Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
10/11/2014
Amanhã (11), em São Paulo, SAE BRASIL debate demandas para expansão dos veículos elétricos e híbridos

Especialistas participarão de palestras no dia 11 de novembro, na capital paulista; No dia 12, haverá test drive em Indaiatuba, SP

Discutir as demandas de infraestrutura e incentivos para a expansão dos veículos elétricos e híbridos no Brasil, para assegurar ao usuário preço competitivo e uso sem obstáculos, é o objetivo do Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos 2014, que será realizado dia 11 de novembro, no Club Transatlântico (rua José Guerra 130, Chácara Santo Antônio), em São Paulo.

Além de uma grade de palestras com representantes da indústria, academia, setor elétrico e profissionais da mobilidade, o simpósio será acompanhado por test drive com veículos elétricos e híbridos da GM, Renault, Audi e Toyota, exclusivo para os participantes. O test drive será realizado dia 12 de novembro, em Indaiatuba-SP, no Campo de Provas da Cruz Alta, da General Motors.

Segundo Ronaldo Mazará Jr, chairman do encontro, há menos de cinco anos os discursos sobre veículos elétricos e híbridos para o mercado nacional estavam baseados, primordialmente, em pensamentos futuristas, conjecturas de poucas evidências e incredulidade. “Hoje nos deparamos com uma realidade muito mais otimista, com diversos veículos híbridos já sendo comercializados e outros puramente elétricos sendo testados em frotas, com bons resultados e promessas de lançamentos de plataformas mundiais que abrangerão o nosso mercado”, avalia Mazará.

Em fase de implementação, ambas tecnologias incorporam uma série de componentes e novos sistemas, sobretudo em baterias. “São investimentos de grande vulto. Levará tempo para que sejam amortizados e, consequentemente, os veículos passem a ter preços mais atraentes”, afirma. Para Mazará, o desafio é atingir o público com produtos que hoje têm preços maiores do que os veículos convencionais. “Precisamos então, nesta fase inicial de implementação no mercado, de incentivos fiscais ou estímulos como bonificação, similares aos que já estão sendo praticados em outros mercados do mundo, para estimular a compra e o gradativo barateamento dos produtos pela amortização dos investimentos no desenvolvimento das novas tecnologias e pela produção em escala”, afirma.

Programação – “A Consolidação das Tecnologias para Veículos Elétricos e Híbridos no Mundo e o Crescimento da Demanda” é o tema central do simpósio, que terá quatro blocos. O primeiro, “Cenários da Mobilidade Elétrica”, abordará temas distintos, que vão desde pesquisa com usuários e gestão da infraestrutura a projetos no setor.

“Tecnologias para Desenvolvimento da Mobilidade Elétrica” é o tema do segundo bloco, que apresentará ferramentas e soluções de engenharia para suportar projetos de eletrificação automotiva.

O terceiro bloco, “Panoramas da Mobilidade Elétrica”, oferecerá um overview sobre a situação atual da Europa neste setor, sistemas de recarregamento e programa de etiquetagem veicular com foco nos veículos elétricos.

Por último, no bloco “O Mercado de Veículos Elétricos no Brasil”, será realizado um painel para discussão de cases de montadoras quanto à eletrificação automotiva.

“Os simpósios da SAE BRASIL representam oportunidades para atualização e discussão de temas técnicos conectados com as demandas de uma sociedade ávida por mais segurança, conforto e qualidade de vida”, aponta Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

Frank Sowade, vice-presidente da SAE BRASIL, acrescenta que, nestes encontros promovidos pela associação, os engenheiros encontram informação privilegiada e atualizada, fornecida por fontes de alto nível técnico e larga experiência. “Esses encontros são oportunidades únicas para o tão necessário networking profissional”, diz Sowade.

O Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos 2014 tem o patrocínio da Chevrolet, Ford, Keysight, Magneti Marelli, Mercedes-Benz, Renault e WEG, além de apoio da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e do CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações).

PROGRAMAÇÃO:

8h30 – Abertura com Ronaldo Mazará Júnior, chairman do simpósio.
8h40 – Palestra “Itaipu – Ações e Experiências em Prol do Desenvolvimento da Mobilidade Elétrica”, com Marcio Massakiti, coordenador das Linhas de Pesquisa e Desenvolvimento do Programa Veículo Elétrico da Itaipu. Mediação: Ronaldo Mazará Junior, chairman do simpósio.

9h30 – BLOCO “CENÁRIOS DA MOBILIDADE ELÉTRICA”
Palestra “Apresentação do Projeto de P&D da CPFL sobre Mobilidade Elétrica: Escopo, Objetivos e Resultados Iniciais”, com Marcelo Gongra, gerente do Projeto de Mobilidade Elétrica da CPFL Energia.
Palestra “Mobi.me – Uma Solução Integrada de Gestão de Mobilidade Elétrica”, com André Martins Dias, chefe de Sistemas Inteligentes da CEIIA.
Palestra “Barco Solar Amazônia: o Potencial da Integração Solar Fotovoltaica ao Transporte Fluvial na Amazônia”, com Ricardo Ruther, professor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).
Palestra “Solução Híbrida para Navios de Apoio”, com Bruno Fauro Scalco, analista de Vendas da WEG.
Mediação: Raul Beck, engenheiro responsável pela área de Sistemas de Energia do CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações).

11h35 – BLOCO “TECNOLOGIAS PARA DESENVOLVIMENTO DA MOBILIDADE ELÉTRICA”
Palestra “Tecnologias em Sistemas de Teste de Powertrain Eletrificado”, com Volker Niemeyer, gerente da Unidade de Negócios Globais da AVL.
Palestra “Ferramentas Voltadas à Hibridização”, com Hayram Nicacio, diretor da HNX Consultoria em Sistemas Digitais.
Palestra “Novas Formas de Executar Testes de Resolução de Problemas em Sistemas Automotivos Embarcados”, com Rodrigo Vicentine, da Keysight.
Palestra “Conceitos Híbridos para Mercados ‘Fast Follower’”, com Oliver Rütten, da FEV.
Mediação: Ricardo Takahira, gerente de Novos Negócios e Inovação da Magneti Marelli.

14h20 – BLOCO “PANORAMAS DA MOBILIDADE ELÉTRICA”
Palestra “Para Onde Vai o Veículo Elétrico?”, com João Dias, ex-coordenador do Programa para a Mobilidade em Portugal da MOBI2.E.
Palestra “Infraestrutura de Recarga para Veículos Elétricos”, com Felipe Martins Francisco, Engenharia de Aplicação de Energia Solar da Schneider Electric.
Palestra “Etiquetagem Veicular para Veículos Híbridos”, com Alexandre Novgorodcev, coordenador do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular da INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
Mediação com Wanderlei Marinho, professor convidado da FGV (Fundação Getulio Vargas).

16h05 – BLOCO “O MERCADO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS NO BRASIL”
Cases da Audi, General Motors e Renault. Mediação: Ailton Conde Jussani, professor e pesquisador da FEA/USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo).
17h20 – Encerramento com Raul Beck, engenheiro responsável pela área de Sistemas de Energia do CPqD.


Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos 2014
Palestras – Dia 11 de novembro de 2014.
Club Transatlântico – rua José Guerra 130, Chácara Santo Antônio, São Paulo (SP).
Test drive – Dia 12 de novembro de 2014
Campo de Provas da Cruz Alta (CPCA) – General Motors – Estrada General Motors s/nº, Caldeira, Indaiatuba (SP).



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308