Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
26/09/2014
ARTIGO – O futuro com a motorização Diesel

Por Mário Massagardi

Quem observar atentamente os caminhões, ônibus, pick-ups e vans em trânsito nas cidades brasileiras vai observar algo de diferente do estereótipo anterior: os veículos comerciais fabricados nos últimos anos não fazem qualquer tipo de fumaça preta, o que caracterizava os veículos mais antigos e mal cuidados. É essa a nova realidade! Podemos esquecer o passado e aproveitar agora dos benefícios deste motor. Na Europa e nos Estados Unidos, os motores de nova tecnologia são agora chamados de Clean-Diesel, justamente para identificar o novo do antigo.

No Brasil, os motores do ciclo Diesel usados em caminhões e ônibus produzidos a partir do ano 2012, assim como as pick-ups e vans, atendem à norma brasileira de emissões de gases de escape para veículos pesados, que é bastante atual e exigente. Como resultado, as emissões de substâncias poluentes foram drasticamente reduzidas. Para que se possa sentir o que isso significa, basta saber que um único caminhão antigo emite a mesma quantidade de poluentes do que 25 caminhões novos! E isto vale também para os ônibus, as pick-ups e as vans.

Para que este resultado fosse alcançado, houve duas contribuições importantes. De um lado, os fabricantes de veículos e peças trouxeram para o Brasil produtos tecnologicamente avançados, já com injeção eletrônica, e, por outro lado, entrou no mercado o diesel S10, um combustível de baixo teor de contaminantes. Esta combinação garante alto desempenho, economia de combustível e conformidade ambiental.

Portanto, se você vir na rua um veículo soltando fumaça preta, pode ter ser certeza: ele é velho e mal cuidado. Para o meio ambiente e para a sociedade, seria melhor se o dono trocasse este veículo por um mais novo, já com injeção eletrônica e com outros componentes da tecnologia Clean-Diesel.

Os carros com motor do ciclo Diesel

Para o uso em carros, a tecnologia Clean-Diesel teve resultados ainda mais impressionantes. Além de atender a todas as mais exigentes normas de emissões de poluentes, como as vigentes na Europa e Estados Unidos, os carros se tornaram símbolo de economia de combustível.

O segredo está no alto desempenho dos novos motores Diesel: carros que antes eram equipados com motores grandes agora têm motores menores, com o mesmo desempenho dos seus antecessores. Um carro médio, que antes tinha um motor de 2 litros, agora pode ser equipado com um motor de 1.6 litros, com a mesma potência semelhante e torque muito maior do que tinha antes.

Mas a vantagem está no consumo! Compare com o consumo do seu carro brasileiro atual: os modelos 2014 de série na Europa, com este novo tipo de motor Diesel, fazem de 25 a 30 quilômetros com um litro de combustível.

Como consequência, com um tanque de 40 litros de combustível eles rodam mais de mil quilômetros! Dá para ir de Curitiba a São Paulo, ida e volta, sem encher o tanque e, ainda, sobra um pouco para rodar durante a semana. Por esse motivo, os carros com motor Diesel são lideres de mercado na maioria dos países da Europa e também na Índia, onde são parte integrante da política de Estado para uso racional dos combustíveis e redução das emissões de gases de efeito estufa.

Nos Estados Unidos, os carros com motor Diesel são uma novidade que tem agradado ao consumidor: os carros mais econômicos à venda naquele mercado são a Diesel, eles são mais baratos e econômicos que os carros híbridos e, por isso, a sua procura cresce acima da média de mercado.

No Brasil

O brasileiro desconhece o carro a Diesel. Ele nunca foi comercializado em grande escala no Brasil, e seu uso é proibido deste a década de 1970, quando o País sofria com a primeira crise do petróleo. Naquela época, o diesel era considerado um combustível de importância social, era quase todo importado, e por isso deveria ser somente utilizado em transporte de cargas e pessoas, ou seja, em caminhões e ônibus.

A perspectiva atual, porém, é bem diferente da de 40 anos atrás. Os planos oficiais de expansão energética, recentemente publicados, mostram que o Brasil se tornará nos próximos anos exportador líquido de petróleo e de diesel refinado de alta qualidade, ao mesmo tempo em que a necessidade de importar gasolina irá mais que dobrar.

Como isso é possível? As novas refinarias brasileiras foram projetadas antes da explosão da venda de carros no País e, por isso, foram feitas para produzir combustível diesel, eliminando totalmente sua importação e com fácil colocação do excedente no mercado internacional. A frota de automóveis flex, com incentivos, cresce mais que o previsto, deveria também consumir mais álcool e não é o que vem acontecendo.

Diante deste contexto, faz todo o sentido a revogação da proibição de uso dos carros a Diesel, por uma simples razão: não podemos abrir mão da motorização mais moderna e eficiente, disponível e prestigiada em todo o mundo, a tecnologia Clean-Diesel. Assim, será restituído ao cidadão brasileiro o seu direito de livre escolha.


Mário Massagardi é coordenador do Comitê de Tecnologia Diesel da SAE BRASIL




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308