Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
22/09/2014
Integração entre áreas é caminho para avançar no desenvolvimento de produtos, afirmam engenheiros

Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações na Indústria da Mobilidade mostrou como vencer pressões por redução de tempo e custos com melhoria de performance

A sinergia entre as diferentes áreas desde o começo do desenvolvimento de produto é o desafio da indústria para atender prazos cada vez menores e pressões crescentes por redução de custos e aumento de requisitos de desempenho. Essa foi a conclusão dos engenheiros que participaram do 12º Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações na Indústria da Mobilidade, realizado no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo (SP), na quarta-feira (17). Sob a direção do engenheiro Guilherme Duarte, da General Motors, o encontro organizado pela Seção São Paulo da SAE BRASIL reuniu 14 palestras técnicas, com informações atualizadas sobre o cenário de testes e simulações, o que propiciou debates entre especialistas e público.

Durabilidade e Eficiência Energética – No primeiro dos quatro painéis, “Durabilidade e Eficiência Energética”, Luciana Stuewe, gerente de Produto da Magma Engenharia, discorreu sobre a influência das tensões residuais do processo de fundição sobre a performance e a durabilidade de componentes de sistemas de suspensão, e destacou que a simulação é capaz de gerar dados confiáveis em relação às propriedades mecânicas e às tensões residuais do produto. “Essas informações possibilitam a otimização do design do produto, com reforço de áreas de menor resistência e redução naquelas de maior resistência”, apontou a engenheira.

Em seguida, Leandro Barcellos de Souza, engenheiro de Desenvolvimento do Produto da Bosch, falou sobre o desenvolvimento de designs robustos usando o exemplo de desenvolvimento de uma nova geração de bomba de combustível. “Os requisitos de pressão e durabilidade aumentaram dos anos 2000 para cá, e o nosso objetivo é aumentar a robustez com foco em confiabilidade para que o produto não apresente falhas”, afirmou Souza.

Valmir Fleischmann, diretor de Engenharia da VirtualCAE, apresentou o tema “Otimização Topológica Aplicada na Indústria Automotiva” e destacou a relação entre a redução de peso e consumo de combustível por meio de estudo de caso com dois caminhões baú sobre chassi de dois eixos. “O veículo mais leve teve redução de 6,5% no consumo de combustível”, avaliou Fleischmann.

Otimização – Karen Silva, engenheira de Aplicação da Altair, abriu o painel “Otimização” com a palestra “Como Integrar a Otimização Estrutural ao Desenvolvimento de Produto na Era da Alta Competitividade”. Karen defendeu o uso da otimização estrutural, que integra critérios como performance, segurança, redução de consumo, emissões e materiais, para a melhoria da eficiência do produto. “Uma vez implementada a otimização, passa-se a entender melhor o produto, soluções inovadoras surgem”, argumentou.

Na sequência, Leandro Macedo, supervisor de Cálculos Veiculares da Volkswagen, apresentou o tema “Aplicações de Métodos de Otimização Numérica no Desenvolvimento Estrutural de Veículos”, em que defendeu a aplicação desses métodos para a exploração do espaço de soluções possíveis em busca da solução ótima. “O processo é bem desenvolvido, conhecido e validado”, justificou. Para Macedo, a simulação virtual é praticamente mandatória. “Ao longo do tempo nos beneficiamos com a evolução dos softwares, que trazem resultados cada vez mais confiáveis”, finalizou.

Alexandre Motta e Nicholas Spagnol, engenheiros da Iochpe-Maxion, fecharam o painel com o tema “Processos de Otimização Aplicados no Desenvolvimento de Rodas de Aço”, em que ressaltaram a importância da ferramenta para análise de tensões e deformações na predição da vida em fadiga das rodas.

Aeronáutico – Na abertura do painel “Aeronáutico”, Arthur Camanho, engenheiro da ESI, ministrou a palestra “Engenharia Virtual para a Indústria Aeroespacial”. Camanho falou de ferramentas virtuais no desenvolvimento da indústria aeronáutica, nas fases de concepção, projeto e manutenção, e apresentou cases da empresa Boeing.

Em seguida, Keith Klentz, diretor de Vendas em Visualização e Simulação de Ambientes Virtuais da Christie Digital, falou de conceitos de displays de alta performance utilizados em ambientes de visualização e simulação avançadas, incluindo 3D e instalações imersivas.

Regis Ataides, executivo de Contas Sênior da CD-Adapco, mostrou estudos de simulações para lançamentos de carga em voo com o software CFD (Dinâmica dos Fluidos Computacional). “Por meio desse software, conseguimos simular qualquer escoamento de fluído como também movimento de corpo rígido com muita facilidade e agilidade, o que permite foco no desenvolvimento do produto e não na ferramenta”, afirmou.

Guilherme Hernandes, engenheiro de Desenvolvimento do Produto da Embraer, falou sobre o Iron Bird Virtual, programa de desenvolvimento de aeronaves de grande porte que simula sistemas e componentes para prevenir defeitos e identificar falhas com antecedência.

Testes físicos – No último painel, “Desafios da Viabilização de Testes Físicos”, Elbi Kremer, gerente de Performance do Veículo da General Motors do Brasil, falou sobre como otimizar testes físicos e virtuais e frisou que a integração entre testes físicos e simulação está cada vez maior no suporte ao desenvolvimento automotivo. “Escolher entre as alternativas que oferecem os melhores balanços é uma das grandes vantagens da simulação, que acelera o desenvolvimento e reduz as alternativas para testes”, afirmou.

José Celso Mazarin, diretor de Operações da Smarttech, apresentou o novo Centro Tecnológico da empresa em Holambra (SP) e falou dos desafios para a viabilização de testes físicos no Brasil, como a capacitação profissional para realização de testes, o custo e o tempo elevados para compra de equipamentos e a falta de investimento em tecnologia. “Olhando para esses desafios, a Smarttech espera dar reposta para o mercado com o inédito Centro Tecnológico de Holambra”, afirmou Mazarin.

André Oliveira, diretor de Engenharia da LMS, discorreu sobre o tema “Teste & Simulação em Tempo Real para o Gerenciamento de Energia do Veículo”, e abordou ferramentas que permitem encontrar as principais fontes de perda de energia para a tomada de decisões para a redução de consumo de combustível.

João Felipe Araújo, coordenador do Campo de Provas da Randon S/A Implementos e Participações, fechou o ciclo de apresentações com foco na durabilidade acelerada dos veículos. Durante a apresentação, Araújo questionou a definição de procedimentos de testes no Brasil, onde apenas 14% das estradas são pavimentadas. “É um desafio para o campo de testes de durabilidade”, disse.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308