Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato
Atenção:

O endereço do evento (Rua Jornalista Djalma Andrade, 1250, Belvedere, Belo Horizonte - MG) está correto.

 Release
15/10/2014
Amanhã, em Belo Horizonte (MG), Simpósio SAE BRASIL debate novos materiais para mobilidade sustentável

Encontro reunirá engenheiros da indústria e da universidade na antiga sede da Casa Fiat de Cultura (Rua Jornalista Djalma Andrade, 1250, Belvedere)

Debater necessidades e oportunidades para catalisar soluções que permitam à engenharia atuar como protagonista na construção de uma mobilidade sustentável é a proposta do 5º Simpósio SAE BRASIL de Materiais, que reunirá engenheiros com foco em desenvolvimento dia 16 de outubro, na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte (MG).

Sob o tema Novos Materiais para uma Mobilidade Sustentável, o encontro organizado pela Seção Minas Gerais da SAE BRASIL discutirá a contínua melhoria observada nos efeitos que caminhões e automóveis provocam ao meio ambiente, o que tem sido feito para minimizá-los, os recursos materiais para a indústria no futuro e os desafios para o desenvolvimento de uma mobilidade sustentável.

Para Alessandro Bagni, chairperson do simpósio, o encontro é importante para o desenvolvimento de produtos compatíveis com as necessidades ambientais atuais e futuras. “Prover uma mobilidade sustentável para uma população que caminha para 8 bilhões de pessoas em 2025 vai requerer uma enorme capacidade de inovação em materiais e na indústria”, avalia.

Programação – Com abertura de Ugo Delfino, diretor regional da Seção Minas Gerais da SAE BRASIL, a programação terá apresentações de engenheiros da indústria e da academia.

Rogério Collucci, gerente de Marketing para a América do Sul da DuPont do Brasil, ministrará a palestra “Polímeros Renováveis em Aplicações Automotivas”.

Milene A. Luciano, pesquisadora da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), abordará o tema “Tanques Automotivos em Aço com Recobrimento Organometálico: uma Realidade Sustentável para a Indústria”, sobre tanques de combustível com acabamento organometálico que torna o tanque de combustível 100% reciclável. “Observa-se uma tendência de que o mercado retome o tanque metálico em substituição ao de plástico, visando a reciclagem dos mesmos e a redução do acúmulo de resíduos”, afirma Bagni.

Na sequência, Gustavo Teixeira, analista de Engenharia do Produto da FPT, ministrará a palestra “Substituição de Materiais Nocivos ao Ser Humano e ao Meio Ambiente em Motores e o Sistema de Pós-Tratamento de Gases Hi-eSCR Patenteado pela FPT Industrial”.

Paulo Roberto de Carvalho Coelho Filho, gerente de Engenharia de Materiais da Fiat Chrysler América Latina, falará sobre o tema “Sustentabilidade: Desafios da Indústria Automotiva Brasileira”. Além destes, Mario Lott, gerente geral do Centro de Engenharia e Tecnologia da Embraer, fará apresentação sobre sustentabilidade.

“Os simpósios da SAE BRASIL representam oportunidades para atualização e discussão de temas técnicos conectados com as demandas de uma sociedade ávida por mais segurança, conforto e qualidade de vida”, aponta Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

Frank Sowade, vice-presidente da SAE BRASIL, acrescenta que nestes encontros promovidos pela associação os engenheiros encontram informação privilegiada e atualizada, fornecida por fontes de alto nível técnico e larga experiência. “Esses encontros são oportunidades únicas para o tão necessário networking profissional”, diz Sowade.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

09h – Abertura com Ugo Delfino, diretor regional da Seção Minas Gerais da SAE BRASIL.
09h10 – Palestra “Polímeros Renováveis em Aplicações Automotivas”, com Rogério Collucci, gerente de Marketing para a América do Sul da DuPont do Brasil.
9h50 – Palestra “Tanques Automotivos em Aço com Recobrimento Organometálico: uma Realidade Sustentável para a Indústria”, com Milene A. Luciano, pesquisadora da UFMG.
10h30 – Palestra “Substituição de Materiais Nocivos ao Ser Humano e ao Meio Ambiente em Motores e o Sistema de Pós-Tratamento de Gases Hi-eSCR Patenteado pela FPT Industrial”, com Gustavo Teixeira, analista de Engenharia do Produto da FPT.
11h40 – Palestra “Sustentabilidade: Desafios da Indústria Automotiva Brasileira”, com Paulo Roberto de Carvalho Coelho Filho, gerente de Engenharia de Materiais da Fiat Chrysler América Latina.
12h20 – Palestra “Sustentabilidade”, com Mario Lott, gerente geral do Centro de Engenharia e Tecnologia da Embraer.
13h – Enceramento com Alessandro Bagni, chairperson do 5º Simpósio SAE BRASIL de Materiais.


5º Simpósio SAE BRASIL de Materiais
Dia 16 de outubro de 2014.
Antiga sede da Casa Fiat de Cultura – Rua Jornalista Djalma Andrade, 1250, Belvedere, Belo Horizonte (MG).



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308