Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
03/10/2014
Roberto Cortes presidirá o Congresso SAE BRASIL 2015

Anúncio foi feito neste dia 2, em São Paulo durante encerramento do Congresso 2014, no Expo Center Norte

São Paulo – Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, será o próximo presidente do Congresso SAE BRASIL em 2015. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (2) por Astor Milton Schmitt, presidente do evento este ano, durante cerimônia de encerramento presenciada por líderes da indústria e por Ricardo Reimer, Frank Sowade e Daniel Hancock, respectivamente presidente e vice-presidente da SAE BRASIL e presidente da SAE INTERNATIONAL. O Congresso SAE BRASIL 2015 será realizado de 22 a 24 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Na solenidade de encerramento Astor Schmitt destacou o elevado nível do congresso. O executivo atribuiu o sucesso do evento ao empenho dos mais de 200 engenheiros voluntários na construção dos 17 painéis e à participação de empresas com tecnologias de ponta na Mostra Tecnológica.

Conselheiro da Randon Implementos e Participações, Schmitt destacou ainda o Experience Center, pela primeira vez no evento, que mostrou os avanços da engenharia brasileira em veículos elétricos e carro autônomo, em exposição dinâmica e disponíveis para teste drive pelos visitantes, além dos novos freios CBS-Honda para motocicletas e a exposição estática dos veículos campeões nos programas estudantis da SAE BRASIL, “símbolo do incentivo da entidade à inovação e formação da engenharia brasileira”.

Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL, lembrou a relevância dos temas debatidos, o alto nível do conteúdo apresentado e a oportunidade de networking que o Congresso SAE BRASIL oferece. “A oportunidade de intercâmbio no evento é importante para o desenvolvimento dos engenheiros e da engenharia brasileira”, afirmou.

Os três dias de apresentações do maior fórum de engenharia da mobilidade da América Latina fecharam com o tradicional Painel dos Presidentes, que contou com apresentações de Daniel Hancock, da SAE INTERNATIONAL; David Abramo Randon, das Empresas Randon; Santiago Chamorro, da General Motors do Brasil, Sérgio Mendlowicz, da Rassini NHK Automotive; e Vilmar Fistarol, da CNH Industrial.

Os executivos chamaram a atenção para os desafios futuros da mobilidade, em especial nos grandes centros urbanos, e reafirmaram que a indústria está preparada para atender com tecnologia às necessidades dos gargalos gerados pelas concentrações populacionais ante as demandas de mobilidade.

Daniel Hancock apontou para o desafio do momento em que a tecnologia se encontrar com a política de regulamentação e da infraestrutura necessária para operação dos sistemas e ressaltou a questão da privacidade da informação trocada entre veículos. “Temos que trabalhar também para a cyber segurança, construir sistemas robustos, e não só na engenharia”, recomendou.

Vilmar Fistarol ressaltou que a principal barreira a ser superada pela indústria é a da mobilidade urbana sustentável. “A mobilidade inteligente já existe, mas é preciso pensar no futuro que queremos e no uso racional de veículos individuais”, disse.

Davi Randon apresentou as atividades industriais das Empresas Randon e destacou a importância do segmento dos implementos para a mobilidade no País, notadamente rodoviário.

Santiago Chamorro mostrou avanços tecnológicos com destaque para a área da Telemática, e citou pesquisa que demonstra a intensificação do fluxo de pessoas de volta para as grandes cidades. “Isso só aumenta o desafio e a responsabilidade da indústria em oferecer soluções”, afirmou.

Sérgio Mendlowicz demonstrou a evolução da indústria nos últimos anos e lançou uma questão relacionada ao potencial tecnológico e ao atendimento ao desejo/necessidade do consumidor: “Conhecemos o nosso consumidor o bastante para satisfazer seus anseios quanto à mobilidade?”, questionou o executivo.

BALANÇO – Com público superior a 10 mil visitantes, o Congresso SAE BRASIL 2014 debateu entre os dias 30 de setembro e 2 outubro o tema “Construindo a mobilidade inteligente – os veículos do futuro” em 17 painéis – três painéis-âncora (Presidentes, Engenheiros-chefe, e Internacional, com a presença de expoentes estrangeiros da indústria) - e 14 temáticos (Aeroespacial, Caminhões e Ônibus, Compras, Educação de Engenharia, Ferroviário, Logística, Manufatura, Máquinas Agrícolas e de Construção, Motorsport, Qualidade, Segurança Veicular, Tecnologia da Informação, Telemática e Infotainment e Veículos Elétricos e Híbridos).

O Congresso SAE BRASIL também apresentou 144 trabalhos inéditos de engenharia, de autores nacionais e estrangeiros, durante os três dias de realização.

MOSTRA TECNOLÓGICA – Referendada pelo Comitê de Reconhecimento da SAE BRASIL, a tradicional pesquisa com visitantes da Mostra Tecnológica, que este ano reuniu inovações de 76 empresas, elegeu três destaques entre os expositores que apresentaram tecnologias aplicáveis ao mercado brasileiro: as empresas AISIN, ESI-Group e Magneti Marelli.

HOMENAGENS – A SAE BRASIL reconheceu dois destaques máximos na área da mobilidade: Paulo Pedro Belini, presidente emérito da Marcopolo S/A, como Destaque Empreendedor; e Issao Mizoguchi, presidente das Operações da Honda América do Sul, como Destaque Internacional. Personalidades do setor automotivo em 10 áreas da mobilidade também foram homenageadas. São elas:

AEROESPACIAL - Emílio Kazunoli Matsuo, vice-presidente sênior e engenheiro chefe da Embraer;
COMBUSTÍVEIS E EMISSÕES - Claudio Demaria, diretor de Engenharia da Fiat Chrysler;
EDUCAÇÃO DE ENGENHARIA - Ricardo Takahira, gerente de Novos Negócios e Inovação da MAGNETI MARELLI;
FERROVIÁRIO - Rodrigo Vilaça, diretor executivo da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários);
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA – Luis Morroni Filho, engenheiro-chefe para Plataforma C da FORD América do Sul;
MANUFATURA - Celso Placeres, diretor da Engenharia de Manufaturada Volkswagen do Brasil;
MATERIAIS - Marco A. Colosio, gerente de Engenharia do Produto da General Motors;
PROJETO DO PRODUTO - Rodrigo de Oliveira Chaves, diretor da Área de Engenharia de Desenvolvimento do Produtoda MAN;
SERVIÇOS - Ilkka Palin, diretor geral da MSX International;
SUSTENTABILIDADE - George Costa e Silva,diretor-executivo da Fundação TOYOTA DO BRASIL


_________________________________
FOTOS: Ruy Hizatugu




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308