultura, do Diário do Comércio, do SIMI (Sistema Mineiro de Inovação) e da UBQ (União Brasileira para a Qualidade).

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

8h30 –
Abertura com Felipe Madeira, chairperson do 11º Simpósio SAE BRASIL de Tendências.
9h – Palestra “Cenário Macroeconômico e Projeções para 2015”, com Priscila Pacheco Trigo, economista do Bradesco.
9h45 – Palestra “Integração de Sistemas como Ferramenta para o Aumento da Produtividade”, com Jorge Rosa, da Rockwell.
11h – Palestra “Propostas de Política de Competitividade”, com Marcelo Veneroso, vice-presidente regional da ABIMAQ (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos).
11h45 – Palestra “Condomínios Industriais para Médio e Baixo Volume”, com Ivan Witt, diretor de Compras do Grupo Caoa.
14h30 – Palestra “Indústria Automotiva Mineira: Desafios e Oportunidades”, com Fábio Sacioto, presidente da Câmara Automotiva da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais).
15h15 – Palestra “Aceleração da Inovação em Parques Tecnológicos”, com Ronaldo Tadeu Pena, diretor-presidente da BH Tec, e Nivio Ziviani, professor da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
17h – Palestra “Perspectivas do Setor Automotivo”, com Flávio Del Soldato, diretor-geral da Aethra/ Flamma.
17h45 – Palestra “Cenário da Indústria Automotiva: Competitividade – Desafios Constantes”, com Francisco Romero, gerente de Otimização do Valor do Produto da Fiat.
18h30 – Encerramento com Ugo Delfino, diretor da Seção Regional Minas Gerais da SAE BRASIL.

11º Simpósio SAE BRASIL de Tendências
Dia 6 de novembro de 2014, das 8h30 às 18h30.
Casa Fiat de Cultura – Praça da Liberdade, 10, Funcionários - Belo Horizonte (MG).



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308