Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
01/10/2014
SAE BRASIL Awards Ceremony homenageia talentos da engenharia

Com o tema-título Construindo a mobilidade inteligente – Os veículos do futuro, o Congresso SAE BRASIL segue até amanhã, quinta-feira (2)

São Paulo – O 23º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade (30 setembro a 2 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo) realizou nesta terça-feira, 30 de setembro, o SAE BRASIL Awards Ceremony, que homenageou jovens engenheiros e estudantes de engenharia.

Durante a cerimônia, 15 profissionais com até 35 anos e até 10 anos de graduação, receberam o Prêmio Jovem Engenheiro, este ano em sua 5ª edição. Indicados por empresas da área da mobilidade por sua participação em projetos com alto conteúdo de inovação e que tenham contribuído para o aprimoramento da qualidade e redução de custos, os homenageados tiveram seus perfis avaliados e aprovados pelo Comitê de Reconhecimento da SAE BRASIL, presidido pelo engenheiro Ozires Silva.

Abaixo, as premiações.

Jovem Engenheiro - Entre os premiados do 5º Prêmio Jovem Engenheiro, o destaque de 2014 foi para Guilherme Dedecca Hernandes, engenheiro de Desenvolvimento de Produto da Vice-Presidência da Embraer. Hernandes foi o responsável por ter levado ao programa da aeronave KC-390 resultados obtidos no projeto de pesquisa para implantação da tecnologia “avião virtual”, do qual participou por dois anos.

Os demais ganhadores foram:

Adriany Dolci da Silva, engenheira mecânica da Denso do Brasil;
Alexandre Roman, engenheiro de Projetos da Fras-Le;
André Boccato Payolla, engenheiro de Produto da Volkswagen do Brasil;
Daniel Novello, analista de Engenharia do Produto da Master Sistemas Automotivos;
Denis Nascimento, engenheiro de Desenvolvimento da Parker Hannifin;
Fabrício Silva, engenheiro de Produto para Sistemas de Para-choques da General Motors do Brasil;
Franco Rossi, analista de Engenharia do Produto da Randon Veículos;
Gustavo de Godoy José, analista da Engenharia do Produto – Randon Implementos;
Jonathan William de Holanda, engenheiro de Sistemas - Equatorial Sistemas;
Luiz Augusto de Noronha Mendes, coordenador de Testes e Confiabilidade – FPT Industrial;
Robson Luiz da Matta, engenheiro de Infraestrutura da Mercedes-Benz do Brasil;
Rosemeire Aparecida Zulian – engenheira de Projetos e Freios da Continental Automotive;
Saulo Machado Rodrigues, analista de Engenharia do Produto – Jost Sistemas Automotivo s;
Tiago Alegretti Zucarelli, engenheiro de Vendas – MWM Brasil Rodas e Eixos;

Todos os 15 ganhadores receberam uma placa alusiva e anuidade gratuita como associados da SAE BRASIL. Além da placa e da anuidade, Guilherme Dedecca Hernandes recebeu um cheque de R$ 2 mil.

PRÊMIOS ESTUDANTIS – O Prêmio Estudantil de Engenharia e TI na Indústria da Mobilidade, para estudantes do ensino médio e superior, coordenado pelos Comitês Educação de Engenharia e Tecnologia da Informação do Congresso SAE BRASIL, reconheceu os melhores trabalhos nas áreas de Engenharia e TI.

Abaixo os premiados em cada uma das categorias.

Educação de Engenharia – Com o tema “Conectividade e Mobilidade Urbana: O novo perfil do Engenheiro” o Prêmio Estudantil SAE BRASIL de Educação de Engenharia 2014 distinguiu trabalhos de conclusão de curso de estudantes de ensino médio e superior apresentados a partir de julho de 2013. Os selecionados ganharam bolsa de estudo integral do Instituto Mauá de Tecnologia e valores em crédito de produtos de educação e ou cursos ou eventos promovidos pela SAE BRASIL.

