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 Release
25/09/2014
Estudantes mineiros e cariocas levam 11 carros para a Competição SAE BRASIL-Petrobras de Fórmula SAE

Encontro reunirá mais de 700 universitários do Brasil e do Exterior entre 17 e 19 de outubro, em Piracicaba/SP

Nove equipes de universitários de Minas Gerais e do Rio de Janeiro já estão com os carros prontos para a 11ª Competição SAE BRASIL-Petrobras de Fórmula SAE, que será realizada entre 17 e 19 de outubro, no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), em Piracicaba, São Paulo. Ao todo, participam da competição 37 equipes (mais de 700 estudantes), que projetaram e construíram carros a combustão e elétricos, em suas instituições de ensino, exclusivamente para a competição.

Na categoria combustão são 29 equipes inscritas - 12 de São Paulo, 5 de Minas Gerais, 4 do Rio de Janeiro, 2 do Rio Grande do Sul e 2 de Santa Catarina. Paraíba, Bahia, Distrito Federal e a Itália - estreia na competição - têm 1 equipe cada. São 8 os carros elétricos (5 de São Paulo, 1 de Minas Gerais, 1 do Rio de Janeiro e 1 de Santa Catarina.

Rio de Janeiro – Representante da Universidade Federal Fluminense (UFF), a equipe UFFórmula, categoria combustão, construiu um carro com diferentes aços e alumínio, além de fibra de vidro e de carbono para reduzir peso. Vigésima oitava colocada ano passado, entre 31 equipes inscritas, a UFFórmula considera o veículo mais confiável, em razão dos testes feitos. “Melhoramos também a dirigibilidade, alterando apenas a suspensão e a direção, e fizemos novo estudo de ergonomia, que resultou num protótipo mais compacto e leve. Com o novo motor Tokens TXR 450 e a fabricação de uma série de componentes em fibra de carbono e alumínio, obtivemos melhor relação peso/ potência perfeita para competir”, diz Pedro Pureza de Almeida, capitão da equipe.

Do Rio, participam ainda, na categoria combustão, as equipes Alpha, do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ); Ícarus, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e as equipes Buffalo (combustão) e Faraday Racing (elétrica), ambas também da UFF.

Minas Gerais – Estreante, a equipe Iron Racers, da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), campus Itabira, projetou um Fórmula SAE a combustão, com estrutura em aço 1020 tubular, carenagem em fibra de vidro, motor de 600cc, com injeção eletrônica, atenuador de impacto em poliuretano e banco em madeira, espuma e couro. “A expectativa é passar em todas as provas”, afirma Gabriel de Castro Duarte do Páteo, capitão.

De Minas Gerais, participam ainda, na categoria combustão, as equipes Cheetah Racing, da UNIFEI campus Itajubá; Fórmula FSAE-UFSJ, da Universidade Federal de São João del Rei; Fórmula CEFAST, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG); e Fórmula UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais. O Estado será representado na categoria elétrica pela equipe Cheetah E-Racing, da UNIFEI.

EUA – Ao final da competição, duas equipes da categoria combustão e uma da elétrica, que obtiverem as melhores pontuações na soma geral das provas, poderão representar o Brasil nas competições da SAE INTERNATIONAL, em 2015, nos Estados Unidos: 13 a 16 de maio, na Formula SAE Michigan (primeira colocada na categoria combustão), e 17 a 20 de junho, na Formula SAE Lincoln, em Nebraska (segunda colocada na categoria combustão e primeira colocada na categoria elétrica).

Categorias – Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e cilindrada máxima de 610 cm³. Já os elétricos são tracionados com motores elétricos, alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de, pelo menos, 22 km com potência para atingir velocidade superior a 100 km/h. O recarregamento das baterias, realizado em carga lenta, será feito em área com alto nível de segurança, em tomada especial de 220 volts trifásico. O Brasil integrou o grupo Top Ten duas vezes, na disputada competição da categoria, nos Estados Unidos.

A Categoria Carro Elétrico faz parte das competições dos EUA, Alemanha, Itália, Inglaterra, Austrália e, também, do Brasil. O objetivo principal da Categoria Carro Elétrico é aumentar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos para as novas gerações de engenheiros, responsáveis pelas novas tendências da engenharia. Na categoria, o Brasil é bicampeão nos Estados Unidos.

A construção dos veículos deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br –, que exige das equipes (com até 20 integrantes) que se especializem nos variados sistemas que compõem um carro tipo Fórmula, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.

História – Os carros Fórmula SAE surgiram em 1978, nos EUA. Além do Brasil e dos Estados Unidos, as competições de carros Fórmula SAE Combustão são realizadas na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com regras definidas pela SAE INTERNATIONAL e sob a orientação de um professor.

