Caro pauteiro,
O Congresso SAE BRASIL 2014 começa nesta terça-feira, 30 de setembro, às 10 horas, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo. O tema do evento este ano é “Construindo a mobilidade inteligente – Os veículos do futuro”.
O evento é a maior vitrine de debates e tecnologias relacionadas à mobilidade da América Latina, e apresentará este ano, além de 17 painéis temáticos, a Mostra Tecnológica, com 76 empresas de ponta do setor automotivo com os avanços da engenharia nas áreas de conectividade, redução de peso de veículos, consumo de combustível e emissões veiculares, além de novos processos produtivos para maior eficiência e qualidade do produto.
Confira as novidades que rendem imagens:
JIPE COM PROPULSÃO ELÉTRICA – Na mão das tendências mundiais de eficiência energética, do programa brasileiro Inovar-Auto e do uso de energias alternativas limpas, a Renault traz o jipe elétrico Marruá, desenvolvido em parceria com a Itaipu Binacional. A tecnologia está disponível, mas seu crescimento no Brasil depende de uma infraestrutura ainda inexistente no País. O veículo estará disponível para test drive.
VEÍCULO AUTÔNOMO – Visitantes da mostra poderão entrar no CaRINA, carro autônomo que dispensa motorista, e tirar dúvidas sobre seu funcionamento. Exibido em movimento e controlado por joystick de dentro ou fora do carro, o CaRINA foi desenvolvido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, da USP para reduzir ocorrência de acidentes, aumentar a mobilidade de idosos e portadores de necessidades especiais, além de aumentar a eficiência do trânsito em geral.
SISTEMA ELÉTRICO DE ESTACIONAMENTO – sistema de freio de estacionamento elétrico que estará disponível para o mercado brasileiro em 2015. Esse sistema (da TRW), chamado EPB, funciona tanto como freio hidráulico convencional quanto freio elétrico e é acionado pelo motorista por meio de interruptor. O EPB também pode ser integrado ao sistema de freios, como ABS o que permite, além da frenagem de emergência, atuar como AutoHold (que segura o veículo por alguns segundos durante a partida em subidas) e Start-stop automático (que desliga o veículo enquanto está parado em semáforo, por exemplo).
TECNOLOGIAS PARA VEÍCULOS CONECTADOS – Bosch expõe seis tecnologias para veículos conectados. As inovações serão exibidas em iPad que mostrará as funcionalidades de cada produto passo a passo, interativamente:
• eMobility Starter Package - software de serviço que mostra e seleciona pontos de recarga para a bateria de carros elétricos, também permite a reserva de horário e calcula rota para o destino;
• Valet Parking - sistema para estacionamento em modo automático;
• Gestão de Frotas - alerta o motorista sobre os itens de manutenção preventiva do veículo, como a troca de óleo, e auxilia no agendamento de serviços nas oficinas mais próximas;
• Navegação Previsível - reconhece os sinais de trânsito e envia os dados para o painel do carro e equipamentos de gerenciamento do motor, o que reduz consumo de combustível em até 15%;
• Sistema Automático de Emergência eCall - em caso de acidente, transfere dados do acidente e do veículo envolvido para chamada de emergência;
• Car-to-car Communication - envia informação de pane no veículo para evitar acidentes.
LANÇAMENTO NOVO TURBO – Mostrada em primeira mão no Brasil, nova válvula de controle de pressão wastegate que equipa turbos da Honeywell, para veículos de passeio flex, a ser apresentada no Salão de Paris. Aplicado aos turbos da marca que equipam o novo motor 3 cilindros da PSA na Europa, a nova válvula, controla o fluxo de gases dentro da carcaça da turbina, melhora a vedação, aumenta a durabilidade do motor e diminui ruído. Mais compacto, o equipamento compacto é composto por apenas um componente – o anterior era formado por três e será mostrado em peça-protótipo no tamanho original.
NOVO MOTOR A DIESEL MODIFICADO PARA GÁS NATURAL – Pela primeira vez no Brasil, motor a diesel da Applus Idiada modificado para operar exclusivamente com gás natural, que reduz em 20% as emissões de CO² sem a necessidade de filtro de particulados, como nos motores Euro 5 e Euro 6. O motor tem alta performance, exclusiva em sua categoria, de 450Hp –os motores a gás mais potentes estão limitados a 400Hp (mercado norte-americano) e 340Hp (mercado europeu). É destinado a caminhões para médias e longas distâncias.
NOVOS FREIOS MELHORAM FRENAGEM PARA MOTOS – demonstração dinâmica de eficiência dos novos freios CBS (Combined Braking System), da Honda, que reduzem a distância de frenagem de motocicletas.
|