Os ganhadores:

Primeiro colocado – Trabalho “Integração do Sistema de Gerenciamento de Bateria e de Tração de Veículos Elétricos via Rede CAN”, de Samuel Cordeiro da Costa, da FEI (Fundação Educacional Inaciana);

Segundo colocado – Trabalho “Projeto ótimo de uma aeronave não tripulada”, de Luana Maciel Cesar e Lenir de Abreu Jr., da Universidade Federal de São João Del Rei;

Terceiro colocado – Trabalho “Redrive: Monitoramento e Análise do Comportamento de Motoristas”, de Rafael Cherman Schvinger e Eduardo Marossi, do Instituto Mauá de Tecnologia.


Tecnologia da Informação – Com o tema “TI na Mobilidade Urbana Inteligente”, foram premiados os melhores trabalhos de estudantes de ensino médio, técnico e superior.

Os ganhadores:

Primeiro colocado: Trabalho “Desenvolvimento de uma plataforma virtual para aeronaves do Projeto SAE BRASIL AeroDesing”, de Pablo Henrique Ribeiro Bezerra, Felipe Resende Gomes, Leonardo de Oliveira Lopes, Francisco Marcelino Almeida de Araújo, Aratã Andrade Saraiva e Marcos Moraes, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí;

Segundo colocado: Trabalho “Estudo Metodológico do Projeto Informacional e Conceitual de Mini Baja Veículo de Rally”, de Matheus de Oliveira Souza, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano;

Terceiro colocado: Trabalho “Consumo de Energia Elétrica e Perda de Pacotes em Redes sem Fio”, de Wendler Augusto Zacariotto, Lorenzo Campos Coiado e Lia Toledo Moreira Mota, da PUC-Campinas.


Homenagem Especial – No encerramento das solenidades, foram homenageados os campeões nas etapas internacionais dos Programas Estudantis da SAE BRASIL, Fórmula SAE Lincoln e Baja Kansas, que incentivam estudantes de engenharia a projetar e construir protótipos de carros para disputar competição entre equipes.

Uma das homenagens foi para a Equipe E-Racing, da Unicamp, primeira colocada na Categoria Elétrica, entre 80 inscritas este ano na Fórmula SAE Lincoln (EUA). Bicampeã nessa categoria nos Estados Unidos, a equipe foi representada pelo capitão e engenheiro mecânico Felipe Corsetti Fantelli;

No Projeto Baja, a equipe FEI Baja, campeã entre as 100 equipes inscritas na competição Baja Kansas, nos Estados Unidos, foi homenageada. O capitão e engenheiro mecânico Bruno Afonso Garcia representou a equipe.

O Congresso – Com o tema-título Construindo a mobilidade inteligente – Os veículos do futuro, o Congresso SAE BRASIL segue até esta quinta-feira (2) com apresentações de painéis em muitas áreas da engenharia da mobilidade, como Caminhões e Ônibus, Logística, Manufatura, Qualidade, Segurança Veicular, Tecnologia da Informação, Veículos Elétricos e Híbridos etc, e especiais. Confira a programação no site da SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br

Presidido pelo engenheiro Astor Milton Schmitt, o Congresso SAE BRASIL 2014 apresentará cerca de 150 papers (trabalhos técnicos inovadores nas diversas áreas da engenharia e modalidade de transporte), selecionados entre mais de 300 trabalhos apresentados por engenheiros e profissionais do Brasil e do exterior. Haverá, ainda, a Mostra Tecnológica com os mais recentes avanços e inovações da indústria automotiva.

“O alto nível dos palestrantes e dos participantes dos debates sobre os mais diversos temas relacionados com os principais modais de transporte em um único evento fazem do Congresso SAE BRASIL uma oportunidade de networking e atualização sem igual para a engenharia brasileira”, afirma engenheiro Astor Milton Schmitt, presidente do Congresso SAE BRASIL 2014.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 e 94984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308