“As competições estudantis da SAE BRASIL são provas de engenharia criadas para desafiar os jovens a colocar em prática o conhecimento técnico adquirido em salas de aula. No programa, os estudantes tomam contato com a gestão do projeto em todos os aspectos. É verdadeiramente uma experiência extracurricular que faz diferença na formação do engenheiro”, analisa Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

Para Frank Sowade, vice-presidente da SAE BRASIL, as competições estudantis da SAE BRASIL são laboratórios de inovação onde a criatividade é estimulada para superação de obstáculos por meio de soluções que os estudantes encontram e desenvolvem. “Elas representam um aprendizado extracurricular sem igual” avalia.


11ª Competição SAE BRASIL-Petrobras de Fórmula SAE
Data: de 17 a 19 de outubro de 2014
Local: Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) - rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba
Dia 17 (sexta-feira) – Design, custo, inspeção técnica, freios, tilttable e ruído (noise) – das 9h às 16h;
Dia 18 (sábado) – Apresentações orais e provas de aceleração, manobrabilidade e auto cross – 9h às 16h
Dia 19 (domingo) – Enduro de resistência – das 9h às 12h

11ª COMPETIÇÃO SAE BRASIL-PETROBRAS DE FÓRMULA SAE
17 a 19 de outubro – ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) – Piracicaba-SP

Total de equipes inscritas: 37 – sendo 29 (categoria Combustão) e 8 (categoria Elétrico)
Total de instituições de ensino representadas: 28
7 Estados + DF + Itália
(Em 2013, foram 37 equipes – 31 na categoria Combustão e 6 na categoria Elétrico)


EQUIPES FÓRMULA COMBUSTÃO

REGIÃO SUL

Rio Grande do Sul (2 equipes / 2 instituições)
Faculdade de Tecnologia Tec Brasil (FTEC) – Equipe Fórmula Tec
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Equipe Fórmula UFSM

Santa Catarina (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Equipe Fórmula UFSC
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) – Equipe Fórmula UNO

REGIÃO SUDESTE
Minas Gerais (5 equipes / 5 instituições)
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – Campus Itajubá – Equipe Cheetah Racing
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – Campus Itabira – Equipe Iron Racers
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) – Equipe Fórmula CEFAST
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Equipe Fórmula UFMG
Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) – Equipe FSAE UFSJ

Rio de Janeiro (4 equipes / 3 instituições)
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) – Equipe Alpha de Fórmula SAE
Universidade Federal Fluminense (UFF) – Equipes Buffalo e Ufformula
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Equipe Ícarus UFRJ de Fórmula SAE

São Paulo (12 equipes / 12 instituições)
Grande São Paulo:
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) – Equipe Poli Racing
Centro Universitário da FEI (FEI) – Equipe Fórmula FEI
Universidade Paulista (Unip) – Equipe Fórmula Unip
Instituto Mauá de Tecnologia (Mauá) – Equipe Mauá Racing

Interior:
Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) – Equipe V8 Racing
Escola de Engenharia de Lorena (EEL/ USP) – Equipe EEL–Racing
Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/ USP) – Equipe EESC USP Fórmula SAE
Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Bauru – Equipe FEB Racing
Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Ilha Solteira – Equipe Fênix Racing
Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Guaratinguetá – Equipe Unesp Racing
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Equipe Fórmula Route UFSCar
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Equipe FSAE-Unicamp

REGIÃO CENTRO-OESTE
Distrito Federal (1 equipe / 1 instituição)
Universidade de Brasília (UnB) – Equipe Apuama Racing

REGIÃO NORDESTE
Bahia (1 equipe / 1 instituição)
Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec – Equipe Fast Track

Paraíba (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Equipe Fórmula UFPB

EXTERIOR
Itália (1 equipe / 1 instituição)
Alma Mater Studiorum – Università di Bologna – Equipe UniBo Motorsport


EQUIPES FÓRMULA ELÉTRICO

REGIÃO SUL

Santa Catarina (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Equipe Fórmula UFSC Elétrico

REGIÃO SUDESTE
Minas Gerais (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – Campus Itajubá – Equipe Cheetah E-Racing

Rio de Janeiro (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal Fluminense (UFF) – Equipe Faraday Racing

São Paulo (5 equipes / 5 instituições)
Grande São Paulo:
Centro Universitário da FEI (FEI) – Equipe Fórmula FEI Elétrico
Universidade Paulista (Unip) – Equipe Fórmula UNIP Elétrico

Interior:
Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) – Equipe B'Energy Racing
Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/ USP) – Equipe EESC-USP Tupã
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Equipe Unicamp E-racing



Mais informações à imprensa:
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Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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