Nove equipes de universitários de Minas Gerais e do Rio de Janeiro já estão com os carros prontos para a 11ª Competição SAE BRASIL-Petrobras de Fórmula SAE, que será realizada entre 17 e 19 de outubro, no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), em Piracicaba, São Paulo. Ao todo, participam da competição 37 equipes (mais de 700 estudantes), que projetaram e construíram carros a combustão e elétricos, em suas instituições de ensino, exclusivamente para a competição.
Na categoria combustão são 29 equipes inscritas - 12 de São Paulo, 5 de Minas Gerais, 4 do Rio de Janeiro, 2 do Rio Grande do Sul e 2 de Santa Catarina. Paraíba, Bahia, Distrito Federal e a Itália - estreia na competição - têm 1 equipe cada. São 8 os carros elétricos (5 de São Paulo, 1 de Minas Gerais, 1 do Rio de Janeiro e 1 de Santa Catarina.
Rio de Janeiro – Representante da Universidade Federal Fluminense (UFF), a equipe UFFórmula, categoria combustão, construiu um carro com diferentes aços e alumínio, além de fibra de vidro e de carbono para reduzir peso. Vigésima oitava colocada ano passado, entre 31 equipes inscritas, a UFFórmula considera o veículo mais confiável, em razão dos testes feitos. “Melhoramos também a dirigibilidade, alterando apenas a suspensão e a direção, e fizemos novo estudo de ergonomia, que resultou num protótipo mais compacto e leve. Com o novo motor Tokens TXR 450 e a fabricação de uma série de componentes em fibra de carbono e alumínio, obtivemos melhor relação peso/ potência perfeita para competir”, diz Pedro Pureza de Almeida, capitão da equipe.
Do Rio, participam ainda, na categoria combustão, as equipes Alpha, do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ); Ícarus, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e as equipes Buffalo (combustão) e Faraday Racing (elétrica), ambas também da UFF.
Minas Gerais – Estreante, a equipe Iron Racers, da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), campus Itabira, projetou um Fórmula SAE a combustão, com estrutura em aço 1020 tubular, carenagem em fibra de vidro, motor de 600cc, com injeção eletrônica, atenuador de impacto em poliuretano e banco em madeira, espuma e couro. “A expectativa é passar em todas as provas”, afirma Gabriel de Castro Duarte do Páteo, capitão.
De Minas Gerais, participam ainda, na categoria combustão, as equipes Cheetah Racing, da UNIFEI campus Itajubá; Fórmula FSAE-UFSJ, da Universidade Federal de São João del Rei; Fórmula CEFAST, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG); e Fórmula UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais. O Estado será representado na categoria elétrica pela equipe Cheetah E-Racing, da UNIFEI.
EUA – Ao final da competição, duas equipes da categoria combustão e uma da elétrica, que obtiverem as melhores pontuações na soma geral das provas, poderão representar o Brasil nas competições da SAE INTERNATIONAL, em 2015, nos Estados Unidos: 13 a 16 de maio, na Formula SAE Michigan (primeira colocada na categoria combustão), e 17 a 20 de junho, na Formula SAE Lincoln, em Nebraska (segunda colocada na categoria combustão e primeira colocada na categoria elétrica).
Categorias – Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e cilindrada máxima de 610 cm³. Já os elétricos são tracionados com motores elétricos, alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de, pelo menos, 22 km com potência para atingir velocidade superior a 100 km/h. O recarregamento das baterias, realizado em carga lenta, será feito em área com alto nível de segurança, em tomada especial de 220 volts trifásico. O Brasil integrou o grupo Top Ten duas vezes, na disputada competição da categoria, nos Estados Unidos.
A Categoria Carro Elétrico faz parte das competições dos EUA, Alemanha, Itália, Inglaterra, Austrália e, também, do Brasil. O objetivo principal da Categoria Carro Elétrico é aumentar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos para as novas gerações de engenheiros, responsáveis pelas novas tendências da engenharia. Na categoria, o Brasil é bicampeão nos Estados Unidos.
A construção dos veículos deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br –, que exige das equipes (com até 20 integrantes) que se especializem nos variados sistemas que compõem um carro tipo Fórmula, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.
História – Os carros Fórmula SAE surgiram em 1978, nos EUA. Além do Brasil e dos Estados Unidos, as competições de carros Fórmula SAE Combustão são realizadas na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com regras definidas pela SAE INTERNATIONAL e sob a orientação de um professor.
“As competições estudantis da SAE BRASIL são provas de engenharia criadas para desafiar os jovens a colocar em prática o conhecimento técnico adquirido em salas de aula. No programa, os estudantes tomam contato com a gestão do projeto em todos os aspectos. É verdadeiramente uma experiência extracurricular que faz diferença na formação do engenheiro”, analisa Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.
Para Frank Sowade, vice-presidente da SAE BRASIL, as competições estudantis da SAE BRASIL são laboratórios de inovação onde a criatividade é estimulada para superação de obstáculos por meio de soluções que os estudantes encontram e desenvolvem. “Elas representam um aprendizado extracurricular sem igual” avalia.
11ª Competição SAE BRASIL-Petrobras de Fórmula SAE
Data: de 17 a 19 de outubro de 2014
Local: Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) - rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba
Dia 17 (sexta-feira) – Design, custo, inspeção técnica, freios, tilttable e ruído (noise) – das 9h às 16h;
Dia 18 (sábado) – Apresentações orais e provas de aceleração, manobrabilidade e auto cross – 9h às 16h
Dia 19 (domingo) – Enduro de resistência – das 9h às 12h |