Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
26/09/2014
SUGESTÃO DE PAUTA

Caro pauteiro,


O Congresso SAE BRASIL 2014 começa nesta terça-feira, 30 de setembro, às 10 horas, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo. O tema do evento este ano é “Construindo a mobilidade inteligente – Os veículos do futuro”.

O evento é a maior vitrine de debates e tecnologias relacionadas à mobilidade da América Latina, e apresentará este ano, além de 17 painéis temáticos, a Mostra Tecnológica, com 76 empresas de ponta do setor automotivo com os avanços da engenharia nas áreas de conectividade, redução de peso de veículos, consumo de combustível e emissões veiculares, além de novos processos produtivos para maior eficiência e qualidade do produto.


Confira as novidades que rendem imagens:


JIPE COM PROPULSÃO ELÉTRICA – Na mão das tendências mundiais de eficiência energética, do programa brasileiro Inovar-Auto e do uso de energias alternativas limpas, a Renault traz o jipe elétrico Marruá, desenvolvido em parceria com a Itaipu Binacional. A tecnologia está disponível, mas seu crescimento no Brasil depende de uma infraestrutura ainda inexistente no País. O veículo estará disponível para test drive.

VEÍCULO AUTÔNOMO – Visitantes da mostra poderão entrar no CaRINA, carro autônomo que dispensa motorista, e tirar dúvidas sobre seu funcionamento. Exibido em movimento e controlado por joystick de dentro ou fora do carro, o CaRINA foi desenvolvido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, da USP para reduzir ocorrência de acidentes, aumentar a mobilidade de idosos e portadores de necessidades especiais, além de aumentar a eficiência do trânsito em geral.

SISTEMA ELÉTRICO DE ESTACIONAMENTO – sistema de freio de estacionamento elétrico que estará disponível para o mercado brasileiro em 2015. Esse sistema (da TRW), chamado EPB, funciona tanto como freio hidráulico convencional quanto freio elétrico e é acionado pelo motorista por meio de interruptor. O EPB também pode ser integrado ao sistema de freios, como ABS o que permite, além da frenagem de emergência, atuar como AutoHold (que segura o veículo por alguns segundos durante a partida em subidas) e Start-stop automático (que desliga o veículo enquanto está parado em semáforo, por exemplo).


TECNOLOGIAS PARA VEÍCULOS CONECTADOS – Bosch expõe seis tecnologias para veículos conectados. As inovações serão exibidas em iPad que mostrará as funcionalidades de cada produto passo a passo, interativamente:

• eMobility Starter Package - software de serviço que mostra e seleciona pontos de recarga para a bateria de carros elétricos, também permite a reserva de horário e calcula rota para o destino;
• Valet Parking - sistema para estacionamento em modo automático;
• Gestão de Frotas - alerta o motorista sobre os itens de manutenção preventiva do veículo, como a troca de óleo, e auxilia no agendamento de serviços nas oficinas mais próximas;
• Navegação Previsível - reconhece os sinais de trânsito e envia os dados para o painel do carro e equipamentos de gerenciamento do motor, o que reduz consumo de combustível em até 15%;
• Sistema Automático de Emergência eCall - em caso de acidente, transfere dados do acidente e do veículo envolvido para chamada de emergência;
• Car-to-car Communication - envia informação de pane no veículo para evitar acidentes.


LANÇAMENTO NOVO TURBO – Mostrada em primeira mão no Brasil, nova válvula de controle de pressão wastegate que equipa turbos da Honeywell, para veículos de passeio flex, a ser apresentada no Salão de Paris. Aplicado aos turbos da marca que equipam o novo motor 3 cilindros da PSA na Europa, a nova válvula, controla o fluxo de gases dentro da carcaça da turbina, melhora a vedação, aumenta a durabilidade do motor e diminui ruído. Mais compacto, o equipamento compacto é composto por apenas um componente – o anterior era formado por três e será mostrado em peça-protótipo no tamanho original.


NOVO MOTOR A DIESEL MODIFICADO PARA GÁS NATURAL – Pela primeira vez no Brasil, motor a diesel da Applus Idiada modificado para operar exclusivamente com gás natural, que reduz em 20% as emissões de CO² sem a necessidade de filtro de particulados, como nos motores Euro 5 e Euro 6. O motor tem alta performance, exclusiva em sua categoria, de 450Hp –os motores a gás mais potentes estão limitados a 400Hp (mercado norte-americano) e 340Hp (mercado europeu). É destinado a caminhões para médias e longas distâncias.


NOVOS FREIOS MELHORAM FRENAGEM PARA MOTOS – demonstração dinâmica de eficiência dos novos freios CBS (Combined Braking System), da Honda, que reduzem a distância de frenagem de motocicletas.

23º Congresso e Exposição Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade
Data: 30 de setembro a 2 de outubro de 2014
Local: Expo Center Norte/ Pavilhão Vermelho – rua José Bernardo Pinto, 333, vila Guilherme, São Paulo
Exposição é gratuita. Abre às 13h.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / 99658-5828 / 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308